+ Responder ao Tópico



  1. #1
    pasternak
    Visitante

    Padrão DNS Reverso

    Salve galera do Under...

    Pessoal sou novo por aqui e estou com uma dúvida sobre o dns reverso com bind. Estou hospedando 2 dominios no meu server, as conf do etc/named.conf:

    zone "xxx.xxx.xxx.in-addr.arpa" {
    type master;
    file "site1.com.br.rev";
    };

    zone "site1.com.br" IN {
    type master;
    file "site1.com.br.zone";
    allow-update { none; };
    };

    zone "site2.pr.gov.br" IN {
    type master;
    file "site2.zone";
    allow-update { none; };
    o problema eh qdo preciso adicionar um novo dns reverso para o site2. Se eu adicionar outras linhas assim:

    zone "xxx.xxx.xxx.in-addr.arpa" {
    type master;
    file "site2.pr.gov.br.rev";
    };
    dae meu bind nao inicia, dah erro.

    Eis a pergunta: Como faço para ter vários dns reversos em meu bind???

  2. #2
    higorvinicius
    Visitante

    Padrão Re: DNS Reverso

    ola amigo....
    posta pra nós o erro.... fica mais facil....

    []´s

    Higor Vinicius

  3. #3
    _Luiz
    Visitante

    Padrão Re: DNS Reverso

    Olá!

    Verifique se o arquivo correspondente ao reverso não apresenta nenhuma inconsistência... e não esquece que pra registrar o reverso na Fapesp você precisa ser proprietário de toda a classe de IP... senão ele só funcionará na sua rede interna.

    Como o higorvinicius disse,, posta o erro q fica bem mais fácil pra esclarecer suas dúvidas.

    Falou!

  4. #4
    Waclawiak
    Visitante

    Padrão Re: DNS Reverso

    Seguinte amigo, voce não pode ter mais me uma zona reversa com o mesmo nome, tipo, vc está criando duas vezes a mesma zona reversa, porém apenas com o nome de arquivo diferente.
    Oque vc deve fazer é inserir o reverso dos dois sites no mesmo arquivo de zona reversa, pois eles estão sobre o mesmo ip, ou pelo mesmo na mesma classe.

    zone "20.190.200-addr.arpa" {
    type master;
    file "sites.com.br.rev";
    };
    # A zona reversa acima contem:
    # site 1
    # site 2
    # site 3

    agora no arquivo site.com.br.rev

    1 IN PTR site1.com.br
    1 IN PTR site2.com.br
    9 IN PTR site3.com.br





    Sacou? qualquer coisa estou a disposição.

  5. #5
    fnegreiros
    Visitante

    Padrão Re: DNS Reverso

    Crie no named.conf uma nova config. para o novo reverso, como o amigo disse, para cada reverso ou cada mapa de domínio deve ter seu próprio arquivo e sua propria config. no named.conf.. Por exemplo no seu caso:

    Vc. é detentor dos ranges (completos): 200.221.2.0/24 e do 200.176.3.0/24 e precisa fazer os reversos para eles no named.conf:

    zone "2.221.200.in-addr.arpa" IN {
    type master;
    file "rev.200.221.2";
    };

    zone "3.176.200.in-addr.arpa" IN {
    type master;
    file "rev.200.176.3";
    };

    Depois de ter inserido as entradas no named.conf crie os arquivos de reversos em /var/named/ ou em /var/named/chroot/var/named/ com os nomes rev.200.221.2 e rev.200.176.3, estes arquivos são os arquivos de reversos onde vc. irá inserir as máquinas que correspondem aos ranges dos dois IPs. Como vc. já tem um reverso, copie ele e altere seu conteúdo.