+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto-a-Ponto Help!!!!

    Olá Pessoal!!!
    Contratei um link de internet ip dedicado da Brt de 1mb., porém esse link só pôde ser instalado em um edificio comercial de um amigo distante uns 5 km da minha torre onde tenho meu provedor wireless funcionando. Esse edificio onde o link esta instalado é bastante alto e possui uma torre a qual poderei usa-la. De cima desse edificio posso ver minha torre com auxilio de binoculo. Preciso jogar o link desse edifio para meu provedor (via rádio) mas tenho duvidas em relação aos equipamentos a serem usados e antes de comprar esse equipamentos preciso da opinião e orientação de pessoas mais experientes nesse assunto para que esse PtP possa funcionar 100%. O esquema abaixo trata-se do que eu tenho em mente nese momento, mas se eu estiver equivocado podem fazerem as alterações necessarias.

    ...No edificio... O link chega em um roteador Cisco===>sobe por cabo de rede para um AP D-Link 2100===>sobe para uma antena direcional de grade Aquário de 25dbi.

    ...Viaja por ondas de rádio frequência por cerca de 5Km sem obstáculos aparentes...

    ...No Provedor... O link é recebido por uma antena direcional de grade Aquário de 25 dbi equipada com um AP D-Link 2100.

    Bom...espero ter conseguido passar o que eu almejo. Preciso saber como faço para configurar esses APs da melhor forma.... e como colocar esse PtP para funcionar 100%. Desde ja agradeço a tenção de todos e aguardo responstas.

  2. #2

    Padrão Re: Ponto-a-Ponto Help!!!!

    Não sou muito fã de equipamentos dlink.. tente usar swl 3300 e as antenas use antenas parabola fechadas que consegue o ganho melhor.

    Sucesso!!

  3. #3

    Padrão Re: Ponto-a-Ponto Help!!!!

    Citação Postado originalmente por CEP
    Olá Pessoal!!!
    Contratei um link de internet ip dedicado da Brt de 1mb., porém esse link só pôde ser instalado em um edificio comercial de um amigo distante uns 5 km da minha torre onde tenho meu provedor wireless funcionando. Esse edificio onde o link esta instalado é bastante alto e possui uma torre a qual poderei usa-la. De cima desse edificio posso ver minha torre com auxilio de binoculo. Preciso jogar o link desse edifio para meu provedor (via rádio) mas tenho duvidas em relação aos equipamentos a serem usados e antes de comprar esse equipamentos preciso da opinião e orientação de pessoas mais experientes nesse assunto para que esse PtP possa funcionar 100%. O esquema abaixo trata-se do que eu tenho em mente nese momento, mas se eu estiver equivocado podem fazerem as alterações necessarias.

    ...No edificio... O link chega em um roteador Cisco===>sobe por cabo de rede para um AP D-Link 2100===>sobe para uma antena direcional de grade Aquário de 25dbi.

    ...Viaja por ondas de rádio frequência por cerca de 5Km sem obstáculos aparentes...

    ...No Provedor... O link é recebido por uma antena direcional de grade Aquário de 25 dbi equipada com um AP D-Link 2100.

    Bom...espero ter conseguido passar o que eu almejo. Preciso saber como faço para configurar esses APs da melhor forma.... e como colocar esse PtP para funcionar 100%. Desde ja agradeço a tenção de todos e aguardo responstas.
    em 2.4GHz recomendo AP-1000 com licença turbocell, em 5GHz Tsunami MP.11a ou Terabeam.

    se quizer aventurar tem Star-os e Mikrotik.

    Abraços
    Lee

  4. #4

    Padrão Re: Ponto-a-Ponto Help!!!!

    Amigo se voce e provedor no local logo, logo vai cameçar a ter intergerencia de sinal no 2,4Ghz ainda mais nesta distancia (seus proprios radios vai interfirir no seu PTP) o Bom mesmo e um investimento que voce não vai precisar mudar tão cedo e colocar radios 5,4Ghz mesmo com antenas boas e radios que aguentão o tranco não vai passar de R$ 2.000,00 neste caso da uma olhada em outros pots e veja o preço e fornecedores (Voce não vai passar raiva quando o seu link começar a travar e parar do nada)... :-)

  5. #5

    Padrão Re: Ponto-a-Ponto Help!!!!

    Ideal:

    coloque as antanas do ponto a ponto inversamente polarizadas em relação as antenas dos clientes (se voce usar polarização horizontal no clientes, use vertical no ponto a ponto).

    Ative WEP 128 ou 192 no ponto a ponto, recomendo equipamentos 802.11g, embora alguns nao são bons para ptp, outros são excelentes, um cliente meu tem um de 35 km usando 11g e é super eficiente (obs.: nao compre 11g da trend).

    Observei que não há um gateway (computador) para fazer seu controle de banda, se precisar de um visite www.myauth.com.br

  6. #6
    crisduarte
    Visitante

    Padrão Re: Ponto-a-Ponto Help!!!!

    Amigo, realmente a tecnologia G é muito eficiente, utilizo aki em alguns ptp, mas, se você tiver concorrente realmente o ideal é usar 5.8. Uso tecnologia g com zinwell g120 e ta funcionando blz a 25 e 35 km.

  7. #7

    Padrão Re: Ponto-a-Ponto Help!!!!

    Primeiramente gostaria de agradecer a atenção de todos.
    Estive pesquisando os radio teramax 5.8ghz, em principio todos recomendam eles, porém sao um pouco salgados em relação a preço e no momento não estou podendo dispor dessa grana. Estou pensando em fazer uma tentaiva com dois g120 e antenas de grade Aquário 25 dbi, o que vcs acham? se não der certo o jeito é fazer a correria e comprar dois Teramax. Gostaria de sabe tb qual Teramax usar, pq se nao me engano tem uns tres modelos de Teramax (base, cpe, e um outro...) se alguém usa esse radio e poder clariar um pouco fico desde ja agradecido. Aguardo respostas.

  8. #8

    Padrão Re: Ponto-a-Ponto Help!!!!

    CEP,

    É melhor você não usar essas antenas de grade não mesmo sendomuitos boas, use antenas solidas da zirok de 21dbi mesmo que o ponto a ponto fica melhor, outra coisa usa em 5.8 pra sair da interferência no 2.4, e até fica melhor pra você que essas antenas solidas em 5.8 são mais baratas que em 2.4.