+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de Banda :: Bandlimit e CBQ

    Galerinha, to precisando controlar a banda do velox aqui na empresa que trabalho, no provedor de internet que trabalhei, usava o CBQ e o rc.bandlimit. To precisando usar eles pra fazer o controle de banda de cada máquina da empresa que trabalho, mais não estou encontrando o CBQ e o rc.bandlimit para o slackware 10.2 que estou utilizando aqui como servidor de internet e firewall usando o velox 1MB. Alguém poderia me dizer onde acho o CBQ e rc.bandlimit para o slackware que estou usando?

    Tô com um urgência nisso, alguém pode me ajudar como o controle de bando ou me dar uma outra solução pra isso?????

  2. #2

    Padrão Re: Controle de Banda :: Bandlimit e CBQ

    Visita o www.sourceforge.net e procura por cbq.init
    Ja o rc.bandlimit vc acha facilmente no google, não existe um pacote
    para slackware pois se tratam apenas de scripts!

    Se desejar uma solução comercial: www.myauth.com.br

    saudações

  3. #3

    Padrão Re: Controle de Banda :: Bandlimit e CBQ

    Cara, baixei o cbq.init já tinha um script do rc.bandlimit coloquei tudo como vem na explicação do script do cbq.init! Na hora que rodo o rc.bandlimit ele le varias coisas e passa. Digito CBQ LIST e ele passe a tela como se tivesse ok. Mais na realidade ele não ta controlando a banda para minha rede interna. Eu uso o velox no servidor linux slackware 10.2 será que tem que descomentar algumas linhas do rc.bandlimit na parte que faz a definição das velocidades???? Preciso que alguém me dê uma luz de como configurar o script rc.bandlimit com um exemplo, pois já andei mexendo nele mais até agora não vi resultado de controle de banda. Lembrando que a interface do velox depois que conecto é ppp0 usando a eth1 a eth0 ta com ip fixo da minha rede interna. Alguém pode me ajudar com essa configuração??????

  4. #4

    Padrão Re: Controle de Banda :: Bandlimit e CBQ

    Galerinha já consegui fazer a parada do controle de banda usando CBQ e Bandlimit e ta funcionando perfeito com o velox. Se alguém quiser saber como é o esquema posta aqui me perguntando que eu posto o esquema no fórum.

  5. #5
    crock-linux
    Visitante

    Padrão Re: Controle de Banda :: Bandlimit e CBQ

    Ola amigo.

    eu estou tentando usar aqui porem nao tive muito sucesso eu uso o slackware tambem...

    passa ai como vc fez...

    Abraço

  6. #6

    Padrão Re: Controle de Banda :: Bandlimit e CBQ

    Cara seguinte, primeiro eu baixei o cbq.init-v0.7.3 em seguida, baixei o script rc.bandlimit-v0.4 depois criei um diretório dentro de /etc chamado: sysconfig e dentro do sysconfig criei outro chamado: cbq.

    dentro do diretório /etc/sysconfig/cbq --> criei uma classe de velocidade assim:

    # /etc/sysconfig/cbq/touch cbq-0002.512k-in --> dentro desse arquivo editei o seguinte:

    DEVICE=eth0,10Mbit,1Mbit
    RATE=512Kbit
    WEIGHT=256Kbit
    PRIO=5
    RULE=10.2.27.0/24
    MARK=512
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no DEVICE=eth0,10Mbit,1Mbit

    Depois um outro arquivo igual sendo que no final coloquei cbq-0002.512k-out e dentro do arquivo só acrescentei uma virgula no final de RULE=10.2.27.0/24,
    depois salve o arquivo.

    Em seguida, copiei o arquivo cbq.init-v0.7.3 para dentro do diretório /sbin com o seguinte nome: cbq

    depois que fiz isso, criei + um diretório dentro de /etc chamado --> bandlimit, dentro do diretório bandlimit vc tem que criar 2 arquivos um chamado ips e outro interfaces.

    dentro de ips coloque o ip de um usuário de sua rede + banda download : banda upload.

