+ Responder ao Tópico



  1. #1
    oduvaldo
    Visitante

    Padrão monitoramento de rede

    Ola,
    qual o melhor para monitorar uma rede "nagios,ntop,cacti,mrtg,big brother,squid ou mrtg" ?
    caso alguem tenha manual de algum destes software favor disponibilizar.
    para saber o q e quem esta acessando e fazer bloqueios.

    estou usando linux conectiva 10

    desde agradeço qq ajuda



  2. #2

    Padrão Re: monitoramento de rede

    Vamos por partes e não misturemos alhos com bugalhos.

    Tanto ntop, cacti e mrtg são softwares de monitoramento de uso de rede, ponto.

    O cacti e o MRTG utilizam snmp para aquisição de dados, odendo ser usados também em roteadores, não apenas em computadores atuando como tal, sendo que o cacti é mais recomendado para este fim, uma vez que armazena os dados recebidos em um baco de dados, em vez de somente gerar gráficos como o mrtg.

    O ntop é uma outra categoria de softwares, que utilizam as bibliotecas do pcap (libpcap) para snifar o trafego que passa pela máquina (trafego dirigido a esta, trafego em broadcast ou todo o tráfego em redes montadas com HUB's) sendo da mesma categoria que o iptraf e o tcpdump, por exemplo.

    O squid não é um software de monitoramento, e sim um proxy-cache, que permite um aumento na performance da rede aramzenando págnas já vistas em disco, e gera um log das requisições que pode ser analizado e dar subsidios para saber o que trafega via HTTP na rede.

    Já o nagios é um sistema de monitoramento multi-uso, que costuma ser utilizado para verificação de parametros (tempo de acesso, funcionalidade de daemons) que precisa acessar um serviço nas máquinas monitoradas, que pode ser até o PING, mas não vai te dar informações mais gerais do uso da sua rede.

  3. #3
    ttjedi
    Visitante

    Padrão Re: monitoramento de rede

    Aqui no provedor eu uso o iptraf para monitorar a rede em tempo real de acesso,,, na minha opniao é o melhor que tem e super facil de entender e usar nem precisa de manuel.... haha

    Para ver mais detalhado o que foi usado e acessado na rede eu uso o squid+sarg.... que me gera relatorios de tudo que foi usado.....

    Valew!!!

  4. #4

    Padrão Re: monitoramento de rede


    Hey.

    Aqui na rede eu utilizo o Opennsm (monitoramento via snmp) com bons resultados.

  5. #5

    Padrão Re: monitoramento de rede

    opa, boa tarde!!!


    Galera, aqui estu usando o Dude, programa que a mikrotik esta disponibilizando para minitoramento da rede, olha eh um dos melhores que usei ateh hoje!!