+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Help! Problemas com Zinwell G120 Plus

    Tenho lido muitos tópicos no fórum sobre a utilização de amplificadores... e percebi que na maioria dos casos não são bem vindos...
    Entretanto vai a situação real:

    Meu equipamento:
    - 1 zinwell g120 plus (AP) Banda B 250 mw canal 5
    - torre 35 mts altura
    - antena omni 15 dbi homologada
    - servidor Linux
    - Distância entre o AP e a Antena com cabo RGC +- 4mts

    Ambiente Geral:
    - 4 provedores
    - provedor A no canal 8 com amp. de 1 w
    - provedor B no canal 1 com amp. de 1 w
    - os outros C e D no canal 1 e 11 não tenho informações sobre o uso de amplificadores.

    Problemas:
    - ao fechar um enlace de aprox. 2,5 km sinal fica no máximo em 40
    - ping com valores que variam entre 6ms e 30 ms
    - perda de pacotes constantes que não permitem nem sequer a entrada na interface no ap da torre
    - cliente foi testado utilizando outro ap EDIMAX (situação 1) e uma placa Marvell (situação 2)
    - em ambas as situações, a antena foi uma grade 24 dbi

    Resumidamente, alguém poderia me dizer qual o problema... ou tentar ajudar na solução do mesmo? Será que deverei utilizar um amplificador?

  2. #2

    Padrão Re: Help! Problemas com Zinwell G120 Plus

    Cara, você já tentou trocar de canal? também tem outro detalhe...quantos clientes vc já tem pendurado nesse Zinwell + Omni ?

    Bom, se vc não estiver colocando muitos clientes (acima de 15) ness Zinwell, a solução mesmo é ir trocando de canal...

    Outro detalhe, se for possível, tenta atualizar o Firmware dele pra última versão (1.3.x)...você encontra em:

    http://www.zinwell.com.br/Produtos/W...0-v1.3.0.1.zip

    Tem que ver também como vc tá fazendo no cliente...se tá usando muito cabo (entre a placa e a antena)...Pra você ter uma idéia, eu tenho links perfeitos com sinal de até 20%, sem perdas de pacotes e com banda de 256 Kbits passando na boa...Um sinal de 40 é bom, garante uma boa banda....

    Parece que o teu problema realmente é interferência...

  3. #3

    Padrão Re: Help! Problemas com Zinwell G120 Plus

    Bom... só pra adiantar.... ainda não tem ninguem pendurado...

    Quanto a mudança de canal... blz... mas qual devo utilizar???


  4. #4

    Padrão Re: Help! Problemas com Zinwell G120 Plus

    Não tem um canal certo pra eu te dizer...o que vc deve fazer é ir tentando os canais, por exemplo, coloca no 1 e manda um ping pro cliente, ai você vê a latência e se tem perda de pacotes ou não...

    De acordo como for se comportando, você vai trocando de canais...

  5. #5

    Padrão Re: Help! Problemas com Zinwell G120 Plus

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    Cara, você já tentou trocar de canal? também tem outro detalhe...quantos clientes vc já tem pendurado nesse Zinwell + Omni ?

    Bom, se vc não estiver colocando muitos clientes (acima de 15) ness Zinwell, a solução mesmo é ir trocando de canal...

    Outro detalhe, se for possível, tenta atualizar o Firmware dele pra última versão (1.3.x)...você encontra em:

    http://www.zinwell.com.br/Produtos/W...0-v1.3.0.1.zip

    Tem que ver também como vc tá fazendo no cliente...se tá usando muito cabo (entre a placa e a antena)...Pra você ter uma idéia, eu tenho links perfeitos com sinal de até 20%, sem perdas de pacotes e com banda de 256 Kbits passando na boa...Um sinal de 40 é bom, garante uma boa banda....

    Parece que o teu problema realmente é interferência...

    Interessante roney seguindo sua dica... eu botei esse bixo aqui e ta blz... agora tenho um cliente que ta com um sinal de 65-90 3km e ta caindo. to para trocar a atena e botar uma aquarios... outro cliente que tambem botei este radio ta dando acredite 85% a 100% a 3km este ta filet. todos os dois com visada comprometida com arvores... Mais estes zinwelll são bons.. to gostando dele, minha unica critica e a falta do "wathdog" que renicia o equipamento se nao responder a um determinado ip.

    Falou!!






  6. #6

    Padrão Re: Help! Problemas com Zinwell G120 Plus


    O watchdog pode ser resolvido colocando a licenca nele, o bom seria se o firmware original fizesse isso tambem, ai iria ser show de bola.

  7. #7

    Padrão Re: Help! Problemas com Zinwell G120 Plus

    É cara, eu vou te falar...eu gosto muito desses rádios...pra mim são os MELHORES em custo benefício (e bote benefício)...

