+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Usuario para logar gnome

    Instalei o debian e estou com algumas duvidas basicas. Quem puder responder agradeço.

    1 - Nao consigo logar no ambiente grafico. Criei um usuario no inicio da instalação e não consigo logar com ele nem com root.

    2 - Quando uso useradd para criar o usuario o comando nao cria a conta no dir /home

    3 - Consigo ver o server na rede atraves do samba, quando clico no server para visualizar o diretorio dados que criei ele esta pedindo usuario e senha. Entao dei um useradd nome do usuario, depois smbpasswd nomedousuario ele pede a senha digito a senha e o sistema da a seguinte mensagem:
    Failed to find entry for user fulano
    Failed to modify password entry for user fulano.

    Debian sarg 3.1 Rev 2

    Obrigado!.

  2. #2

    Padrão Re: Usuario para logar gnome

    Citação Postado originalmente por cvr
    Instalei o debian e estou com algumas duvidas basicas. Quem puder responder agradeço.

    1 - Nao consigo logar no ambiente grafico. Criei um usuario no inicio da instalação e não consigo logar com ele nem com root.

    2 - Quando uso useradd para criar o usuario o comando nao cria a conta no dir /home

    3 - Consigo ver o server na rede atraves do samba, quando clico no server para visualizar o diretorio dados que criei ele esta pedindo usuario e senha. Entao dei um useradd nome do usuario, depois smbpasswd nomedousuario ele pede a senha digito a senha e o sistema da a seguinte mensagem:
    Failed to find entry for user fulano
    Failed to modify password entry for user fulano.

    Debian sarg 3.1 Rev 2

    Obrigado!.
    OK, vamos por partes, como diria Jack, o Estripador.

    1 - Você tá sendo muito vago. Não tá logando no ambiente gráfico? Por quê? O que tá acontecendo? Tem alguma mensagem de erro? O que os logs tão te falando?

    2 - O comando useradd realmente não cria o home. Se você quer algo que cria o home, utilize o comando adduser;

    3 - Quando você CRIA um usuário, você utiliza smbpasswd -a usuario. Quando você quer ALTERAR sua senha, você digita smbpasswd usuario.

  3. #3

    Padrão Re: Usuario para logar gnome

    Valeu pelas dicas. Ja conseguir resolver. O problema e não tinha um usuário para logar no ambiente grafico. Valeu ai meu caro!