+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas sobre tamanho do cache para Squid

    Quero configurar o SQUID em uma máquina com HD de 6 Gbs. Qual tamanho de cache ideal que eu devo utilizar?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas sobre tamanho do cache para Squid

    Olá amigo!

    Você irá utilizar essa máquina para quantos clientes?

    Você deseja um maior número de hits em disco ou uma maior economia de banda?

    Assim fica mais fácil dizer.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas sobre tamanho do cache para Squid

    Citação Postado originalmente por fredy10
    Olá amigo!

    Você irá utilizar essa máquina para quantos clientes?

    Você deseja um maior número de hits em disco ou uma maior economia de banda?

    Assim fica mais fácil dizer.
    1) Vou utilizar em mais ou menos com uns 20 clientes.
    2) O que você aconcelha para ficar bom.

    Obrigado pela uma atenção e aguardo retorno.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvidas sobre tamanho do cache para Squid

    Isso vai depender do seu link de internet e a utilizacao, entretanto vendo que o seu disco é de 6gb deve ser antigo, logo nao aconselho um cache muito grande, entretanto é recomendado que seja no maximo 80% da capacidade do disco para cache (um disco somente de cache)

  5. #5

    Padrão Re: Dúvidas sobre tamanho do cache para Squid

    bem, eu te recomendo um cache de no máximo 1gb, que já acho grande no seu caso. Como seu disco não é muito rápido (por ser antigo), se você tiver muito i/o no disco, vai haver perda de performance.

    O parametro "cache_mem" ajuda bastante na performance do squid. Ele ajusta qual o tamanho do cache que ficará na memória. Se você utilizar essa máquina somente para o squid, e ela tiver, por exemplo, 512mb de memória é legal colocar uns 100mb de cache_mem para que os objetos mais requisitados fiquem em memória, ajudando assim o cache em disco.
    Outro parametro que te ajuda a economizar banda é o "maximum_object_size" que diz qual é o tamanho máximo do objeto a ficar no cache. Recomendo colocar 16mb se você quiser economizar muita banda, porém outros objetos que talvez seriam úteis saem do cache com mais facilidade. Usa-se muito ele setado em 4mb, mas aí vai da sua decisão, porque em 16mb você consegue economizar muita banda, caso haja muitos downloads de um mesmo arquivo de até 16mb.

    Então você deve pesar qual a sua necessidade e ver a configuração a se usar.

    Qual é a sua conexão?

  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas sobre tamanho do cache para Squid

    Citação Postado originalmente por mistymst
    Isso vai depender do seu link de internet e a utilizacao, entretanto vendo que o seu disco é de 6gb deve ser antigo, logo nao aconselho um cache muito grande, entretanto é recomendado que seja no maximo 80% da capacidade do disco para cache (um disco somente de cache)
    OK, entendi!

    Obrigado.