+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor DNS muito fácil, será q é só isso?

    Oi,
    estou entrando no mundo dos servidores linux e estou achando tudo muito fácil e por isso achei estranho, montei um servidor dhcp e um dns, estou usando o Debian Sarge 3.1, bom é o seguinte:
    Instalei o dhcp3 e a única coisa q fiz foi atribuir um ip fixo à placa de rede onde está instalado o servidor dhcp e ai a pergunta - a placa de rede do servidor dhcp tem q ter um ip fixo ou pode tb pegar o ip automaticamente? - fora essa dúvida só foi reiniciar o pc e pronto testei com WXP e ele pegou um ip automaticamente; com relação ao servidor dns só instalei o bind e pronto, a única mudança foi ir ao arquivo resolv.conf e adicionar o nameserver e colocar o mesmo ip do pc onde está instalado o servidor, reiniciei pronto, tb testei no WXP e funcionou, eu não fiz praticamente nada, e é por isso q estou achando estranho, vejo tantos tópicos falando sobre a configuração desses servidores, erro pra cá, erro pra lá e comigo de 1ª funcionou, existe mais alguma configuração q possa se fazer no dns e dhcp fora do padrão ou é assim mesmo?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Servidor DNS muito fácil, será q é só isso?

    Acho q postei a mesma mensagem no forum errado;

    Bom, mas vamos lá,

    estou entrando no mundo dos servidores linux e estou achando tudo muito fácil e por isso achei estranho, montei um servidor dhcp e um dns, estou usando o Debian Sarge 3.1, bom é o seguinte:
    Instalei o dhcp3 e a única coisa q fiz foi atribuir um ip fixo à placa de rede onde está instalado o servidor dhcp e ai a pergunta - a placa de rede do servidor dhcp tem q ter um ip fixo ou pode tb pegar o ip automaticamente? - fora essa dúvida só foi reiniciar o pc e pronto testei com WXP e ele pegou um ip automaticamente; com relação ao servidor dns só instalei o bind e pronto, a única mudança foi ir ao arquivo resolv.conf e adicionar o nameserver e colocar o mesmo ip do pc onde está instalado o servidor, reiniciei pronto, tb testei no WXP e funcionou, eu não fiz praticamente nada, e é por isso q estou achando estranho, vejo tantos tópicos falando sobre a configuração desses servidores, erro pra cá, erro pra lá e comigo de 1ª funcionou, existe mais alguma configuração q possa se fazer no dns e dhcp fora do padrão ou é assim mesmo?

    Obrigado.

  3. #3

    Padrão Re: Servidor DNS muito fácil, será q é só isso?

    Bom... vamos por partes...
    1. IP de servidor TEM que ser fixo, senão fica complicado dos clientes acha-lo, não é verdade ???
    2. A instalação do Linux não é complicada, o que ocorre com certa freqüência é que falta algum pacote ou dá erro em alguma parte da instalação anterior e depois complica para arrumar, mas não é para ser difícil mesmo...
    Também já fiz algumas instalações e o linux identificou até a rede interna, saiu se autoconfigurando e eu dei next, next, finish... OK, nem sempre é tão fácil, mas, se você instalou e o computador conseguiu um IP, é por que funcionou...
    Outra coisa é configurar o servidor, isto é, deixa-lo com cara de servidor, é fácil instalar um squid, mas não é táo simples configura-lo para se tornar seguro...

  4. #4
    mhp
    Visitante

    Padrão Re: Servidor DNS muito fácil, será q é só isso?

    Hahaha, é a primeira vez que ouço um novato dizer que é fácil :-)
    Bem, falando sério, quase tudo na Debian funciona "out of the box", pelo menos para as aplicações mais elementares. Mesmo para configurações mais complexas, é só seguir a política Debian e pesquisar documentação específica para a distribuição, ou seja, não inventar nem sair aplicando tudo que é tutorial que aparece, que sua vida de admin será quase um mar de rosas. Procure sempre usar os pacotes da distribuição instalada, evitando macular o sistema com pacotes estranhos. A Debian tem programas para praticamente tudo, eu acho que é a mais completa (são quase 20000 pacotes). Se não tiver outro jeito, compile o .deb a partir da fonte ou, no mínimo, use as ferramentas que o Debian oferece para fazer a conversão, como o Alien, por exemplo.
    Com relação à sua pergunta, eu nunca fiz um servidor com IP dinâmico, deve ser possível, e se alguém souber como, junte-se a nós.

  5. #5

    Padrão Re: Servidor DNS muito fácil, será q é só isso?

    Valeu Marcio

    e falando nisso vc tem algum tutorial de configuração do squid q possa ser aplicado no debian?

    Obrigado