Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    salve, salve!!!!

    Bom dia galera under!!!

    Sou novo no mundo do Mikrotik, semana passada fiz um post aqui sobre balancemento entre 3 lins ADSL, consegui achar na net, um tutorial muito bom, e explica como fazer via winbox!!!

    vale a pena dar uma olhada, e se possivel comentem!!



  2. #2

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    Citação Postado originalmente por online
    salve, salve!!!!

    Bom dia galera under!!!

    Sou novo no mundo do Mikrotik, semana passada fiz um post aqui sobre balancemento entre 3 lins ADSL, consegui achar na net, um tutorial muito bom, e explica como fazer via winbox!!!

    vale a pena dar uma olhada, e se possivel comentem!!


    Parabens pelo tutorial aqui funcionou legal..

  3. #3

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    Na verdade, esse tutorial não faz balanceamento, e sim um roteamento baseado em Policy Routing, onde é definida qual classe de IP´s vai usar qual Link... Estou testanto um esquema de balanceamento que achei perfeito... Assim que eu aprovar eu posto uma versão traduzida aqui...

  4. #4

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    Bravo..... grande _AGM_

    Vejo que vc tem participado sempre do forum quando algo se refere ao balanceamento no Mk (Load Balance)o que prova seu grande empenho em melhorar esse sistema no MK.

    Parabéns..... !

    vou estar de prontidão .... esperando ae os resultados de sua experiência nova.
    Mas posta mesmo ... a comunidade vai agradecer ...

    Amigo ....
    Abraços !

  5. #5
    drlinuxap
    Visitante

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    isso ae não balanceamento de de carga e sim mutiplo gateway , entra 2 links mais com 2 gateway na saida. Voce pode por um cliente no gateway A e outro no gateway B ... ´

    Já balanceamento de carga entra 2 links e sai por apenas uma pota ( gateway )
    Porém tenho feito balance direto no MT com grande sucesso.

  6. #6

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    drlinux,

    Incorreto... Balanceamento de carga pode sim sair por mais de um gateway, mas no servidor e nem no cliente é preciso fazer nenhuma configuração de escolha da saída pois isso terá que ser feito pelo roteador/gateway da sua rede que enviará o pacote/conexão para um dos gateways escolhidos.

    O que nós tentamos implementar várias vezes é um sistema de balanceamento por conexão (já que por pacote é impossível) e mesmo assim ainda precisamos dizer que alguns serviços (MSN, VoIP, HTTPS) devem SEMPRE sair pela mesma rota para não dar confusão no retorno do pedido (caso mude a rota no meio da transação).

  7. #7

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    Pessoal,

    Tentem esse tutorial aeh e me digam o que vocês acharam... Achei ele no wiki do próprio Mikrotik...

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Improv...tiple_Gateways

    Ele funciona marcando as conexões... O MSN naum cai mais, mas outros serviços, como acesso a sites de bancos e afins, ainda é preciso especificar rota estática, mas já é um grande avanço... Eu implementei ele aqui e notei que é muito mais confiável e estável que o balanceamento feito apenas adicionando dois gateways, pois distribui melhor as conexões... Por exemplo, tenho 3 links no mesmo MK, e quando uso algum gerenciador de downloads fazendo diversas conexões, na maioria das vezes o download caía quando (travava) quando o gerenciador usasse mais de uma rota... Isso já não acontece nesse tutorial, pois fiz vários downloads de diversas fontes, e em todos os downloads usei os 3 links, e ficou muito estável, não travando o download em momento algum...

    Teste aeh e usem, depois postem seus comentários, ok???

    A propósito, onde posso encontrar uma relação de IP´s de sites que precisam de rotas estáticas??? Posso sugerir a criação de um Wiki, ou mesmo um tópico fixo para colocarmos esses IP´s????

    Valew...

  8. #8
    drlinuxap
    Visitante

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    Sim, eu sei que pode sair por mais de 1 gateway mais esse tutorial ae não é balanço de carga, meus balanços entra 2 ou 3 links e sai tudo por 1 unico gateway se 1 link cai os outros continua o serviço. no caso desse tutorial não, pois se o link B cair ( Gateway 2 ) só o pessoal do Link A ( gateway1 ) irá navegar . foi isso que comentei.

  9. #9

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    AGM,

    Interessante a idéia do tutorial... Ele marca os pacotes/conexões completas e direciona...

    drlinux,

    Ok...

    E como tu faz isso?

  10. #10

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    Nataniel .....
    A pergunta ao drlinux:
    E como tu faz isso ?
    Acho que deveria ser substituida por :
    E por quanto tu faz isso ?

    hehehehehehehehe

    É Mas fácil o criador do Mk postar ae ......


  11. #11

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    rps,

    Realmente por quanto faz seria interessante para ele mas, como estamos em um fórum de ajuda mútua, nada mais lógico que dizer, nem que seja em anagramas, como ele fez isso... Veja algumas mensagens do PatrickBrandao, ele faz uns anagramas que pelo amor de Deus, é quase impossível de resolver... Mas, se tiver um pouco de vontade, com a "idéia" já se chega perto do resultado, o resto é estudar...

  12. #12

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    Segui esse tutorial (o primeiro em DOC) que define rotas para determinado rede ou ips, mas nao funcionou nao...

    Como fiz:
    no Mangle, aplico PreRouting ao ip do cliente. Em Action se especificar LOG ele gera o log e mostra nas estatisticas, mas ao escolhr MARK Routing e abaixo dando um nome 'b', ele já nao gera dados nas estatisticas. (se escolher MARK Pacotes ou MARK Conections) até gera dados.

