+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rafa318
    Visitante

    Padrão como instalo programas

    :? :? :? :? :? :? :? :? gente sou novo em linux, gostaria de saber como instalo programas no suse 9.2 e muito diferente, mais acredito que se aprender isso vai me ajudar muito

  2. #2

    Padrão Re: como instalo programas

    Você pode baixar pacotes .rpm ou instalar os programas pelo source (codigo fonte).

    Para a instalação de pacotes rpm use:
    #rpm -i nome_do_pacote

    Para a instalação pelo codigo fonte, recomendo que você leia o arquivo readme ou install, pois a maioria dos programas são instalados da mesma forma, mas alguns outros tem uns comandos especificos.

    Para a instalação da maioria dos programa pelo codigo fonte você pode usar:
    $ ./configure
    $ make
    # make install

  3. #3

  4. #4
    rafa318
    Visitante

    Padrão Re: como instalo programas

    do rpm consegui mais o outro eu naum entendi diireito acho que sou muito burro rssss :? :? :? :? :? :? :? :? :? :? :? :? :?

  5. #5

    Padrão Re: como instalo programas

    Pelo visto tu estás acostumado a instalar em ambiente proprietário por isso será mais simples para tu assimiliar se nós traçarmos um "paralelo" para tu poder apoiar-se em algo que tens familiaridade.
    Vamos supor portanto que vais instalar o programa xpto.exe. Qual é o procedimento ? Dois cliques sobre o executável e next, next, next e na falta de nexte clica em finish... Exatamente o que ele fez ?? Se tu já prestou atenção ele copia uma série se arquivos para certos lugares, registra alguns processos se necessários e coloca o atalho na sua área de trabalho.Incrívelmente simples não? Incrivelmente "emburrecedor" também.
    Agora no ambiente de desenvolvimento livre como isso acontece? O principio é o mesmo "copiar as coisas certas nos lugares certos" mas é um pouco mais desafiador. No ambiente que tu estás começando a descobrir existe uma convenção denominada padrão POSIX (não vou entrar em detalhes a respeito mas sugiro que você procure artigos a repeito aqui mesmo no underlinux) que rege onde cada tipo de informação deve ser alocada e como isso irá acontece, por isso por mais que tu procures não irás encontrar algo como "Arquivos de Programas" onde o ambiente proprietário "entulha" os programas instalados.
    Deves ter percebido que o trabalho aumentou um pouco:"Como colocar os arquivos certos nos lugares certos?". Objetivando ajudar usuários iniciantes como nós a primeira distribuição linux (RedHat) bolou algo parecido com o executável o principio é colocar todas as intruções de arquivamento e os arquivos da aplicação dentro de uma pacote único chamado RPM. Ai começa a resposta que o Skorpyon "...postou pegue o arquivo rpm e execute rpm -ivh pacote.rpm". Realmente funciona como tu mesmo postou em seguida mas o porque funciona está no fato do pacote RPm ser construido da maneira que comentamos acima.
    "Mas se existe RPM, que história é esta de ./configure, make e make install?" RPM é apenas uma maneira de automatizar um processo e não é um processo em si. Realmente muito do que existe para ser instalado pode ser encontrado em RPM ou em DEB (padrão de instalação para distros Debian) mas nem tudo. Há aplicativos que precisam ser compilados a partir da sua fonte mas isso é um passo adiante que não precisa ser dado ainda. Prefira pacotes RPM se for impossível econtra-los peça ajuda a alguém.Além disso cada distribuição tem seu programa "instalador" que: baixa, instala e remove os pacotes baixados (sem esforço algum) sugiro que procures o da distro que utilizas como exemplo podemos citar: yum para fedora, urpmi para mandrivia, yast para suse e etc.
    Estude o padrão POSIX e cada vez mais o que dissemos aqui irá ficar claro para ti.
    Bom espero ter ajudado a você entender o processo de instalação dentro do ambiente linux e como ele se diferencia do ambiente proprietário.


    P.S.: Sem nenhum desmerecimento a reposta postada pelo Scorpyon que é realmente o que procuramos aqui no forúm: objetividade e precisão. Agradeço ao Scorpyon que com suas respostas nos forúns salvou a minha pele várias vezes mesmo sem saber disso.

  6. #6

    Padrão Re: como instalo programas

    Citação Postado originalmente por rafa318
    do rpm consegui mais o outro eu naum entendi diireito acho que sou muito burro rssss :? :? :? :? :? :? :? :? :? :? :? :? :?
    Recomendo você ler a documentacao, faq..etc, do programa que quer instalar, com certeza tem no site do projeto.

  7. #7
    ttjedi
    Visitante

    Padrão Re: como instalo programas

    se for o debian ou outra distribuiçao baseda nela... muito facil

    #apt-get install nome_do_programa

    valew!!!!

  8. #8
    rafa318
    Visitante

    Padrão Re: como instalo programas

    amigos vc são muito gente boa, estão me fazendo gosta mais do linux vou ler os faq e os documentos valeu :-D :-D :-D :-D

  9. #9

    Padrão Re: como instalo programas

    Pequena correção ao nerdiando: o redhat NÃO É A PREIMEIRA DISTRIBUIÇÃO GNU/LINUX