+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Instalar driver ATI

    tenho o kurumin 6 e quero instalar os drivers da placa ATI pequei o guia do guiadohardware.net que ensina como instalar ele entao no guia diz que tenho que baixar o driver do site da ATI entao baixei um arquivo .run ai ele pede para que eu marque a permissao
    # chmod +x ati-driver-installer-8.21.7-i386.run
    # ./ati-driver-installer-8.21.7-i386.run
    o que é esse negocio de marcar permissao?

    Aquardando respostar obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Instalar driver ATI

    é que que para que um arquivo possa ser executado como um programa ele tem que ter permissão de execução, x

  3. #3

    Padrão Re: Instalar driver ATI

    Sim mas o que faço para mudar essa permissao como faço?

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Instalar driver ATI

    segue as instruções e executa
    chmod +x ati-driver-installer-8.21.7-i386.run

  5. #5
    DMaretta
    Visitante

    Padrão Re: Instalar driver ATI

    Ó Evandro, se é para explicar, vá aos detalhes.

    Para executar o comando chmod é necessário abrir um terminal (de preferência no modo administrador). Se não tiver essa opção, abra um terminal e digite su e depois a senha do administrador.

    O comando chmod muda as permissões de execução do arquivo.
    No Linux, os arquivos são marcados com diversos atributos, entre eles as permissões.
    Uma permissão, define quem pode ler (abrir), escrever (modificar) ou gravar (salvar) um arquivo.

    chmod +x ati-driver-installer-8.21.7-i386.run permite que o usuário comum execute (abra) o arquivo.

    Seria bom ter à mão um livro sobre comandos do Linux, para entender conhecer os comandos com mais facilidade.
    Também é possível teclar num terminal o comando 'man chmod' (sem aspas) que mostra o manual do comando com suas opções.

  6. #6

    Padrão Re: Instalar driver ATI

    Bem ja consegui fazer antes de vc postar mais de qualquer forma obrigado afinal era disso que tv precisando mas um cara me faou no vivaolinux...
    mas vlw....
    fuiiiiiiiiiiiiiiiiii