+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de banda - Parte II

    Conforme orientação dos colegas aqui do forum, instalei o CBQ para controle de banda. Segui passo-a-passo, um desses tutorias da WEB e acho que saiu tudo certinho, pois em momento algum encontrei dificuldades ou problemas na emplementação do mesmo. Restando agora somente algumas dúvidas:

    1) Como faço para saber se o controle de banda está funcionando corretamente?
    2) Não é necessario modificar nada no meu proxy transparente (squid)?
    3) É necessario alterar ou acrescentar alguma regras no roteamento de internet (firewall com iptables)?

    Bem, acho que é só isso, pois penso que o mesmo esteja funcionando certinho. Agora só quero me certificar que não falta mais nada a ser feito.

    Muito obrigado e aguardo qualquer orientação.

  2. #2

    Padrão Re: Controle de banda - Parte II

    1) Como faço para saber se o controle de banda está funcionando corretamente?
    R: E so limitando ha uma velocidade muito baixa e depois aumentando pra poder verificar se tudo ta ok
    2) Não é necessario modificar nada no meu proxy transparente (squid)?
    R: Nao, o grande problema e que vc vive dois dilemas, como o proxy faz cache das paginas visitadas vc podera achar que o controle nao esta existindo, por isso te dou a dica de que se vc usar o proxy apenas pra fazer cache, fique so com o controle de banda.
    3) É necessario alterar ou acrescentar alguma regras no roteamento de internet (firewall com iptables)?
    R:Nao, so se por acaso voce quiser acrescentar marcaçao de pacotes usando a tabela mangle, para fazer o controle de upload


    Abraçao


    Abraçao

  3. #3

    Padrão Re: Controle de banda - Parte II

    Citação Postado originalmente por gatoseco
    1) Como faço para saber se o controle de banda está funcionando corretamente?
    R: E so limitando ha uma velocidade muito baixa e depois aumentando pra poder verificar se tudo ta ok
    2) Não é necessario modificar nada no meu proxy transparente (squid)?
    R: Nao, o grande problema e que vc vive dois dilemas, como o proxy faz cache das paginas visitadas vc podera achar que o controle nao esta existindo, por isso te dou a dica de que se vc usar o proxy apenas pra fazer cache, fique so com o controle de banda.
    3) É necessario alterar ou acrescentar alguma regras no roteamento de internet (firewall com iptables)?
    R:Nao, so se por acaso voce quiser acrescentar marcaçao de pacotes usando a tabela mangle, para fazer o controle de upload


    Abraçao


    Abraçao
    Beleza!

    1) Foi o que eu fiz. Fui baixando a velocidade a até chegar em 8Kps (muito lento) e depois levantei para 256Kps. Funcionou perfeitamente, só que eu achava que isso seria "gambiarra".

    2) Realmente eu percebí que o cache do proxy, fazia com que a nevação ao sites já vizitados fosse rápida. E aí o que é que eu devo fazer com o proxy, já que ele é necessario para o controle da navegação.

    3) Vixi! Essa resposta eu não entendí direito.

    Muitissimo obrigado pela sua atenção e aguardo mais orientações.

    Um forte abraço.

  4. #4

    Padrão Re: Controle de banda - Parte II

    1) Foi o que eu fiz. Fui baixando a velocidade a até chegar em 8Kps (muito lento) e depois levantei para 256Kps. Funcionou perfeitamente, só que eu achava que isso seria "gambiarra".
    R: E o teste mais normal.
    2) Realmente eu percebí que o cache do proxy, fazia com que a nevação ao sites já vizitados fosse rápida. E aí o que é que eu devo fazer com o proxy, já que ele é necessario para o controle da navegação.
    R: Se vc necessita do proxy pra restringir palavras e sites deixa como ta.
    3) Vixi! Essa resposta eu não entendí direito.
    R: Pois e o que vc ta fazendo hoje e so controle de down se quiser limitar upload vc tera que usar marcaçao de pacotes.

    Abraçao

  5. #5

    Padrão Re: Controle de banda - Parte II

    Citação Postado originalmente por gatoseco
    1) Foi o que eu fiz. Fui baixando a velocidade a até chegar em 8Kps (muito lento) e depois levantei para 256Kps. Funcionou perfeitamente, só que eu achava que isso seria "gambiarra".
    R: E o teste mais normal.
    2) Realmente eu percebí que o cache do proxy, fazia com que a nevação ao sites já vizitados fosse rápida. E aí o que é que eu devo fazer com o proxy, já que ele é necessario para o controle da navegação.
    R: Se vc necessita do proxy pra restringir palavras e sites deixa como ta.
    3) Vixi! Essa resposta eu não entendí direito.
    R: Pois e o que vc ta fazendo hoje e so controle de down se quiser limitar upload vc tera que usar marcaçao de pacotes.

    Abraçao
    gatoseco,

    confeso que não entendi essa questão do UPLOAD. Como é que eu não estou controlando o UP se nas configurações do CBQ eu tenho um arquivo de IN e outro de OUT.

    Espero que você tenha entendido o questionamente e aguardo retorno.

    Obrigado.