+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Debian 3.1 - Conectar ADSL/PPPoe no boot?

    Meu Debian 3.1 conectava com a internet (ADSL/PPPoe) automáticamente no boot do sistema, mas sem motivo algum o mesmo parou de fazer esse processso. Não alterei nada no sistema que que pudesse causar isso. Estou querendo resolver o problema mas não estou conseguindo. Será que tem jeito, como posso resolver isso?

    Obrigado e aguardo qualquer ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Debian 3.1 - Conectar ADSL/PPPoe no boot?

    pppoeconf

  3. #3

    Padrão Re: Debian 3.1 - Conectar ADSL/PPPoe no boot?

    O Velox é comercial ?? Já fez as mudanças de acordo com a nova conexão telemar??

    Aqui mesmo no Underlinux tem um artigo sobre: https://under-linux.org/content/view/5916/70/

    mtec

  4. #4

    Padrão Re: Debian 3.1 - Conectar ADSL/PPPoe no boot?

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    pppoeconf
    Já executei o "pppoeconf" diversas vez, no final ele até pergunta se quero startar o serviço no boot do sistema, eu repondo "sim", mas não adianta.

    Valeu.

  5. #5

    Padrão Re: Debian 3.1 - Conectar ADSL/PPPoe no boot?

    Citação Postado originalmente por mtec
    O Velox é comercial ?? Já fez as mudanças de acordo com a nova conexão telemar??

    Aqui mesmo no Underlinux tem um artigo sobre: https://under-linux.org/content/view/5916/70/

    mtec
    O velox é residencial. O problema não a configuração da conexão ADSL (a mesma conecta numa boa manualmente) e sim, o fato da mesma não se conectar automaticamente no boot do sistema.

    Obrigado e aguardo qualquer ajuda.

  6. #6

    Padrão Re: Debian 3.1 - Conectar ADSL/PPPoe no boot?

    Peraí.

    Ele não CONECTA ou ele não NAVEGA?

    Pode ser que você não tenha setado a rota padrão do Debian para a interface ppp0. Se ele levantar a interface ppp0 quer dizer que ele conectou, mas que ele não tá navegando porque a rota não tá correta. Para resolver o problema, tu deve criar um script simples para adicionar a rota padrão e colocá-lo na inicialização do sistema. Tu pode fazer assim:

    Conteúdo do script:
    Código :
    #!/bin/bash
    route -del default
    route add default dev ppp0

    Colocar o script na inicialização:
    Código :
    # update-rc.d rota start 99 2 3 4 5 .

    NOTA: Eu estou supondo que você salvou o script sob o nome de "rota", dentro do diretório /etc/init.d


    Abraços.

  7. #7

    Padrão Re: Debian 3.1 - Conectar ADSL/PPPoe no boot?

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Peraí.

    Ele não CONECTA ou ele não NAVEGA?

    Pode ser que você não tenha setado a rota padrão do Debian para a interface ppp0. Se ele levantar a interface ppp0 quer dizer que ele conectou, mas que ele não tá navegando porque a rota não tá correta. Para resolver o problema, tu deve criar um script simples para adicionar a rota padrão e colocá-lo na inicialização do sistema. Tu pode fazer assim:

    Conteúdo do script:
    Código :
    #!/bin/bash
    route -del default
    route add default dev ppp0

    Colocar o script na inicialização:
    Código :
    # update-rc.d rota start 99 2 3 4 5 .

    NOTA: Eu estou supondo que você salvou o script sob o nome de "rota", dentro do diretório /etc/init.d


    Abraços.
    OK! O problema não é "rota" e nem "conexão". Se eu quizer navegar, basta eu conectar com a internet manualmente e pronto!

    O problema é que o sistema fazia a conexão automática no boot do sistema e agora parou de fazer. Entendeu?

    Quero que a conexão voltei a ser feita no boot do sistema.

    Obrigado pela atenção e aguardo qualquer orientação complementar.

  8. #8

    Padrão Re: Debian 3.1 - Conectar ADSL/PPPoe no boot?

    O serviço de ppp tá sendo iniciado na hora do boot também?

  9. #9

    Padrão Re: Debian 3.1 - Conectar ADSL/PPPoe no boot?

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    O serviço de ppp tá sendo iniciado na hora do boot também?
    Sim! Como toda certeza.

    Andei observando que na hora do boot aparece um pequeno alerta, exatamente assim:

    dont' seem to be have all the variables for dsl-provider/inet.
    failed to bring up dsl-provider.

