+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema sério - Proxy Interno + Proxy VPN

    Fala galera

    Faz tempo que não posto nada, mas voltando a ativa...

    Estou com o seguinte problema aqui na empresa, preparei um proxy/firewall com iptables/Layer7+squid(transparente), até aí tudo bem, tudo certinho, só que tenho um problema, este mesmo servidor fecha uma VPN (CIPE) e ao fechar esta VPN são definidas várias rotas com as redes dos nossos projetos para manutenção remota(ssh/ftp...) entre essas rotas tem a rede do outro lado, que tem um proxy, e o que acontece é que as pessoas estão setando esse proxy para navegar para fugir do que tem na nossa rede aqui.

    Um detalhe muito importante é que eu não posso simplesmente reitirar a rota para essa rede, pois esse mesmo pessoal precisa ter acesso a documentações que estão nesta outra rede. :-P

    Já tentei utilizar ProxyPass do apache, mas sem sucesso, se alguém tiver uma dica pra isso também será bem vinda, o importante é resolver. :-)

    Minha rede: 192.168.149.0/24
    Rede que tem o proxy: 172.26.0.0/16
    Endereço do proxy: http://172.26.1.254:3128

    Gostaria da ajuda de vcs para resolver esse problema, já consegui bloquear a utilização deste proxy, mas não posso deixar assim.

    Agradeço desde já qualquer ajuda.

    10x

  2. #2

    Padrão Re: Problema sério - Proxy Interno + Proxy VPN

    Será que tem como eu bloquear a navegação por esse proxy liberando somente para um específico IP ?

    Help !!!

  3. #3

    Padrão Re: Problema sério - Proxy Interno + Proxy VPN

    Saudações Amigo,

    Desculpe mas não ficou bem claro qual é o seu problema...O que os seus usuarios nao estão conseguindo fazer?

    Abraço

  4. #4

    Padrão Re: Problema sério - Proxy Interno + Proxy VPN

    Opa !!!

    O problema é o que eles estão conseguindo fazer hehehhe

    Como eu disse acima, preparei um proxy/firewall que tá tudo certinho.

    Este proxy fecha uma VPN com nossa matriz e essa VPN fornece um servidor proxy, que se os usuários da minha rede utilizarem, não passa pelo meu, e esse proxy fornecido pelo VPN não tem controle nenhum.
    O que me foi exigido é que eu de um jeito de fazer o pessoal que trabalha aqui, só acessar o que interessa utilizando esse proxy, que são documentações em nossa matriz.

    Eu já consegui bloquear para que usem o proxy fornecido pela VPN, mas preciso achar um jeito de fazer o pessoal acessar as documentações :S que precisa desse proxy para chegar nelas.

    Resumindamente eu preciso que o pessoal aqui navegue na internet utilizando meu proxy transparente, e tenha acesso as documentções, e essas só podem ser acessadas usando o proxy fornecido pela VPN, que deve ser bloqueado :S

    E tá fo...




  5. #5

    Padrão Re: Problema sério - Proxy Interno + Proxy VPN

    Ta, me manda as redes, a rede do teu proxy, a rede interna e a rede onde está o proxy das vpns...soh pra mim ter uma ideia melhor do cenario....

  6. #6

    Padrão Re: Problema sério - Proxy Interno + Proxy VPN

    Blz

    Rede local: 192.168.149.0/24
    Gateway: 192.168.149.2
    Proxy rede local: 192.168.149.2 (transparente)

    VPN: 172.26.0.0/16
    Proxy: 172.26.1.254:3128

    Utilizando o proxy (172.26.1.254:3128) permitir que acesse somente o IP 172.26.1.67, o restante, bloquear.

    Valeu pela atenção !!!

  7. #7

    Padrão Re: Problema sério - Proxy Interno + Proxy VPN

    Tchê, nós temos algumas opções:

    Primeira:

    Bloqueia o acesso ao IP: 172.26.1.254 pela porta 3128, assim eles vao poder acessar a vpn, mas quando tentarem usar o proxy eles nao vao conseguir chegar no Server VPN do proxy.

    Segunda:

    Você pode pedir pra setarem uma acl no Proxy VPN para que ele negue qualquer tentativa de navegação que venha da tua rede interna.

    Terceira:

    Você pode setar um NAT no Proxy VPN para que toda toda vez que a rede fizer uma tentativa de navegação pelo IP 172.26.1.254 na porta 3128 ele redirecione para o teu server de proxy.

    Qualquer coisa, prende o grito.

    Abraço

  8. #8

    Padrão Re: Problema sério - Proxy Interno + Proxy VPN

    Opa,

    Gostei dessa última opção, assim posso resolver isso internamente, e não preciso esperar.

    Você pode me ajudar com esta regra ? Pois ainda estou começando a me aventurar nesse "tal de iptables"

    Valeu !!!

  9. #9

    Padrão Re: Problema sério - Proxy Interno + Proxy VPN

    Essa regra vc vai ter que colocar no servidor VPN.

    iptables -t nat -A PREROUTING -s $REDE_LOCAL -p tcp -d $PROXY_VPN --dport 3128 -j DNAT --to-destination $SERVIDOR_PROXY_LOCAL:3128

    Abraço

  10. #10

    Padrão Re: Problema sério - Proxy Interno + Proxy VPN

    Perfeito !

    Mas fiz diferente, coloquei aqui no meu firewall/proxy mesmo e funcionou, pois dá na mesma.

    Só para não precisar pedir para o alemão que cuida de nossa VPN.

    Valeu Viny !!! :lol: