+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Cloudy
    Visitante

    Padrão Clam Anti-Virus (ClamAV)

    O Clam Anti-Vírus se trata de um AV (Anti-Vírus) desenvolvido para sistemas Unix (Isso mesmo, AV pra Linux!!!), ele faz basicamente a mesma coisa que qualquer outro AV, faz um scanning em busca de arquivos infectados por vírus. Tendo como idéia principal que um vírus é um padrão binário, o Clam usa um Banco de Dados (Atualizado via Web) e varre a procura dos padrões viróticos arquivo por arquivo. O Clam Anti-Vírus é em modo texto (Amo isso!), e um explo básico que eu posso dar sobre seu funcionamento é scannear o diretório "/usr", digitemos como root:

    Código :
    # clamscan -r /usr

    Ele vai varrer todos os arquivos e sub-diretórios. Depois ele nos mostra o resultado obtido que nos mostra: Informações sobre os arquivos scanneados, tempo de duração do scanning, entre outros.

    Espero que tenha sido útil, e... Opinem! ;D

    ...by Cloudy

  2. #2

    Padrão Re: Clam Anti-Virus (ClamAV)

    Se perguntarem, mais p/ que um anti-virus p/ llinux, eu respondo:
    É para tirar virus das máquinas windows.

    Tenho um servidor samba aki funcionando e utilizo o ClamAV para monitorar os arquivos armazenado no servidor e que sao utilizados pelas máquinas windows.

    Me quebra a maior arvore aki, tenho um script de backup no mesmo servidor, e antes de fazer esse backup, tenho outro script q atualiza a lista de virus do ClamAV, depois ele sdcaneia todos os aruivos dos usuários e caso haja virus e remove e so depois disso o bkp é feito. E com a vantagem de estar livre de vírus, e caso precise restaura-lo posso fazer isso imediatemente.

    Eu aconselho...

  3. #3

    Padrão Re: Clam Anti-Virus (ClamAV)

    Kra eu tive um problema com o calmav no slack 10.2 com 512 de RAM e 100M de Swap... Qd ele ia faze o scan ele consumia toda a RAM e a Swap, o server ficava com zero de memoria.... Alguem tem ideia de o que isso pode ser?