+ Responder ao Tópico



  1. #1
    sxenM
    Visitante

    Padrão Rede Interna Windows, Slackware compartilhando adsl ip fixo

    Bom dia a todos...
    Aqui na empresa aonde trabalho possuo um servidor Windows 2000 que gerencia nossa rede e etc...
    A conexão aki é compartilhada atraves de um roteador... lá está tudo configurado blz...
    Só que nós mudamos de provedor, utilizavamos Ajato e agora vamos usar speedy...
    Só que qremos fazer um monitoramento dos sites acessados, bloquear alguns protocolos e sites....etc.. ou seja, Proxy...
    Só que com isso qro aproveitar e instalar um servidor slackware, já instalei slackware, fiz tudo bonitinho, tenho 2 placas de rede, a placa onboard configurei com minha rede local e etc... tah tudo funcionando, só que qro configurar o modem diretamente para essa máquina e compartilhar a conexão com os outros computadores da rede(windows)... esse é o primeiro passo para ir me livrando do servidor windows, utilizavamos sql server mas migrei para firebird e estou mto mais feliz com ele, mas isso não vem ao caso, enfim.... estou tendo dificuldades para configurar essa conexão adsl.
    eu tento configurar via netconfig só que parece que ele só configura a placa onboard... como faço?
    Algum tutorial? Obrigado....

    Obs.: A minha conexão speedy é business, ou seja, ip fixo, a autenticação é feita diretamente no provedor então não preciso fazer aki....Rede Interna Windows, Slackware compartilhando adsl ip fixo

  2. #2

  3. #3
    Betoquik
    Visitante

    Padrão Re: Rede Interna Windows, Slackware compartilhando adsl ip fixo

    Mano é só editar o arquivo /etc/rc.d/rc.inet1.conf ... vai ficar assim:
    # Config information for eth0:
    IPADDR[0]="200.xxx" # Seu ip do speedy
    NETMASK[0]="255.xxxx"
    USE_DHCP[0]=""
    DHCP_HOSTNAME[0]=""

    # Config information for eth1:
    IPADDR[1]="192.168.1.xx" # ip p sua rede local
    NETMASK[1]="255.255.255.0"
    USE_DHCP[1]=""
    DHCP_HOSTNAME[1]=""

    # Default gateway IP address:
    GATEWAY="200.xxx" ## Gateway padrao do seu speedy

    ae é só dar um restart no rc.inet1

    Espero ter ajudado <<BeToQuIk>> Slackware 10.0

  4. #4
    sxenM
    Visitante

    Padrão Re: Rede Interna Windows, Slackware compartilhando adsl ip fixo

    Aweeeeeee Beto vlw kra, sua dica funcionou, vlw mesmo kra...

    Só não estou conseguindo fazer as máquinas da minha rede "pegarem" a conexão do slackware, eu configurei o gateway delas com o ip da rede do slackware mas não foi, alguma dica?
    vlwzzzzzzz

  5. #5
    Betoquik
    Visitante

    Padrão Re: Rede Interna Windows, Slackware compartilhando adsl ip fixo

    Blz cara ... Só q para as maquinas pegarem a conexão do slackware vc precisa habilitar o roteamento. Vc pode fazer isso de duas formas:
    1- colocando no rc.local ou no seu script de firewall essa linha
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    2 - dando um chmod +x no arquivo /etc/rc.d/rc.ip_forward, e depois exec o arquivo
    Depois disso vc habilita o nat com essa regra:
    iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.x.x/255.255.255.0 -o ethX -j MASQUERADE
    também podendo ser colocado no rc.local ou no seu script de firewall.

    Qualquer coisa posta ae

    <<BeToQuIk>> Slackware 10.0

  6. #6
    sxenM
    Visitante

    Padrão Re: Rede Interna Windows, Slackware compartilhando adsl ip fixo

    Opa Beto, fiz isso mas ainda não está pegando a conexão...