+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteamento + VPN

    Olá pessoal, eu estou começando a utilizar VPN e estou utilizando o OpenVPN. A configuração foi tranquila e consegui estabelecer os túneis sem maiores problemas.

    A minha topologia de teste foi bem simples, contendo um PC linux sendo o nó master da VPN e outros dois se conectando a ele. Eu estou com uma dúvida pois eu não consegui fazer com que os dois computadores conectados na VPN se enxergarem, porém o computador master consegue fazer ping nos dois nós (normal até ai! hehehehe...)

    A configuração do OpenVPN do lado do cliente que eu fiz foi essa:

    Código :
    dev tun
    ifconfig 10.0.0.2 10.0.0.1
    remote 192.168.1.1
    cd /etc/openvpn
    secret chave
    port 5000
    user nobody
    group nobody
    comp-lzo
    ping 15
    verb 3

    A configuração do OpenVPN do lado master foi esse:

    Código :
    dev tun
    ifconfig 10.0.0.1 10.0.0.2
    cd /etc/openvpn
    secret chave
    persist-key
    persist-tun
    port 5000
    user nobody
    group daemon
    comp-lzo
    ping 15
    ping-restart 60
    verb 3

    O que eu mudei para o segundo cliente foi o parâmetro ifconfig
    Código :
    10.0.0.3 10.0.0.1
    .

    Eu gostaria de poder fazer com que todos os componentes da VPN se enxergarem, pois eu estou para fazer uma implementação com VPN com os nós distribuidos em diversas localidades e gostaria que fosse possivel essa comunicação, como se eles estivessem em uma WAN privada.

    Obrigado!! :-D

  2. #2

    Padrão Re: Roteamento + VPN

    O quê a gente deve entender por "enxergar"?

  3. #3

    Padrão Re: Roteamento + VPN

    Olá o que eu quis dizer com enxergar foi ter acesso completo, normal como se estivesse em uma "lan". Só que neste caso estaria usando as conexões da VPN. É possível fazer isso?

    Eu estava olhando algumas configurações e fiz algo assim:

    SERVIDOR
    Código :
    cd /etc/openvpn
    dev tun
     
    mode server
    tls-server
    tls-auth    keys/ta.key 0
    dh       keys/dh1024.pem
    ca       keys/ca.crt
    cert      keys/server.crt
    key       keys/server.key
     
    port 5001
     
    server 172.16.10.0 255.255.255.0
    ifconfig-pool-persist ipp.txt
     
    persist-key
    persist-tun
    client-to-client
     
    user nobody
    group daemon
     
    comp-lzo
    ping 15
    ping-restart 60
    verb 3

    CLIENTE
    Código :
    cd /etc/openvpn
    remote 192.168.1.1
    port 5001
    dev tun
     
    tls-client
    tls-auth    keys/ta.key 1
    ca       keys/ca.crt
    cert      keys/client1.crt
    key       keys/client1.key
     
    persist-key
    persist-tun
     
    user nobody
    group daemon
     
    comp-lzo
    ping 15
    ping-restart 60
    verb 3

    Essa seria somente a parte da VPN, eu imagino que eu teria que fazer agum trabalho com a tabela de roteamento do linux, ou ainda criar uma tabela de roteamento separada para a VPN.

    Obrigado!! :-D :wink:

  4. #4

    Padrão Re: Roteamento + VPN

    Bem, depende.

    Vamos supor que você queira utilizar SAMBA na sua rede para autenticar os micros da filial e da matriz. Como o SAMBA utiliza a pilha NetBIOS que, por sua vez, é cheia de broadcasts, você não vai conseguir, porque broadcasts não passam por roteadores (No caso, os seus servidores).

    Agora, se tu tentar mapear uma unidade de rede de uma rede para a outra, é pra funcionar caso os seus servidores SAMBA estejam aceitando conexões daquela rede.

    Veja bem, isso não é uma limitação da VPN (Embora várias implementações de VPN possuam problemas diversos com NAT), mas sim do protocolo. Olhando muito por cima no site do OpenVPN, parece que existe uma maneira, sim, de fazer funcionar isso o que você quer, mas eu nem fiquei olhando muito. Se tu der o trampo de implementar e colocar no wiki pra gente, a comunidade fica agradecida.


    Um grande abraço!

  5. #5

    Padrão Re: Roteamento + VPN

    Hummm entendo!! É existe esse caso dos roteadores...

    Bom o que eu realmente estou querendo fazer é o seguinte, eu vou ter servidores espalhados por vários paises e eu queria que somente o gerenciamento, por ssh ou web fosse feito pela VPN. Eu não vou ter nada como o SAMBA, no máximo um RADIUS para autenticar os usuários da VPN com um MySQL de base de dados.

    O acesso regular dos usuários seria feito pelo IP externo...

    Eu tambem vou implementar PPTP para que os usuários administradores possam acessar a rede de forma remota e mais segura. Dessa forma eu queria que pelo menos fosse possível o acesso de SSH e HTTP através da VPN!

    Depois que isso tudo estiver funcionando eu posso fazer um tutorial ou algo do tipo e colocar no wiki sem problemas!

    Um grande abraço e obrigado!

  6. #6

    Padrão Re: Roteamento + VPN

    Bem, nesse caso... é pra isso que VPN existe =).

  7. #7

    Padrão Re: Roteamento + VPN

    OK! Porém quando eu implementei da primeira forma utilizando o parâmetro "secret" eu não conseguia acessar o segundo host conectado a VPN...

    Agora eu estou tentando utilizar essa segunda forma de implementação que é utilizando os parametros "mode server" "tls-server" "tls-client", só que agora eu estou tendo uns problemas e não estou conseguindo estabelecer a VPN!

    Você sabe se está faltando algum parâmetro para a configuração ou eu estou gerando errado os certificados?

    Valeu!!

  8. #8
    Robson-PB
    Visitante

    Padrão Re: Roteamento + VPN

    :wink: Deixa eu criar um [OFF] dentro desse tópico!

    É que eu queria saber um site que explica aprofundado sobre VPN no Linux (em português).

    Agradeço a todos.