    Obrigado mais uma vez a aguardo retorno.



  10. #10

    Padrão Re: Debian 3.1 - Conectar ADSL/PPPoe no boot?

    Citação Postado originalmente por aprendiz_ce
    Meu Debian 3.1 conectava com a internet (ADSL/PPPoe) automáticamente no boot do sistema, mas sem motivo algum o mesmo parou de fazer esse processso. Não alterei nada no sistema que que pudesse causar isso. Estou querendo resolver o problema mas não estou conseguindo. Será que tem jeito, como posso resolver isso?

    Obrigado e aguardo qualquer ajuda.
    adiciona adsl-start no /etc/rc.d/rc.local ow c naum for o adsl-start q vc usa pra conecta adiciona o comando q vc usa q na hora d dar o bot ele conecta

  11. #11

    Padrão Re: Debian 3.1 - Conectar ADSL/PPPoe no boot?

    Citação Postado originalmente por cerebro
    Citação Postado originalmente por aprendiz_ce
    Meu Debian 3.1 conectava com a internet (ADSL/PPPoe) automáticamente no boot do sistema, mas sem motivo algum o mesmo parou de fazer esse processso. Não alterei nada no sistema que que pudesse causar isso. Estou querendo resolver o problema mas não estou conseguindo. Será que tem jeito, como posso resolver isso?

    Obrigado e aguardo qualquer ajuda.
    adiciona adsl-start no /etc/rc.d/rc.local ow c naum for o adsl-start q vc usa pra conecta adiciona o comando q vc usa q na hora d dar o bot ele conecta
    Debian não possui rc.local.

    Olha cara, eu encontrei esse thread de uma lista onde o problema do cara é meio parecido com o seu. Eu dei uma lida rápida, mas cheque novamente as rotas e a sua configuração de rede dentro do /etc/network/interfaces, oráite?

    http://lists.debian.org/debian-user/.../msg01100.html


    Acho que o que pode estar acontecendo é que o serviço ppp está sendo levantado antes do serviço de rede, não estando as rotas para comunicação entre o modem e a máquina setadas. Depois que o serviço de rede subiu, você consegue conectar normalmente. Faz sentido.


    Abraços!

  12. #12

    Padrão Re: Debian 3.1 - Conectar ADSL/PPPoe no boot?

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Citação Postado originalmente por cerebro
    Citação Postado originalmente por aprendiz_ce
    Meu Debian 3.1 conectava com a internet (ADSL/PPPoe) automáticamente no boot do sistema, mas sem motivo algum o mesmo parou de fazer esse processso. Não alterei nada no sistema que que pudesse causar isso. Estou querendo resolver o problema mas não estou conseguindo. Será que tem jeito, como posso resolver isso?

    Obrigado e aguardo qualquer ajuda.
    adiciona adsl-start no /etc/rc.d/rc.local ow c naum for o adsl-start q vc usa pra conecta adiciona o comando q vc usa q na hora d dar o bot ele conecta
    Debian não possui rc.local.

    Olha cara, eu encontrei esse thread de uma lista onde o problema do cara é meio parecido com o seu. Eu dei uma lida rápida, mas cheque novamente as rotas e a sua configuração de rede dentro do /etc/network/interfaces, oráite?

    http://lists.debian.org/debian-user/.../msg01100.html


    Acho que o que pode estar acontecendo é que o serviço ppp está sendo levantado antes do serviço de rede, não estando as rotas para comunicação entre o modem e a máquina setadas. Depois que o serviço de rede subiu, você consegue conectar normalmente. Faz sentido.


    Abraços!
    Correto! O problema todo tá no serviço de rede...

    Descobrí o problema quando derrubei o servico de rede (/etc/init.d/network stop) e em seguida levantei o mesmo novamente (/etc/init.d/network stop). Quando o primeiro dispossitivo de rede subia (eth0) a mensagem de alerta aparecia (dispossitivo conectado ao modem), mas já com o segundo (eth1), tudo ocorria normalmente. Daí comecei a pensar na possibilidade de um conflito entre os dois dispossitivos. Desinstalei o eth1 do sistema e tudo volto a funcionar certinho. Sendo assim, para resolver o problema difinitivamente, desinstalei o eth0 também, reinstalei o mesmo novamente (eth0) depois o eth1 e por ultimo executei o "pppoeconf" e aí o problema ficou resolvido de uma vez por todas.

    Muito obrigado pela sua enorme atenção e quem sabe, até a próxima...