+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Richthofen
    Visitante

    Padrão adequar atributos DOWNLOAD UPLOAD e CLIENTE no freeradius + mysql

    Hau!

    Caros,

    Tenho funcionando perfeitamente em um slack 10.2 o pppoe-server e freeradius + mysql.
    Os usuarios sao autenticados sem problemas no SQL e consigo fazer a manutencao necessaria pelo DialUP-admin.
    Mas o que eu gostaria de fazer é implantar aquele esquema de bandlimit que tem no WIKI nesse link aqui:
    http://wiki.under-linux.org/index.ph...dius-bandlimit

    Se eu entendi certo de acordo com o nome do grupo que o usuario pertencer essa será a sua velocidade, certo?

    Pelo que eu entendi de acordo com a resposta do hunt3r eu terei que por os atributos DOWNLOAD UPLOAD e CLIENTE na tabela radgroupreply.
    Mas como fazer isso?

    E depois como proceder? Como criar grupos com aqueles nomes (cliente128k, empresa256k, etc) ?

    Tem como modificar o dialup-admin pra ele permitir eu criar os grupos com esses valores?

    E quanto àqueles scripts ip-up e ip-down que eu baixei e já estao executaveis, como saber que eles estao sendo chamados e executados pelo processo do pppd?

    Desculpe tantas duvidas, mas é que nessa parte de atributos sou ainda virgem e conto com a ajuda e explanacoes de vcs.

    Grato.

    Richthofen

    ----------------------------------------------------
    "All you people are Vampires!!! ---> by Arctic Monkeys

  2. #2
    Richthofen
    Visitante

    Padrão Re: adequar atributos DOWNLOAD UPLOAD e CLIENTE no freeradius + mysql

    Hau!


    respondendo pra mim mesmo:
    Consegui colocar os atributos. Foi só mudar o arquivo user_edit.attrs do dialup-admin e colocar lá as 2 linhas
    Download
    Upload
    E tb alterar o /etc/radiusclient/dictionary

    Nao usei a linha cliente por 2 razoes: naos vou bloquear portas e pq o radius tava dando erro com a opcao de cliente como integer (na solucao proposta)

    Mas agora falta só eu descobrir como é feito o processo para os arquivos /etc/ppp/ip-up e /etc/ppp/ip-down serem lidos e executados.

    Após a conexao OK do usuario no servidor eu dou um "iptalbes -L -t nat" mas nao tem nenhuma das regras que esses scripts que citei acima deveria criar. Nem as configs do TC.

    Alguma luz?


    Thnx



    -----------------------------------------------------
    "All you people are Vampires!!" --> by Arctic Monkeys

  3. #3
    Richthofen
    Visitante

    Padrão Re: adequar atributos DOWNLOAD UPLOAD e CLIENTE no freeradius + mysql

    voltei

    respondendo pra mim mesmo novamente :mrgreen:

    o pppd lê automaticamente os arquivos /etc/ppp/ip-up e ip-down e isso pode ser comprovado dando um tail -f /var/log/debug
    o problema era que eu nao tinha compilado o kernel SEM suporte a "mark" e "mangle" e esses scripts carregam esse modulo. Como nao existia no kernel entao dava erro e o script era cancelado e nada era mostrado.
    Agora tah 100% tudo. Pelo menos eu acho
    Vou fazer uns testes e qualquer coisa eu volto aqui.
    Pra falar comigo mesmo de novo.

    Flwz


    -----------------------------------------------------
    "All you people are Vampires!!" --> by Arctic Monkeys

  4. #4

    Padrão Re: adequar atributos DOWNLOAD UPLOAD e CLIENTE no freeradius + mysql

    Cara...que tópico interessante, o mesmo "perguntador" é o "respondedor"...HUhUHE...parabéns cara, você acertou tudo certinho e sozinho, e ainda ajudou a tirar dúvidas de um monte de gente!!

  5. #5
    Richthofen
    Visitante

    Padrão Re: adequar atributos DOWNLOAD UPLOAD e CLIENTE no freeradius + mysql

    Pois é.
    To fazendo um tutorial baseado nesse ae do bandlimit + pppoe depois publico aqui.
    Mas tem uma coisa que notei.
    Quando eu usava o PFSENSE como sendo o servidor de PPPoE / pppd ele informava o "Calling-Id" do usuario (o MAC address) na pagina de users online do dialup-admin e tb na parte de estatisca dos usuarios mostrando tb o motivo da desconexao (na maioria das vezes era User-Request)
    Mas agora notei que o pppd do linux nao informa mais esses atributos.
    Procurando no forum do freeradius vi uma dica dizendo pra atualizar o ppp para a ultima versao.
    Entao instalei o pppd-2.4.4b1 mas o pppoe parou de funcionar.
    Fui obrigado a voltar ao pppd proposto pelo howto.

    Alguem sabe como forcar o pppd do linux a informar o atirbuto de MAC Address e o motivo de desconexao?

    Flwz

    -----------------------------------------------------
    "All you people are Vampires!!" --> by Arctic Monkeys

  6. #6

    Padrão Re: adequar atributos DOWNLOAD UPLOAD e CLIENTE no freeradius + mysql

    Rapá, ai acho que complicou...o PFSENSE é no FreeBSD é?! Seguinte, acho que a forma mais fácil e rápida de vc tirar essa dúvida, seria mandando um e-mail pro próprio desenvolvedor do pppd e questionando ele sobre essa função do PFSENSE...quem sabe se não tiver sido implementada ainda no pppd ele vai lá, dá uma fuçada no source do PFSENSE e incorpora ao pppd...

  7. #7
    Richthofen
    Visitante

    Padrão Re: adequar atributos DOWNLOAD UPLOAD e CLIENTE no freeradius + mysql

    alguma luz?

  8. #8

    Padrão Re: adequar atributos DOWNLOAD UPLOAD e CLIENTE no freeradius + mysql

    Admin,

    Transfira para o forum de Linux.