+ Responder ao Tópico



  1. #1
    flep
    Visitante

    Padrão Servidor com dois links diferentes (não é para balancear)

    Olá pessoal.

    O meu caso é um pouco diferente da maioria: aqui nos temos 2 links, um speedy e um virtua, e eles devem funcionar separadamente, pois um deles é específico para alguns usuários.
    Eu entrei a pouco tempo, e até agora estava tudo meio bagunçado, então vou dar um help pro pessoal arrumar isso.
    Se eu tiver um servidor linux, digamos com 3 interfaces ethernet, consigo fazer com que, eth0 = link 1, eth1 = link2 e na minha eth2, crio um alias e uso ela com dois IPs (digamos 10.0.0.1 e .2) e daí cada uma vai ser o gateway para cada link, conforme estiver setado o gateway nas estações elas sairão pelo link 1 ou 2.
    lembrando que nao preciso de nenhum controle, só quero saber se isso funciona e é a maneira mais simples de fazer.

    No aguardo... flep

  2. #2

    Padrão Re: Servidor com dois links diferentes (não é para balancear)

    VC vai primeiro subir os links para isso vai precisar de iproute2

    Lembre-se de 1 coisa importante quando vc faz isso nao exite rota padrao as duas rotas são padroes, depois disso feito é so marcar na tabela mangle no iptables "iptables -t mangle -fwmark --setmark" o destino de cada pacote por exemplo:

    todo mundo que vier com ip 10.168.1.120-140 marca para 15 e sai pelo virtua
    todo mundo que vier com ip 10.168.1.20-119 marca para 16 e sai pelo speedy

    Sinceramente essa é uma configuracao que vc vai ter que ir fazendo passo a passo e com muita paciencia visto que o iproute2 é bem chatinho de configurar.


  3. #3
    flep
    Visitante

    Padrão Re: Servidor com dois links diferentes (não é para balancear)

    Acho que nao expliquei direito...
    eu não preciso controlar os IPs que vem e daí definir por onde eles vão sair.
    A idéia é fazer isso da maneira mais simples.

    Hoje eu tenho aqui 2 servidores, 1 para cada link, e o gateway configurado nas estações de trabalho é que define por qual servidor/link eles vão navegar. A idéia é apenas colocar tudo em um único servidor. O controle de saída vai continuar sendo pelo gateway definido nas estações.

    Mais alguém?

  4. #4

    Padrão Re: Servidor com dois links diferentes (não é para balancear)

    Opa...

    Então, vai ter que usar iproute2 com marcação de pacotes sim...como o amigo explicou. No seu novo ambiente terá apenas um GW e o mesmo com marcação de pacotes irá redirecionar por qual link vai sair...

    t+

  5. #5
    flep
    Visitante

    Padrão Re: Servidor com dois links diferentes (não é para balancear)

    O problema disso é que muitas estações precisam alternar entre os links, pois temos um sistema de gerenciamento de um dos clientes que so funciona saindo pelo speedy, pois esta liberado apenas para este IP do speedy, mas depois as pessoas devem utilizar o virtua para a navegação normal. temos inclusive um VBScript na area de trabalho de cada um, que ao ser executado altera o GW da maquina, para facilitar a vida deles.

    Se eu controlar por faixa de IP, as pessoas vao ter que trocar seus IPs na hr de sair pelo speedy. Ok, posso fazer o VBScript fazer isso, mas não me parece algo muito funcional, pois vou ter que ter configurado no servidor 2 Ips invalidos configurado para cada maquina.

    Seria mais facil alterar o GW nas maquinas, e o servidor ter duas rotas, uma para cada GW.
    Mas pelo que parece vocês estão me dizendo que assim não da pra fazer... é isso mesmo???

  6. #6

    Padrão Re: Servidor com dois links diferentes (não é para balancear)

    Não. Não precisa trocar de IP coisa alguma...

    Pelo iproute2, você vai dizer qual tráfego sai por qual link sacou??? Por exemplo, você vai "dizer" que o tráfego da porta 80 sai pelo da virtua e o tráfego da porta X do teu sistema sai pelo Speedy. Voçê não vai trabalhar com balanceamento de link, e sim com redirecionamento de portas usando o iproute2

    t+

  7. #7
    flep
    Visitante

    Padrão Re: Servidor com dois links diferentes (não é para balancear)

    Hehehe, eu agradeço as respostas, mas parece que to escrevendo grego =P

    - Não quero redirecionar por protocolo
    - Não quero redirecionar por porta
    - Não quero redirecionar por IP da estação.

    Alguem conseguiu entender que eu só quero ter dois links no mesmo servidor, e que o GW setado nas ESTAÇÕES é que vai definir por QUAL link vai sair? Alguém pode por favor responder se ISTO E SOMENTE ISTO é possivel?

    Não quero saber se dá pra fazer uma faixa especifica sair por um, ou se da pra redirecionar uma porta, ou um serviço, porque NÃO É ISSO QUE PRECISO.

    Obrigado.

  8. #8

    Padrão Re: Servidor com dois links diferentes (não é para balancear)

    "NÃO !!! NÃO DÁ NÃO !!!!!! fui claro agora ????