+ Responder ao Tópico



  1. #1
    charlo
    Visitante

    Padrão Uma pequena ajuda para script de inicialização

    Olá gente, tudo bem?

    Eu sou novo no mundo linux e agora também novo no fórum e em scripts usando o bash do linux.

    Eu consegui fazer um script simples para inicializar um programa junto com o linux, foi relativamente fácil e legal.

    Consegui também de forma simples e pesquisando muito como colocar o mesmo script para que quando o linux fosse reiniciado ou desligado "matasse" esse mesmo programa que eu mandei iniciar. Já sei também que por default o linux já mata todos os programas, mas pelas dúvidas eu fiz e também fiz mais para exercício.

    Mas a única coisa simples que quero e é até mesmo uma besteira, mas eu gosto de estudar os detalhes e até mesmo o de embelezamento. Eu gostaria que dentro do script para inicializar e para desligar o programa surgisse a palavra verde DONE igual quando ligamos ou desligamos o linux e quando ele vai inicializando ele vai colocando no final da linha a palavra DONE em verde.

    Ou seja, no script poderia existir essa função para verificar o programa que está sendo executado e se fosse executado bem a palavra DONE verde apareceria no final da linha como qualquer serviço iniciado no Linux.

    E também no script para matar o serviço ele verificasse primeiro se o serviço realmente está inicializado daí sim se estiver ok ele escrevesse a palavra DONE verde no final da linha e se o programa não tivesse em execução informaria na tela que o programa não está sendo executado. Algo parecido com isso.

    OBS.: Claro que a palavra DONE pode ser outra, pode ser qualquer palavra como exemplo "FEITO" e a cor também poderia ser outra para indicar visualmente que foi um script que eu fiz e programei para ser inicializado e desligado conforme o boot e desligamento do Linux.

    Não ficaria legal, o que vocês acham?

    Alguém pode me dar uma simples ajuda sobre este assunto?
    Fico muito agradecido sobre qualquer ajuda.

    Valeu gente, esse fórum é demais!!!

    Charlo

  2. #2

    Padrão Re: Uma pequena ajuda para script de inicialização

    Hey amiguinho, como vai? Bem-vindo à comunidade!

    Então cara... na verdade tem esse link aqui que pode ter dar aquele gás. Tá bem exemplificado e simples de entender.

    http://www.slacklife.com.br/article.php?sid=1005



    Um abraço!

  3. #3

    Padrão Re: Uma pequena ajuda para script de inicialização

    Aqui tem uma ótima fonte, sobre shell.
    http://aurelio.net

    E sobre as cores:
    http://aurelio.net/shell/canivete.html#cores

  4. #4
    charlo
    Visitante

    Padrão Re: Uma pequena ajuda para script de inicialização

    Olá gente outra vez.

    Muito obrigado pela dica, funcionou bem.

    Agora só ficaria mesmo faltando a parte da palavra DONE em VERDE no final da linha quando o programa é executado com sucesso.

    Vocês sabem do que eu estou falando né? Quando o linux vai iniciando os serviços ele vai colocando a palavra DONE em VERDE no final da linha.

    É possível fazer o mesmo com um script?
    Alguém sabe?

    Obrigado mais uma vez pela ajuda. Linux reina, se não reina ainda com certeza reinará

    Charlo

  5. #5

    Padrão Re: Uma pequena ajuda para script de inicialização

    Tem que ser verde? hehehe

    echo -e "\e[32;1mDONE\e[m"

    Falou

  6. #6

    Padrão Re: Uma pequena ajuda para script de inicialização

    Amigo, seja bem vindo a comunidade.

    Não entendi realmente a necessidade disso, mas. Como voce disse, gosta de embelezamento....

    Bom... faça uma verificação para garantir que o script rodou com sucesso (fez o q tinha q fazer) antes de exibir a mensagem DONE (feito). ok!?
    E se não funcionou corretamente, exibira a mensagem [FAILED] ...

  7. #7
    T.J. Nogueira
    Visitante

    Padrão Re: Uma pequena ajuda para script de inicialização

    Oi cara. Eu tambem sou novo aqui. BEm .. acho que o que voce esta procurando pode ser resolvido dando uma olhada nos proprios Howtos do teu linux. Se nao me engano vem explcando como usar cores na shell em algum arquivo na pasta do HowTo. Vou verificar o nome do documento aqui e ja te passo ok.
    ABS

  8. #8
    T.J. Nogueira
    Visitante

    Padrão Re: Uma pequena ajuda para script de inicialização

    Olha camarada. Achei um endereco que vai te ajudar mais do que o Howto que eu tinha te dito.

    Da uma olhada:
    http://lantech.geekvenue.net/chuckti...302/index_html

    ABS