    Com eles o Gerenciamento da rede fica quase completo...realmente, falta um watchdog nele...mas eu implemento isso no meu Server...

    Tipo, ele tem acesso via SSH né? então, eu fiz um script que monitora alguns clientes..se cair, reinicia o AP (Zinwell)...Eu uso o "sshpass" pra conectar automaticamente via ssh e dar o reboot...

  8. #8

    Padrão Re: Help! Problemas com Zinwell G120 Plus

    Po legal, tem como voce passar esse script ai?

  9. #9

    Padrão Re: Help! Problemas com Zinwell G120 Plus

    while :

    do

    ping -c "IP DO CLIENTE 1"

    if [ $? = 1 ]; then

    ping -c "IP DO CLIENTE 2"

    if [ $? = 1 ]; then
    sshpass -p "SENHA" ssh root@"IP DO AP" reboot
    echo "AP XXX Reiniciado em $(date)" >> /var/log/rebootAP.log
    sleep 120
    fi

    fi

    sleep 5

    done

    EXPLICANDO: Esse script fica em loop infinito, fazendo testes de ping em dois clientes (que estão conectados ao AP que você está monitorando). Caso ele não pingue no primeiro cliente, ele vai tentar pingar no segundo. Ai sim, se ele não pingar no segundo, ele vai mandar o comando de reboot ao AP. Depois que ele dá o reboot no AP, ele espera 120 segundos (que é um pouco a mais que o tempo necessário para o Zinwell rebootar e voltar a ativa) e depois volta a fazer os testes de ping. Caso tudo esteja correto, ou seja, os clientes estejam no ar, ele espera 5 segundos (sleep 5) para fazer a checagem de novo.

    Como esse script roda em loop infinito, eu executo ele jogando-o pra background, assim:

    ./script > /dev/null 2>&1

    Você pode colocar o comando no /etc/rc.d/rc.local para executar na inicialização do servidor.

    Note que é necessário o programa sshpass.

    Tutorial pra instalar ele:

    http://wiki.under-linux.org/index.ph...elnet/sshspass

    Espero que tenha ajudado. Falows.

  10. #10

    Padrão Re: Help! Problemas com Zinwell G120 Plus

    Beleza. Vou usar isso nos aps que nao tenho licenca com watchdog.
    O unico problemas é se travar a lan , ai já era mesmo....
    Brigadão...
    TG

  11. #11

    Padrão Re: Help! Problemas com Zinwell G120 Plus

    Mas cara, eu te asseguro, a LAN num trava nem a PAU...Pode ficar lento pra caramba, pode dar uns pings de 3000 milisegundos na lan, mas travar num trava naum

  12. #12

    Padrão Re: Help! Problemas com Zinwell G120 Plus

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    while :

    do

    ping -c "IP DO CLIENTE 1"

    if [ $? = 1 ]; then

    ping -c "IP DO CLIENTE 2"

    if [ $? = 1 ]; then
    sshpass -p "SENHA" ssh root@"IP DO AP" reboot
    echo "AP XXX Reiniciado em $(date)" >> /var/log/rebootAP.log
    sleep 120
    fi

    fi

    sleep 5

    done

    EXPLICANDO: Esse script fica em loop infinito, fazendo testes de ping em dois clientes (que estão conectados ao AP que você está monitorando). Caso ele não pingue no primeiro cliente, ele vai tentar pingar no segundo. Ai sim, se ele não pingar no segundo, ele vai mandar o comando de reboot ao AP. Depois que ele dá o reboot no AP, ele espera 120 segundos (que é um pouco a mais que o tempo necessário para o Zinwell rebootar e voltar a ativa) e depois volta a fazer os testes de ping. Caso tudo esteja correto, ou seja, os clientes estejam no ar, ele espera 5 segundos (sleep 5) para fazer a checagem de novo.

    Como esse script roda em loop infinito, eu executo ele jogando-o pra background, assim:

    ./script > /dev/null 2>&1

    Você pode colocar o comando no /etc/rc.d/rc.local para executar na inicialização do servidor.

    Note que é necessário o programa sshpass.

    Tutorial pra instalar ele:

    http://wiki.under-linux.org/index.ph...elnet/sshspass

    Espero que tenha ajudado. Falows.
    Se dar certo se eu ja tiver conectado alguma vez no zinwell e te dado YES na pergunta.

    The authenticity of host '192.168.20.253 (192.168.20.253)' can't be established.
    RSA key fingerprint is 81:65:be:e7:27:47:dc:06:2a:ad:d7:dd:be:f5:db:08.
    Are you sure you want to continue connecting (yes/no)?


    Tem como colocar esse yes automatico nao?

    Vlw

  13. #13

    Padrão Re: Help! Problemas com Zinwell G120 Plus

    Cara tente usar os canais 1, 6 ou 11, inverter a polaridade das antenas e colocar ela na vertical fando um H, isso deve resolver.