+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual o melhor RAID a ser feito com 03 discos ?

    Fala galera

    To com uma dúvida aqui, sobre qual o melhor RAID a ser feito com 03 discos 72GB, via SOFTWARE.

    RAID 1 ? mas espelhar 3 discos é meio disperdício não ?

    Estive pensando em fazer RAID 0 em 02 discos e RAID 1 com algumas particões no outro HD, mas isso não resolveria meu problema no caso de falha na partição do SISTEMA OPERACIONAL, no caso, só teria segurança para os dados.

    Obrigao pela atenção e TODAS sugestões serão MUITO BEM VINDAS :-D

  2. #2
    _Luiz
    Visitante

    Padrão Re: Qual o melhor RAID a ser feito com 03 discos ?

    Fala aí Márcio!

    Então kra,, no caso de você estar utilizando 3 discos (ou mais) na sua máquina a melhor opção sem dúvida nenhuma é utilizar um RAID5, utlizando ele você vai evitar o desperdício de disco e ainda por cima vai garantir a integridade dos seus dados com muito mais velocidade do que se fosse em um RAID1.

    No caso da queima de um dos discos, você substitui ele por um novo (se seu equipamento suportar HotSwap você não precisa nem desligar a máquina...hehehe), manda sincronizar os dados e pronto! Seu sistema funcionando normalmente...

    Espero ter ajudado!

    Falou!

  3. #3

    Padrão Re: Qual o melhor RAID a ser feito com 03 discos ?

    Hum... ok

    Então é o seguinte...

    3x72GB = 216GB - 72GB (Usado na paridade), vou ter uma unidade de 144GB ?

    Correto ?

    Aproveitando... com relação a SWAP, devo criar tres partições iguais, e montar o RAID nelas também ?

    Muito obrigado

  4. #4
    _Luiz
    Visitante

    Padrão Re: Qual o melhor RAID a ser feito com 03 discos ?

    Bom,,, na realidade você precisa de uma partição Swap que já vai ser implementada com o RAID pronto.... então não é necessária a utilização de 3 partições e sim um volume formatado como swap....
    Depois de criado o array, é só trabalhar em cima de volumes assim como você trabalharia com partições...

    Exemplo:

    Tenho um Slackware rodando como storage de dados com RAID 5 implementado com os seguintes volumes:
    - /boot
    - /
    - /usr
    - /home
    - /srv
    - Swap

    Abaixo desse RAID eu estou com 5 discos...

  5. #5

    Padrão Re: Qual o melhor RAID a ser feito com 03 discos ?

    Hum.. acho que não me expressei direito...
    Digo eu preciso criar uma partição SWAP em cada uma das unidades, para depois criar o RAID para elas ?

    sda1: 4GB = SWAP
    sdb1: 4GB = SWAP
    sdc1: 4GB = SWAP

    Montando o RAID 5 ficariam:
    /dev/md0: 8GB = SWAP

    Correto ?

  6. #6
    alvaromo
    Visitante

    Padrão Re: Qual o melhor RAID a ser feito com 03 discos ?

    O melhor RAID depende de qual aplicação você vai dar a sua máquina. Por exemplo, se esta máquina for um servidor de BD, creio que não compensa implementar RAID5 por software, pois o BD vai sofrer perda de performance. E neste caso, o recomendável seria RAID1 em dois e deixar o 3 como reserva.

  7. #7

    Padrão Re: Qual o melhor RAID a ser feito com 03 discos ?

    Boa discussão quanto ao melhor nível de RAID eim, a única observação da minha parte e que eu particularmente não faria o swap em raid, redundância em swap pra mim é desnecessário, o resto vai depender das aplicações que vai rodar no server, ultimamente o mais usado é o nivel 5, no link abaixo segue um descritivo dos niveis de raid, pode ser util para determinar qual é o melhor no seu caso.

    http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=104

    Abraços.

  8. #8

    Padrão Re: Qual o melhor RAID a ser feito com 03 discos ?

    Olá!

    Na minha opinião, se vc puder, faça um RAID 5 por hardware. É mais seguro e mais rápido que o RAID por software.

    []'s
    Cléoson.

  9. #9

    Padrão Re: Qual o melhor RAID a ser feito com 03 discos ?

    Bom, a aplicação crítica nessa máquina vai ser o Oracle, que terá umas 6 ou 7 instâncias diferentes.

    E seguindo as opiniões, ficou da seguinte maneira:

    /dev/md0 - 4GB - SWAP
    /dev/md1 - 11.6GB - /
    /dev/md2 - 20GB - /backup
    /dev/md3 - 10GB - /cvs
    /dev/md4 - 20GB - /home
    /dev/md5 - 50GB - /oracle
    /dev/md6 - 23.6GB - /samba

    Agora to encontrando uma outra dificuldade, quanto a instalação do boot loader(GRUB), diz que só pode ser instalado em um RAID 1.
    Pra resolver isso vou tentar criar uma partição /boot e ver no que dá.

    Ainda com relação à SWAP, criei uma partição de 2GB, em cada disco, e no RAID ficou com 4GB e ninguém deu uma opinião sobre isso se está certo ou errado e to em dúvida ainda.

    Quanto a forma do RAID, sempre fiz por hardware, o que é bem melhor mesmo, mas nessa máquina vai ter que ser por software.

  10. #10

    Padrão Re: Qual o melhor RAID a ser feito com 03 discos ?

    Bom galera

    Complicou pro meu lado...

    Depois que eu crio os RAIDs, formato... instalo os pacotes o sistema não dá boot, após a primeira etapa da instalação :|
    Estou instalando o SuSE Enterprise Server 9.0, e criando tudo (partições, raid) pelo instalador dele, o YAST.

    Se eu criar uma partição /boot, ou não... se eu não mandar instalar um gerenciador de boot, tenho sempre o mesmo
    problema.

    Na hora de instalar algum gerenciador, eu devo instalá-lo em que dispositivo ?

    MBR do /dev/sda ?
    MRB do /dev/md0 ?
    Partição /boot em /dev/sda ?

    Sério mesmo, esse negócio tá froid...

    Valeu