+ Responder ao Tópico



  1. #1
    richardb
    Visitante

    Padrão Quota não funciona no SAMBA

    Pessoal,

    Implementei o sistema de quotas em um linux e tudo funciona normalmente quando uso o sistema diretamente na linha de comando, mas quando uso o mesmo usuário no Windows, acessando um compartilhamento do samba ele não impede que esse usuário grave dados no compartilhamento, nem o adverte sobre a quota. Preciso fazer algo no samba para que o mesmo reconheça essa quota?

    Pude ver que o samba foi compilado com suporte a quotas:
    # smbd -b | grep -i quota
    HAVE_SYS_QUOTA_H
    HAVE_LINUX_XFS_QUOTAS
    HAVE_QUOTACTL_LINUX
    HAVE_SYS_QUOTAS
    HAVE_XFS_QUOTAS
    WITH_QUOTAS
    WITH_QUOTAS
    vfs_default_quota_init

    Eis a quota do grupo excedida
    # quota -g grupo
    Disk quotas for group grupo (gid 10000):
    Filesystem blocks quota limit grace files quota limit grace
    /dev/sda4 25286972* 2000000 2000000 54457* 54453 0 none

    Quando tento criar um arquivo com um usuário membro do grupo grupo, direto na linha de comando a quota funciona
    $ touch a
    touch: cannot touch `a': Disk quota exceeded

    Detalhe o security desse samba é domain e os usuários estão em um domínio NT... não sei se interfere em algo.

    Alguém pode me ajudar?

  2. #2
    bacete
    Visitante

    Padrão Re: Quota não funciona no SAMBA

    Bom Dia.
    Richardb, aqui no usamos Solaris 10 com samba e para funcionar a quota colocamos no vfstab o seguinte comentário ou atributo na linha do mount point que vc quer que a quota funcione.
    /dev/md/dsk/d70 /dev/md/rdsk/d70 /filesystems/samba/export ufs 2 yes quota
    Talvez isso ajude.
    ATT
    Anderson Bacete.

  3. #3
    richardb
    Visitante

    Padrão Re: Quota não funciona no SAMBA

    Funfou... não estava funfando, pois eu estava usando com um usuário root. Agora falta funcionar o aviso do soft limit. Nesse caso nem via linha de comando eu sou avisado sobre ter ultrapassado o soft limit. Via Windows, acessando o compartilhamento, também não há aviso algum. Alguém sabe o que é necessário fazer pra que esse aviso funcione?

    Richard.

  4. #4
    richardb
    Visitante

    Padrão Quota funciona, mas softlimit não

    Pessoal,

    Estou reenviando com o assunto alterado, pois agora meu problema é com o softlimit. A quota funcionou normalmente para o hardlimit, e para o softlimit quando o grace time é excedido, porém quando excedo o softlimit e antes de atingir o grace time não recebo nenhum aviso. Isso ocorre tanto na linha de comando quanto quando acesso o compartilhamento do samba.

    Alguém pode me ajudar com isso?

    Grato,

    Richard.