Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PCI para modo AP

    Pessoal,

    Quais são as placas PCI wireless que funcionam em modo AP (802.11b apenas) no Mikrotik?

    Ele têm driver para a D-Link DWL-AG520?

  2. #2

    Padrão Re: PCI para modo AP

    a dwl520 funciona sim! mais a dwl520+ não!

    todas as placas com chipset atheros funcionam!

    jah eh testado e comprovado que a Ag530 A1 A3 e A5 funcionam! pra AP tem as com chipset Prism. Ex: SWL 3300.

    Pra saber mais leia o manual do mt la tem http://www.mikrotik.com/docs/ros
    nao lembro tudo de kbeça mais esses ae sao uns exemplos.

    espero ter ajudado!


    obrigado

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: PCI para modo AP

    Nataniel,

    DWL-G520 (atheros AR5213) dizem que funciona show (nao testei ainda), mas tem um encrenca: a homologacao saiu com referencia a antena de 1,8 dbi que vem incorporada.

    DWL-G510 (atheros AR5212), testei aqui... funciona como AP, mas é uma droga!

    DWL-AG530 ver A1 e A3 (atheros AR5213) funciona show. Estou com 2 aqui rodando blz.

    SENAO 2511 - (prism 2.5) funciona... mas com problemas em relação a cripto WEP. Achei instavel aqui no meu ambiente (altamente poluido).

    Orinoco Classic - só como cliente mesmo e ainda encrenca na WEP.

    Existem outras que o LEE, postou num topico anterior, mas todas com problemas na homologação (antena, não homologada).

  4. #4

    Padrão Re: PCI para modo AP

    Povo,

    E a placa D-Link DWL-AG520? Ela usa chipset Atheros também e segundo o manual do Mikrotik ela funciona nele... Vou tentar com ela para ver no que dá. Ainda sou mais confiante no StarOS... hehehehe... Mas to me arriscando...

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: PCI para modo AP

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Povo,

    E a placa D-Link DWL-AG520? Ela usa chipset Atheros também e segundo o manual do Mikrotik ela funciona nele... Vou tentar com ela para ver no que dá. Ainda sou mais confiante no StarOS... hehehehe... Mas to me arriscando...
    Nataniel, acho que AG-520 nao existe... existe a DWL-G520, mas conforme comentei acima. Existe também a DWL-G520+, só que é chipset Texas Instrument (acx111 se não me engano), que não funciona como AP.

  6. #6

    Padrão Re: PCI para modo AP

    Citação Postado originalmente por sergio
    Citação Postado originalmente por nataniel
    Povo,

    E a placa D-Link DWL-AG520? Ela usa chipset Atheros também e segundo o manual do Mikrotik ela funciona nele... Vou tentar com ela para ver no que dá. Ainda sou mais confiante no StarOS... hehehehe... Mas to me arriscando...
    Nataniel, acho que AG-520 nao existe... existe a DWL-G520, mas conforme comentei acima. Existe também a DWL-G520+, só que é chipset Texas Instrument (acx111 se não me engano), que não funciona como AP.
    tem placa DWL-AB520 com chipset atheros (geralmente consegue trabalhar com PC antigos onde DWL-AG530 nao roda.. acho q é pela versao de PCI)

    sobre a placa orinoco a/b/g esta homologado sim
    http://forum.star-os.com.br/viewtopic.php?t=172

    Abraços
    Lee

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: PCI para modo AP

    Citação Postado originalmente por LEE337
    Citação Postado originalmente por sergio
    Citação Postado originalmente por nataniel
    Povo,

    E a placa D-Link DWL-AG520? Ela usa chipset Atheros também e segundo o manual do Mikrotik ela funciona nele... Vou tentar com ela para ver no que dá. Ainda sou mais confiante no StarOS... hehehehe... Mas to me arriscando...
    Nataniel, acho que AG-520 nao existe... existe a DWL-G520, mas conforme comentei acima. Existe também a DWL-G520+, só que é chipset Texas Instrument (acx111 se não me engano), que não funciona como AP.
    tem placa DWL-AB520 com chipset atheros (geralmente consegue trabalhar com PC antigos onde DWL-AG530 nao roda.. acho q é pela versao de PCI)

    sobre a placa orinoco a/b/g esta homologado sim
    http://forum.star-os.com.br/viewtopic.php?t=172

    Abraços
    Lee
    LEE, quando menciono homologaçao... não é no Sistema Operacional e sim na Anatel... Aqui no Brasil é froid... tem que verificar tudo, senão recebe uma visita da fiscalização e lacram todo seu equipamento (é antena acima dos DBi homologados para o radio, é o rádio, é EIRP acima do estabelecido, amplificador que não pode em 2.4 Ghz, e por ae vai...)

