+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Velocidade de enlace usando Atheros AR5212

    Pessoal,

    Mais uma vez venho eu aqui com meus problemas de ordem "espírita". Tenho dois enlaces saindo de um POP central para dois POPs remotos. Esses enlaces estão sendo feitos usando Atheros AR5212 em modo 802.11a (abaixo tem as imagens). O que acontece é que no teste de througput do StarOS aparece a velocidade de 5000 KB/s e quando eu ligo um notebook diretamente na rede do StarOS e tento baixar um arquivo qualquer da minha rede (sem controle de tráfego) a velocidade não passa de 250 KB/s (menos de 2 Mbps de velocidade).

    Fiz um teste usando dois Ovislink WL5460 em modo 802.11g e consegui baixar o mesmo arquivo a 1300 KB/s ( quase 9 Mbps).

    Abaixo estão as imagens de configuração do StarOS no POP principal e em seguida a imagem da configuração remota.

    [img=http://img87.imageshack.us/img87/1696/elj2iq.th.gif]
    Configuração no POP principal (ELJ)

    [img=http://img103.imageshack.us/img103/6163/ems5mh.th.gif]
    Configuração no POP remoto (EMS)

    [img=http://img111.imageshack.us/img111/2399/sinal5te.gif]
    O nível de sinal que aparece da conexão no EMS ao ELJ

    O ELJ está em modo 802.11a AP
    O EMS está em modo 802.11a Client

    A velocidade de 18 Mbps teoricamente me daria algo em torno de 5~6 Mbps de throughput (testei com Ovislink WL5460 em modo 802.11g, dentro de laboratório, e deu essa velocidade usando eles em modo AP/Client com APRouter NG 5.3).

    Se alguem souber o que posso fazer eu agradeço.

    Vou testar o MK em laboratório para ver como se comporta. Caso seja necessário migrarei minha rede para MK.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Velocidade de enlace usando Atheros AR5212

    Nataniel, existe alguma outra rede em 802.11a nessa região? Caso exista qual o equipamento utilizado? Se existirem CPEs teramax (23 dbm) com sinal interferindo nesse PtP esquece... vai ficar uma droga.

    A imagem do nivel do sinal não carregou... quanto está mostrando?

  3. #3

    Padrão Re: Velocidade de enlace usando Atheros AR5212

    sergio,

    Mostra 33 dB SNR e -66 de Signal level.

    Não existe nada em 5.8Ghz que eu conheça. Já varri as redes usando o StarOS e nada apareceu.

  4. #4

    Padrão Re: Velocidade de enlace usando Atheros AR5212

    Nataniel, vc ja tentou utilizar a versão beta 2.11 ? Ao que parece existem um problema utilizando cartões Atheros com a versao estavel.
    De uma olhada no forum oficiail..

    Boa Sorte.


  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Velocidade de enlace usando Atheros AR5212

    Nataniel, não sei o que poderia ser... Aqui eu tive problemas nesse sentido, mas foi por conta de um Teramax e uns Alvarion que ligaram quase em cima do meu PtP :x

    Tente usar a versão que o kmsilencer falou, pois vi que tem umas features a mais para atheros. No post do dsss mostra como fazer o download e ajustes em um G520:

    http://forum.under-linux.org/index.p...c,43660.0.html

  6. #6

    Padrão Re: Velocidade de enlace usando Atheros AR5212

    Bom sou novato no ramo, li o post e gostaria de saber quantos mW uma D520 dá em 2.4 e quantas posso ter no mesmo POP. Desculpe esta colocando neste post a pergunta mas vi que aqui estão os mais experientes do forum falando dessa placa. Desde já obrigado.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Velocidade de enlace usando Atheros AR5212

    Citação Postado originalmente por Maxwelber
    Bom sou novato no ramo, li o post e gostaria de saber quantos mW uma D520 dá em 2.4 e quantas posso ter no mesmo POP. Desculpe esta colocando neste post a pergunta mas vi que aqui estão os mais experientes do forum falando dessa placa. Desde já obrigado.
    Fica na casa dos 50 mW, pois a mesma é 17 dbm +- 5%

  8. #8

    Padrão Re: Velocidade de enlace usando Atheros AR5212

    Sergio como estou aprendendo e não tive oportunidade de fazer um bom curso de wireless mas fico perdido que cada pessoa coloca no forum uma informação diferente, tem um post dizendo que essa plaquinha chega em a erradiar de 200 a 300mW, mas vamos a duvida principal com uma plaquinha dessa num Painel Setoria de 120º Hyperlink de 20dBi eu conseguiria qual distancia minima e maxima e as antenas teriam que esta na mesma altura do painel?