    No Routes, aplico a regra com destino a 0.0.0.0, gateway do ADSL, e escolho a Mark 'b' e simplesmente não navega nesse cliente.


    Mangle
    5 ;;; b
    chain=prerouting src-address=192.168.99.17 action=mark-routing
    new-routing-mark=b passthrough=no


    Route

    26 A S 0.0.0.0/0 r 10.1.1.1 ADSL

    Obs.: no Print do terminal, nao aparece o Routing Mark para b, mas no modo grafico do winbox sim.


  13. #13

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    Como sou teimoso, tentei agora esse outro wiki apresentado.
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Improv...tiple_Gateways

    Até ai tudo bem... Mas aqui continua caindo o MSN... Acredito que precisa saber as portas, e direcionar para tal link.
    e o mesmo com os bancos...

    Alguém tem alguma informação adicional sobre esse detalhe dos bancos e do msn?

  14. #14

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    Ainda sobre esse último wiki, tem alguma coisa curiosa que não descobri como resolver.

    recebo em 2 entradas, e disponibilizo uma faixa invalida aos clientes e para outras preciso encaminhar ip's validos.
    Aplicando as regras acima à interface de saida (sai tanto a os validos e invalidos por essa interface), os clientes invalidos funcionam normalmente (com um traceroute observo que as rotas mudam aleatoriamente) e portanto está utilizando os 2 links.

    Acontece que ao aplicar essas regras, os clientes com ip's validos demoram para acessar alguns sites (alguns nem acessam). Quando dou um traceroute demora para achar o caminho.

    Não consigo entender logicamente porque ocorre esse problema.

  15. #15

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    Citação Postado originalmente por Liandro Paulo Carniel
    Ainda sobre esse último wiki, tem alguma coisa curiosa que não descobri como resolver.

    recebo em 2 entradas, e disponibilizo uma faixa invalida aos clientes e para outras preciso encaminhar ip's validos.
    Aplicando as regras acima à interface de saida (sai tanto a os validos e invalidos por essa interface), os clientes invalidos funcionam normalmente (com um traceroute observo que as rotas mudam aleatoriamente) e portanto está utilizando os 2 links.

    Acontece que ao aplicar essas regras, os clientes com ip's validos demoram para acessar alguns sites (alguns nem acessam). Quando dou um traceroute demora para achar o caminho.

    Não consigo entender logicamente porque ocorre esse problema.
    Verifique se você está fazendo masquerade nos IP´s válidos também, o que não é premitido... Você também precisa, em cada regra de mark connection, em IP / Firewall / Mangle, excluir a sua faixa de IP´s válidos do balanceamento, colocando a rede em DST-ADDRESS com um "!" na frente... Obviamente, em IP / ROUTE, vc deverá especificar o gateway para a rede dessesseus IP´s válidos aeh...

  16. #16

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    Citação Postado originalmente por Liandro Paulo Carniel
    Como sou teimoso, tentei agora esse outro wiki apresentado.
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Improv...tiple_Gateways

    Até ai tudo bem... Mas aqui continua caindo o MSN... Acredito que precisa saber as portas, e direcionar para tal link.
    e o mesmo com os bancos...

    Alguém tem alguma informação adicional sobre esse detalhe dos bancos e do msn?
    Liandro,

    Continua com o problema depois que te passei os dados sobre MSN e bancos pelo msn?

  17. #17

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    Não tenho a absoluta certeza, pois não pude testar nos clientes, mas se em um dia todo ninguém ligou reclamando, é bom sinal...

    Aproveitando o tópico vamos emendar.
    Defini as regras para a Interface1, e inclusive a faixa de ip´s 192.168.55.0 (está funcionando normal)
    Estou querendo fazer o mesmo para a Interface2 que tem outra faixa de ip´s.

    Tentei criando novo mangle e dando os mesmos nomes (even e odd) e não funcionou.
    Tentei criando novo mangle e dando os mesmos nomes (even2 e odd2) e não funcionou, mesmo com novo NAT e novas rotas.

    Alguma dica para isso?




  18. #18

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    Liandro,

    Tu queres que duas interfaces de saída (clientes) possam ser usadas para seu balanceamento? Se é isso é apenas questão de direcionar corretamente as regras. Leia com mais atenção o script que tu vai entender... Dá uma lida no tutorial do MANGLE do Mikrotik.

  19. #19

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    Gostaria de saber se este link que vc passarão funciona com autenticação pppoe e se tem que mudar alguma coisa no firewall ou mesmo no pppoe e tbm no queue

    esta imagem e da minha configuração do queue http://www.atenassys.com.br/mikrotik/queue.jpg

  20. #20

    Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

    Acredito que não deva influenciar a maneira que vc tem (autenticado ou não).
    Essas regras atuam mais em cima do Mangle (marcando a conexao) e nas rotas..

    Mas para quem já usa essas regras por mais tempo, vejam se já tiveram algum problema semelhante.
    Um único usuário reclamou que nao conseguia navegar.
    Meu técnico foi até o cliente, e realmente nem pingava para hosts externos, e nao nevegava.
    Acessou o winbox e desativou as regras do Mangle e voltou a navegar sem problemas. Fez varias vezes esse teste e percebeu essa dificuldade.
    Se testarmos através de clientes (logando no servidor linux do cliente), não há qualquer problema. Funciona sempre bem.

    Alguém já percebeu algo do gënero? Se persistir o problema somente para ele, posso colocar outro mangle exclusivo dele, mas que é curioso, isso é.

    Obs: Não sei se importa, mas para informar o cliente AP Edimax, e fica a 100m do meu ponto de distribuição da sua rede.