  8. #8

    Padrão Re: PCI para modo AP

    Citação Postado originalmente por sergio
    Citação Postado originalmente por LEE337
    Citação Postado originalmente por sergio
    Citação Postado originalmente por nataniel
    Povo,

    E a placa D-Link DWL-AG520? Ela usa chipset Atheros também e segundo o manual do Mikrotik ela funciona nele... Vou tentar com ela para ver no que dá. Ainda sou mais confiante no StarOS... hehehehe... Mas to me arriscando...
    Nataniel, acho que AG-520 nao existe... existe a DWL-G520, mas conforme comentei acima. Existe também a DWL-G520+, só que é chipset Texas Instrument (acx111 se não me engano), que não funciona como AP.
    tem placa DWL-AB520 com chipset atheros (geralmente consegue trabalhar com PC antigos onde DWL-AG530 nao roda.. acho q é pela versao de PCI)

    sobre a placa orinoco a/b/g esta homologado sim
    http://forum.star-os.com.br/viewtopic.php?t=172

    Abraços
    Lee
    LEE, quando menciono homologaçao... não é no Sistema Operacional e sim na Anatel... Aqui no Brasil é froid... tem que verificar tudo, senão recebe uma visita da fiscalização e lacram todo seu equipamento (é antena acima dos DBi homologados para o radio, é o rádio, é EIRP acima do estabelecido, amplificador que não pode em 2.4 Ghz, e por ae vai...)
    Alguem sabe se a samsung swl 2300p roda no miK???

  9. #9

    Padrão Re: PCI para modo AP

    Citação Postado originalmente por sergio
    Nataniel,

    DWL-G520 (atheros AR5213) dizem que funciona show (nao testei ainda), mas tem um encrenca: a homologacao saiu com referencia a antena de 1,8 dbi que vem incorporada.

    DWL-AG530 ver A1 e A3 (atheros AR5213) funciona show. Estou com 2 aqui rodando blz.

    SENAO 2511 - (prism 2.5) funciona... mas com problemas em relação a cripto WEP. Achei instavel aqui no meu ambiente (altamente poluido).
    Sergio,
    eu uso senao aqui, se eu trocar por uma AG-530 ou G-520 na sua opinião vai melhorar algo, minha rede esta instavel com senao, sera que minha rede é considerada poluida? sera que vai melhorar ou vou perder potencia colocand uma placa DLINK?

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: PCI para modo AP

    Citação Postado originalmente por Delvalle
    Sergio,
    eu uso senao aqui, se eu trocar por uma AG-530 ou G-520 na sua opinião vai melhorar algo, minha rede esta instavel com senao, sera que minha rede é considerada poluida? sera que vai melhorar ou vou perder potencia colocand uma placa DLINK?
    Uai Delvalle, eu gosto das AG-530, mas num ambiente de espectro poluído -que parece ser o seu caso-, elas sofrem um bocado. As melhorias que essas placas de chipset atheros propiciam normalmente é uma melhor estabilidade do POP, com um número maior de clientes simultâneos (esse nro não quer dizer que poderá dobrar a quantidade de clientes... :wink: ). Em uma situação semelhante à sua troquei um SENAO por 2 orinoco silver com antenas de 12 dbi em cada cartão e consegui melhorar bastante a qualidade e estabilidade do POP. Só que tive que mudar para outro OS, pois o Mikrotik não suporta o orinoco em modo AP.

  11. #11

    Padrão Re: PCI para modo AP

    Meus clientes atualmente estao com muito ruido (noise),

    eu fazendo a troca da omni hyperlink 8 db por 1 setorial hyperlink 120º de 14db o meu ruido diminui?
    os uploads dos clientes vao melhorar um poko?
    o cartão acho q vou por um atheros AR2413A b/g 200mW (cfide)

    o q vcs acham? to fazendo besteira ou não !

  12. #12

    Padrão Re: PCI para modo AP

    Delvalle,

    Mudar omni por setorial é excelente mas diminua a potência do seu cartão... Quanto mais potência MAIOR o ruído que essa sua antena irá gerar e sendo assim acaba atrabalhando download/upload dos clientes. Coloca um ORiNOCO da vida que funciona perfeitamente bem.

  13. #13

    Padrão Re: PCI para modo AP

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Delvalle,

    Mudar omni por setorial é excelente mas diminua a potência do seu cartão... Quanto mais potência MAIOR o ruído que essa sua antena irá gerar e sendo assim acaba atrabalhando download/upload dos clientes. Coloca um ORiNOCO da vida que funciona perfeitamente bem.
    Concerteza aumentando a potencia dos cartoes aumenta RUIDO tmb, mas o mt com aqueles cartoes chipset prismII de 200mw tem como regular eles em 30mw, 100mw e 200mw entao ta ai 'e so testar.

