Resultados da Enquete: Qual equipamento usar em um PTP de 6km?

Votantes
9. Você não pode votar nesta enquete
  • Canopy Backhaul

    0 0%
  • Proxim MP11a

    5 55,56%
  • Airaya

    0 0%
  • Teramax

    4 44,44%
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    jdprevedello
    Visitante

    Padrão Equipamentos 5.8

    tenho um enlace em 2.4 hoje de 6km. Preciso colocar 5.8 e priorizar voz pois terei alguns clientes usando voip. O que é melhor?

  2. #2
    etherlink
    Visitante

    Padrão Re: Equipamentos 5.8

    Na minha optinao vc pode colocar 5.8 usando equipamento da da teramax..um exemplo e este
    Teramax MarqueeBridge60 Atinge longas distâncias trabalhando em 5,8Ghz (aproximadamente 30Km) devido ao alto ganho e amplificador de potência integrado no equipamento podendo chegar até 40Mbps de troughput real.
    execelente para voip tenho um amigo que colocu um link de 1mb com 5.8 funciona maravilha o voip dele.

  3. #3

    Padrão Re: Equipamentos 5.8

    Use Airaya ,melhor custo beneficio
    TG

  4. #4
    Herlon
    Visitante

    Padrão Re: Equipamentos 5.8

    O enlace logicamente que é importante, mas para que o VOIP funcione bem, tera que levar em conta o volume de clientes no AP.
    Pois não adianta vc ter um canal de enlace enorme. se o AP esta trabalhando no limite.
    Minha experiencia com wireless em voz sobre IP, para o meu tipo de estrutura e velocidades praticadas, identicas a ADSL, não me permite, para que funcione adequadamente o VOIP, ter mais que 20 clientes on-line por AP.
    Para esta distância utilizo outro equipamento em enlace não citado que é muito bom em dois modelos da Orbitel.
    O OBT-5854 este P-t-P e o OBT 5821 este P-M-P, os preços são equivalentes aos TERAMAX.


  5. #5

    Padrão Re: Equipamentos 5.8

    Herlon,

    Disse tudo... Realmente, trabalhar com VoIP em APs sobre-carregados é um caos para o cliente e para o vendedor (provedor). Atualmente tenho trabalhado com StarOS (rodando QoS e prioritização de pacotes no próprio AP) e tenho conseguido médias de 40 clientes online sem perder rendimento na navegação e no VoIP.

  6. #6
    jdprevedello
    Visitante

    Padrão Re: Equipamentos 5.8

    Como funciona o esquema com StarOS? que equipamento usa? Como usa? Poderia passar modelos para que eu possa implementar?

  7. #7

    Padrão Re: Equipamentos 5.8

    Citação Postado originalmente por jdprevedello
    Como funciona o esquema com StarOS? que equipamento usa? Como usa? Poderia passar modelos para que eu possa implementar?
    www.star-os.com.br site BR
    www.star-os.com

    forum sobre star-os:
    http://forum.under-linux.org/index.php/board,68.0.html
    http://forum.star-os.com.br
    http://forums.star-os.com

    Abraços
    Lee

  8. #8

    Padrão Re: Equipamentos 5.8

    tenho 5 Proxim MP11a fazendo PTP e nao tenho do que reclamar...
    mas apenas fazendo o ponto-a-ponto, nunca usei eles como AP.

    alias, tenho do que reclamar sim, ele entrega umas estatisticas loucas para o MRTG, o grafico da ethernet fica diferente da interface wireless.

    falou

  9. #9

    Padrão Re: Equipamentos 5.8

    Citação Postado originalmente por Patrick
    tenho 5 Proxim MP11a fazendo PTP e nao tenho do que reclamar...
    mas apenas fazendo o ponto-a-ponto, nunca usei eles como AP.

    alias, tenho do que reclamar sim, ele entrega umas estatisticas loucas para o MRTG, o grafico da ethernet fica diferente da interface wireless.

    falou
    os MP.11a sao bridge, nao tem funçao de AP.

    se vc tem 5 MP.11a acho q algum deles esta fazendo multi-ponto...

    Lee

  10. #10

    Padrão Re: Equipamentos 5.8

    Citação Postado originalmente por LEE337
    Citação Postado originalmente por Patrick
    tenho 5 Proxim MP11a fazendo PTP e nao tenho do que reclamar...
    mas apenas fazendo o ponto-a-ponto, nunca usei eles como AP.

    alias, tenho do que reclamar sim, ele entrega umas estatisticas loucas para o MRTG, o grafico da ethernet fica diferente da interface wireless.

    falou
    os MP.11a sao bridge, nao tem funçao de AP.

    se vc tem 5 MP.11a acho q algum deles esta fazendo multi-ponto...

    Lee
    3 sao multi-ponto e 2 "ponto-a-ponto"

    edit:
    alias, 1 faz função de mult-ponto como voce disse... 3 bridges comunicando com ela, e 2 sao isoladas para um outro ptp...
    acho que deu pra entender o que eu quis dizer