+ Responder ao Tópico



  1. #1
    fdalvi
    Visitante

    Padrão Servidor de impressao no Linux

    :-o Estou precisando de um servidor de impressao, e gostaria de saber se com o linux eu consigo resolver este problema. Existe alguma distribuicao que alem de ser servidor ele controle as impressoras. Ex: Controlar pagina impressas por usuarios, cotas de impressao, etc...

    Se alguem sabe de alguma coisa que me ajude?

    Agradeço...

  2. #2

    Padrão Re: Servidor de impressao no Linux

    Hummmm, servidores de impressão são peculiarmente chatos de se montar. Qual você vai utilizar depende muito das impressoras que você tem na rede, os programas que você vai utilizar, os clientes, se tem impressora na rede ou não... mas genericamente falando eu recomendo fortemente o CUPS.

    Agora... para este tipo de controle que você quer, só utilizando drivers postscript. Se você utilizar drivers RAW, esquece de saber quantas páginas seus usuários têm imprimido.


    Abraços!

  3. #3
    gsteixei
    Visitante

    Padrão Re: Servidor de impressao no Linux

    O servidor mais facil de montar sem duvida é o CUPS, vc nao vai ter muitas dificuldades, agora a questao das cotas, vc pode dar uma olhada nisso aqui http://www.ib.unicamp.br/ibquota/ , eu ja tentei usar ele algumas vezes, mas nao deu certo e por falta de tempo nao fui mais atras :-P Mas até onde eu sei, funciona.
    Qualquer de uma procurada no google sobre o CUPS, ou abra no KDE o "Gerenciador de Impressao" ali é bem facil criar impressoras, filas, etc.
    Se tiver alguma duvida, posta aqui.