    Citação Postado originalmente por douglassantos
    Citação Postado originalmente por sergio
    Citação Postado originalmente por LEE337
    Citação Postado originalmente por sergio
    Citação Postado originalmente por nataniel
    Povo,

    E a placa D-Link DWL-AG520? Ela usa chipset Atheros também e segundo o manual do Mikrotik ela funciona nele... Vou tentar com ela para ver no que dá. Ainda sou mais confiante no StarOS... hehehehe... Mas to me arriscando...
    Nataniel, acho que AG-520 nao existe... existe a DWL-G520, mas conforme comentei acima. Existe também a DWL-G520+, só que é chipset Texas Instrument (acx111 se não me engano), que não funciona como AP.
    tem placa DWL-AB520 com chipset atheros (geralmente consegue trabalhar com PC antigos onde DWL-AG530 nao roda.. acho q é pela versao de PCI)

    sobre a placa orinoco a/b/g esta homologado sim
    http://forum.star-os.com.br/viewtopic.php?t=172

    Abraços
    Lee
    LEE, quando menciono homologaçao... não é no Sistema Operacional e sim na Anatel... Aqui no Brasil é froid... tem que verificar tudo, senão recebe uma visita da fiscalização e lacram todo seu equipamento (é antena acima dos DBi homologados para o radio, é o rádio, é EIRP acima do estabelecido, amplificador que não pode em 2.4 Ghz, e por ae vai...)
    Alguem sabe se a samsung swl 2300p roda no miK???
    Nao fiz mas amigos meus que fez e mediseram q a placa n reconhece, mas se vc tirar o MINI-PCI q tem dentro dele e colocar por exemplo um MINI-PCI daqueles de 400mw que tem para vender hoje no mercado brasileiro ele reconhece normal... entao se vc's tem essas placas swl2300p paradas ai n joguem fora n pode ser q podem usar ela como ADPTADORAS MINI-PCI.

  14. #14

    Padrão Re: PCI para modo AP

    Citação Postado originalmente por tiagomatias
    Concerteza aumentando a potencia dos cartoes aumenta RUIDO tmb, mas o mt com aqueles cartoes chipset prismII de 200mw tem como regular eles em 30mw, 100mw e 200mw entao ta ai 'e so testar.
    Tiago,

    Sabe me dizer so é so o prismII ou se o Atheros tb tem essa possibilidade?

  15. #15

    Padrão Re: PCI para modo AP

    que eu saiba so apareceu com prismII....
    me diz ai amigos pq n recebo mais as respostas dos topicos q participo ?
    oq tenho q fazer... isso foi depois q mudou o site do forum... como arrumar... ???
    Grato

  16. #16

    Padrão Re: PCI para modo AP

    tiago,

    Acho que tem uma opção nas preferencias que tu tem que habilitar. Não lembro, mas de qualquer maneira não funciona direito o aviso de resposta. Tem topicos que eu criei que não recebo aviso e outros que nem sequer entrei e recebi. Nos ultimos dois meses tem melhorado um pouco, mas a antiga plataforma era bem melhor nesse quesito.

  17. #17

    Padrão Re: PCI para modo AP

    Ola pessoal eu coloquei aqui no meu servidor MT uma placa da D_link DWL-AG520, com chip set
    atheros, e esta funcionando como ap, entao gostaria de saber se ela aguenta mesmo o tranco do dia a dia com mais ou menos 70 clientes.?

  18. #18

    Padrão Re: PCI para modo AP

    Citação Postado originalmente por pauloinfotec
    Ola pessoal eu coloquei aqui no meu servidor MT uma placa da D_link DWL-AG520, com chip set
    atheros, e esta funcionando como ap, entao gostaria de saber se ela aguenta mesmo o tranco do dia a dia com mais ou menos 70 clientes.?
    Esta placa tem sinal bom, é um ama wireless, o mt faz dela rádio, posso libar ela na omni como fasso com os pcmcia senao de 200 Mwts com Prism?

  19. #19

    Padrão Re: PCI para modo AP

    Ola galera... gostaria de saber.. sobre placas pci para mk... eu atendo duas cidades com meu pop.... em umas das cidades tenho concorrencia e e muito.. mais muito poluido o spectro... ja na outra cidade e so eu.. entao la eh mais tranquilo..

    na cidade 1 > spectro poluido... concorrencia com varias repeditoras pela cidadade, o porco do meu concorrente usa SENAO.. OVISLINK.. EDIMAX .. tudo com aplificadores de 1 Watt e Antenas omini de 18,5dbi caseira fazendo WDS. ai da pra ter uma nossao como eh as coisas aki. na minha torre tenho 3 ap2000 e um terabean que fai meu p-t-p.

    na cidade 2 > tenho um ponto a ponto de 7 radios (tenho que fazer uma curva no sinal) usu tudo terabean... pingo a outra cidade a 5ms heheheeh ... e caro mais eh bom.. e na torre de outra cidade tenho um ap2000.

    estou querendo substituir meus ap2000 por mikrotk.. por diversos motivos.. como aguentar mais clientes... ter o linux ali com varios recursos.. ja poder filtar a banda do cara na torre.. hotspot pra autenticar os cars..etc..etc.

    gostaria que me indicassem qual placa pci seria melhor indicada pra cada cidade... a com ambiente poluido e a com spectro limpo..

    agradeco a atencao de todos .. e estou a dispocicao no que puder ajudar.. um abraco.Phillipe.

  20. #20

    Padrão Re: PCI para modo AP

    Phillipe,

    No caso do espectro poluído é uma situação de polícia e não de MK... Sinceramente isso tudo que tu passou deverá ser levado a ANATEL e/ou Polícia Civil/Federal.

    Eu testei o MK em modo AP com as D-Link DWL-AG530 e gostei do desempenho. Acabei optando pelo StarOS por outros motivos (usar cartão Orinoco Classic em modo AP).