+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão gateway - RESOLVIDO

    pessoal to com um mik aqui e to encontrando problemas com o gateway, eu configuro o ip e quando vou configurar o gateway ele n reconhece a interface, isso so acontece com a interface wlan. obs.: tenho outra interface (lan) no mesmo mik e quando configuro o gateway vai td normal, será q alguem poderia me dar um help????

  2. #2

    Padrão Re: gateway

    halde,

    Você está tentando colocar dois gateways padrão no sistema. Isso é impossível sem usar tabelas de roteamento (iprouter2)... Desabilite o primeiro gateway que o segundo será reconhecido.

    Qual o objetivo de ter dois gateways padrão na mesma máquina?

  3. #3

    Padrão Re: gateway

    n to tentando por 2 gateways, fiz isso so pra mostrar o q acontece. se eu determino o ip pra interface ether1 e dpois configurar o gateway ele reconhece a interface, mas se eu fizer isso com a wlan1 ele n reconhece. segue anexo uma outra imagem pra vc entender melhor.
    desde ja agradeço

  4. #4

    Padrão Re: gateway

    halde,

    Continuo sem entender o objetivo disso... Tu tem mais uma interface ethernet que tu irá usar para atender alguém que sairá em balance entre duas interfaces uma ethernet e outra wireless??

    Tente indicar a interface no comando de rota:

    Código :
    /ip route add prefsrc=[ip da sua wlan] gateway=[gateway dela]

  5. #5

    Padrão Re: gateway

    brother viz como vc explicou mas n deu certo, segue abaixo img anexa.
    eu n tenho nescessidade d 2 gat, o q to tentando fazer é um router q receba a net pela wlan1 (uma ag530) e roteie pra uma enther (rede interna) só isso, mas n to conseguindo definir o gat.

  6. #6

    Padrão Re: gateway

    halde,

    Então tu tá fazendo tudo errado. Porque cargas dágua tu precisaria de um gateway pra tua rede interna?!

    Coloca APENAS o gateway na WLAN e faz NAT... Simples.

  7. #7

    Padrão Re: gateway

    mas é isso q to tentando fazer, por gateway apenas pra wlan1, mas quando eu defino o gat ele n reconhece a interface, nem usando aquele comando q vc me passou.

  8. #8

    Padrão Re: gateway

    halde,

    Acho que eu que estou pirando... To lendo tudo de novo o que tu escreveu.

    Entendi o que tu fez:

    10.0.250.2/32 é igual a 10.0.250.2/255.255.255.255 ou seja, apenas 1 network/broadcast/endereço.

    Digamos o seguinte:

    servidor 1: 10.0.250.1
    servidor (mk - wlan1): 10.0.250.3

    Se tu quiseres que esta rede tenha apenas 2 hosts, tu precisa usar a máscara 255.255.255.252 ou seja /30, sendo assim ficaria:

    Código :
    network: 10.0.250.0
    broadcast: 10.0.250.3
    netmask: 255.255.255.252 (/30)
    range: 10.0.250.1 - 10.0.250.2

    Até aqui tudo perfeito. Então vamos a configuração do MK (reseta ela para o default e faz tudo de novo a mão, para resetar usa o comando /setup e escolhe a opção "r"):

    Código :
    /interface wireless wlan1 [coloca todos os parametros que tu queres que ela use, ssid, canal, modo de operação e tudo mais para que ela consiga se conectar ao servidor 1]
     
    /ip address add wlan1 address=10.0.250.2/255.255.255.252
     
    /ip route add gateway=10.0.250.1

    Eu testei aqui e funcionou perfeitamente bem. Listou a rede corretamente e atribui perfeitamente a rota a interface correta. Depois disso tu habilita a outra interface (rede local) e coloca os dados dela.

  9. #9

    Padrão Re: gateway

    ja fiz d td, configurei com a outra interface desisntalada, ja instalei outra versão do mik e nada ele n reconhece q o gateway é da interface wlan1. será q pode ser algum problema da placa???
    desde ja agradeço sua ajuda brother.

  10. #10

    Padrão Re: gateway

    halde,

    Não acho que seja problema na placa, mas não custa tentar. Se tu fizer a mesma coisa usando máscara 255.255.255.0 dá certo? Veja ai? Com a interface ethernet funciona se tu setar o gateway?

  11. #11

    Padrão Re: gateway

    usando a mascara 255.255.255.0 n deu certo tb!!! agora se eu setar pra interface ether1 funciona. deve ser a placa mesmo, pois foi a unica coisa q ainda n troquei. nataniel brigado por toda ajuda.

  12. #12

    Padrão Re: gateway

    halde,

    Que coisa... Realmente pode ser a placa. Faz o seguinte, só para me tirar da dúvida, executa os seguintes comandos e posta o resultado:

    Código :
    /driver print
    /system resources irq print
    /interface wireless print

  13. #13

    Padrão Re: gateway

    Pode não ser problema na placa... as placas/cartões wireless só ficam ativos no sistema quando elas efetivamentes estão trabalhando....ou associados a um ap, ou como ap clientes associados a elas...vai em interfaces e verifique se o R maiusculo aparece do lado esquerdo...se ela tive em Running o MK automaticamente ja atribui o gateway a ela... se nao tiver o R eh pq ela ta off...pra ele eh como se ela tivesse desconectada, nao podendo colocar gateway nela...

  14. #14
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: gateway

    e ai irmaozao deu certo a dica que te passe de fazer a regra do nat pra ver se ele reconhecia_?????
    certo mano
    te mais

  15. #15

    Padrão Re: gateway - RESOLVIDO

    [i]pessoal, desculpe a ausencia e a demora pra retornar ao post, é q o tempo ta curto!!!
    venho aqui agradecer a todos q me ajudaram, muito obrigado ao nataniel, e ao ederamboni (CHOCOLATE), meu brother irmão!!! e a todos os outros tb pela força prestada.
    sobre o problema, so consegui resolver dpois ta substituição da placa!!! v se pode?!?! é kda uma viu!!! huahua.

    mais uma vez, grato a todos pela força.