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Velocidade de enlace usando Atheros AR5212

    Citação Postado originalmente por Maxwelber
    Sergio como estou aprendendo e não tive oportunidade de fazer um bom curso de wireless mas fico perdido que cada pessoa coloca no forum uma informação diferente, tem um post dizendo que essa plaquinha chega em a erradiar de 200 a 300mW, mas vamos a duvida principal com uma plaquinha dessa num Painel Setoria de 120º Hyperlink de 20dBi eu conseguiria qual distancia minima e maxima e as antenas teriam que esta na mesma altura do painel?
    quem menciona algo assim, ou se confundiu ou é louco.. na verdade eu errei tb: são 15 dbm +-2dB. Fiz confusão porque em alguns OS ele mostram a mesma como 17 dbm. Na url http://www.dlink.com/products/resour...2&rid=40&sec=0 as espeficações.

    Quanto a dúvida, dificil responder, pois distância, qualidade e largura de banda depende se uma serie de fatores e não só de antena+rádio. Poderia dizer que a distância mínima não tem e a máxima seria uns 10 KM, mas como acabei de mencionar não posso sequer "chutar" esses valores sem conhecer as outras variáveis.
    Quanto a altura das antenas que receberão o sinal não necessitam serem da mesma altura da setorial.

  10. #10

    Padrão Re: Velocidade de enlace usando Atheros AR5212

    Citação Postado originalmente por Maxwelber
    Sergio como estou aprendendo e não tive oportunidade de fazer um bom curso de wireless mas fico perdido que cada pessoa coloca no forum uma informação diferente, tem um post dizendo que essa plaquinha chega em a erradiar de 200 a 300mW, mas vamos a duvida principal com uma plaquinha dessa num Painel Setoria de 120º Hyperlink de 20dBi eu conseguiria qual distancia minima e maxima e as antenas teriam que esta na mesma altura do painel?
    Max,

    Realmente é absurdo alguém dizer algo assim. Você PODE colocar essa potência para a placa (emulação via software) mas pode ter certeza de que irá queimar... Infelizmente.

    Citação Postado originalmente por sergio
    Nataniel, não sei o que poderia ser... Aqui eu tive problemas nesse sentido, mas foi por conta de um Teramax e uns Alvarion que ligaram quase em cima do meu PtP :x

    Tente usar a versão que o kmsilencer falou, pois vi que tem umas features a mais para atheros. No post do dsss mostra como fazer o download e ajustes em um G520:

    http://forum.under-linux.org/index.p...c,43660.0.html
    Amigo Sergio,

    Fiz um teste hoje com o sistema (usando tudo em Mikrotik) e consegui baixar a 2500 Kb/s o que já me deu mais de 10 Mbps de throughput válido (enviando e recebendo dados ao mesmo tempo consegui em torno de 1400/down e 1200/up).

    Fico excelente.

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Velocidade de enlace usando Atheros AR5212

    Citação Postado originalmente por nataniel

    Amigo Sergio,

    Fiz um teste hoje com o sistema (usando tudo em Mikrotik) e consegui baixar a 2500 Kb/s o que já me deu mais de 10 Mbps de throughput válido (enviando e recebendo dados ao mesmo tempo consegui em torno de 1400/down e 1200/up).

    Fico excelente.
    Blz Nataniel, então nem há o que se discutir, Mikrotik na cabeça. Não sou de "queimar" OS nenhum, mas se o Mikrotik se saiu melhor que o star-os não existe razão para vc ficar queimando a mufa com o mesmo.