+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DNS para rede interna

    Pessoal,

    Tenho uma lan house rodando servidor FC4, fazendo roteamento e com squid, utilizo speedy bussiness aqui e o servidor dns da telefonica é uma porcaria por aqui, queria criar um servidor bind para que minhas estacoes resolvesem nome la, agora estou com uma duvida: o bind irá armazenas os nomes resolvidos anteriormente em sua base de dados? como é possivel fazer isto?

    Obrigado
    Bruno Mancuso

  2. #2
    kr4mus
    Visitante

    Padrão Re: DNS para rede interna

    Boa tarde!

    Pelo que entendi sua pergunta é se ele vai armazenar as rotas dos sites que tem no seu DNS atual neh?
    Funciona assim:
    No momento que tu instala o bind e define ele como servidor DNS primário para as suas estações, ele está com a tabela de rotas pelada. Cada requisição para algum site ele vai buscar direto nos root servers. Uma vez achada a rota ela fica armazenada no cache. Mas nem esquenta que o máximo que vai acontecer é ele demorar uns 2 segundos para responder quando um site novo for chamado.

    Existe um outro tipo de DNS que é com forwards. Você só precisa editar o /etc/named.conf, descomentar a linha forwards e adicionar nela um servidor DNS externo, como um do terra 200.176.131.25, por exemplo.

    Com essa configuração, sempre que for solicitada uma página ao seu DNS ele vai primeiro consultar esse externo (que por ser público possui um cache bem maior). Caso este externo não funcione ele vai direto aos root servers. Bem redundante! rsrs

    Espero ter exclarecido suas dúvidas.

    Abraço,
    Marcus Burghardt

  3. #3