    Exemplo: 192.268.2.25:256:128 --> IP + controle de entrada + controle de saída.

    coloque todos os ips de sua rede com a velocidade para cada máquina que você deseja.

    em seguida, digite: cbq compile para compilar o controle cbq-0002.512k-in e out e depois é só digitar /etc/rc.d/rc.bandlimit-v0.4 start para iniciar o controle de banda.

    No caso após baixar o rc.bandlimit-v0.4 copie o mesmo para /etc/rc.d e transforme ele em script executavel através do comando chmod +x /etc/rc.d/rc.bandlimit-v0.4

    Depois é só testar a velocidade de cada ip em www.pcativo.com.br

  7. #7
    Infoms
    Visitante

    Padrão Re: Controle de Banda :: Bandlimit e CBQ

    Amigao , muito obrigado mesmo pela explicação ai , valeu ..
    Correu tudo bem aqui na instalação , agora so estou correndo atras de configurar hehehe


    Valeu


  8. #8

    Padrão Re: Controle de Banda :: Bandlimit e CBQ

    Pessoal tenho um exemplo de configuração do CBQ e os scripts de exemplo tb, da uma olhadinha, talvez ajude

    http://www.tftecnologia.com.br/cbq.zip

    Valews!

  9. #9

    Padrão Re: Controle de Banda :: Bandlimit e CBQ

    Galera,

    tem um jeito mais fácil e rápido de controlar a banda com cbq somente, se alguém precisar do esquema posta aqui que mando o cbq configurado e exemplos.

    Depois vou colocar no fórum um esquema que eu uso na empresa que trabalho onde o servidor de internet foi configurado por mim mesmo usando uma rede adsl com slackware 10.1, com firewall, controle de banda e gerador de relatórios de acesso, e um squid rodando beleza, bloqueando msn messenger, audio e video, streams etc...

  10. #10
    crock-linux
    Visitante

    Padrão Re: Controle de Banda :: Bandlimit e CBQ

    ola amigo

    ahe petrolina360graus manda ai para mim to precisando de algo completo vai me ajudar...

    qualquer coisa me adciona no seu msn

    [email protected]

    Abraço

  11. #11

    Padrão

    Eu ainda nao entendi o por que de cbq e bandlimit mas enfim...


    Cara e so baixar o script e fazer o seguinte:

    Primeiro renomeia o arquivo pra apenas cbq depois edita ele e altera a seguinte linha :

    CBQ_PATH=${CBQ_PATH:-/etc/sysconfig/cbq}

    Para:

    CBQ_PATH=${CBQ_PATH:-/etc/cbq}

    Depois mova ele para:
    #mv /usr/bin

    Depois :
    #ln -s /usr/bin /etc/rc.d/rc.cbq
    #chmod +x /etc/rc.d/rc.cbq

    Depois edite o rc.local e acrescente a linha :
    /etc/rc.d/rc.cbq start

    # mkdir /etc/cbq/
    # chmod +x /etc/cbq

    Dentro de /etc/cbq crie os seguintes arquivos:

    #joe cbq-0010-gatoseco.in
    DEVICE=eth0,10Mbit,1Mbit
    RATE=10Mbit
    WEIGTH=1Mbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.0.2
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

    #joe cbq-0010-gatoseco.out
    DEVICE=eth1,10Mbit,1Mbit
    RATE=10Mbit
    WEIGTH=1Mbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.0.2,
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

    E logo apos:
    #/etc/rc.d/rc.cbq compile
    #/etc/rc.d/rc.cbq start

    Os arquivos acima entendem que eth0 esta ligada a internet e eth1 a rede interna, depois e so seguir o exemplo pra criaçao dos proximos clientes.


    Voce ainda deve usar o iptables para marcar os pacotes para fazer um eficaz controle de upload.

    Abraçao
    Última edição por gatoseco; 12-11-2006 às 23:28.