+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dois links no mesmo roteador Cisco 2500

    Galera, tenho um cisco 2500 com duas seriais (WAN). Em uma das seriais já tenho um link de uma operadora, agora, tô querendo contratar outro link, com outra operadora, e botar pra funcionar na outra porta serial.

    Só tô com uma dúvida de como fazer pra usar os dois links simultaneamente...minha dúvida fica em relação à rota padrão do cisco, se eu apontar pra serial de uma operadora, apenas o link desta funciona (fica em uso), o da outra operadora fica sem ser utilizado...

    Alguma dica?

  2. #2
    LuisViscardo
    Visitante

    Padrão Re: Dois links no mesmo roteador Cisco 2500

    Vc vai ter q fazer balanceamento !! no 2600 se chama multilink !! no 2500 eu já não sei !!

    []s

  3. #3

    Padrão Re: Dois links no mesmo roteador Cisco 2500

    Seguinte, eu saberia como fazer isso se fosse no linux, porém no cisco eu não tenho idéia...Eu quero os dois links funcionando ao mesmo tempo....um numa serial e otro noutra, mas como eu só sei o básico de cisco, a única maneira pra mim seria poder colocar duas rotas padrão com métrica/peso diferentes...mas isso eu não sei se o cisco faz, e se faz eu não sei como!

    Alguma luz por aí?

  4. #4
    oberonx
    Visitante

    Padrão Re: Dois links no mesmo roteador Cisco 2500

    Dependendo da versão de IOS que voce tem no cisco é possível fazer Multilink. Mas para isso o os 02 link´s tem q ser da mesma operadora para poder funcionar Multilink. Caso contrário, voce precisa fazer marcação dos pacotes como se fosse um balanceamento no Linux.

  5. #5

    Padrão Re: Dois links no mesmo roteador Cisco 2500

    com operadoras distintas o balanceamento nao pode ser por pacotes....

    o balanceamento por pacotes eh o ideal (ele soma os dois links) .. mas precisa ser link da mesma operadora porque precisa fazer roteamento das duas pontas !!!


  6. #6

    Padrão Re: Dois links no mesmo roteador Cisco 2500

    Tá, vou colocar link da mesma operadora...porém, os links são frame-relay, ai eu fui pesquisar no site da Cisco sobre multilink em frame-relay, e a minha versão do IOS não é suportada. Quanto à marcação do pacote seria interessante, porém, ainda tô me batendo com a questão da rota padrão no CISCO...no linux, com o iproute, eu posso adicionar várias rotas padrão e fazer o balanceamento....e no cisco? como faz?

  7. #7

    Padrão Re: Dois links no mesmo roteador Cisco 2500

    o cisco faz o balanceamento automatico ...

    a saida da ethernet do roteador ja sai o link balanceado...

    exemplo no cisco

    serial 1: 200.200.100.2 netmask 255.255.255.252 gw 200.200.100.1
    serial 2: 200.200.200.2 netmask 255.255.255.252 gw 200.200.200.2

    ethernet: 200.200.1.1 netmask 255.255.255.0

    servidor: 200.200.1.2 netmask 255.255.255.0 gw 200.200.1.1

    o balanceamento por pacotes fica igual a soma dos 2 links... é o melhor.. porem precisa ser feito configuração no SEU router.. e no router da operadora que atende vc... (a embratel utiliza esse tipo de balanceamento por padrao)..

    é mais ou menos assim:


    interface ethernet 0
    ip address 10.2.1.1 255.255.255.0
    no shutdown



    interface serial_simbolica
    ip address 10.100.1.2 255.255.255.252
    ppp multilink
    multilink-group 1



    interface serial 0
    encapsulation ppp
    ppp multilink
    multilink-group 1



    interface serial 1
    encapsulation ppp
    ppp multilink
    multilink-group 1



    ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 serial_simbolica


    no site (wiki) da telesa tem um texto explicando os 2 tipos.. PPP e MPPP (mppp eh melhor)...

    www.telesa.net.br


    até

  8. #8

    Padrão Re: Dois links no mesmo roteador Cisco 2500

    Cara, arrebentou, eu entendi a parada, poréééém....meus dois links vão ser frame-relay...se fosse PPP ok, mas num vão ser...tem alguma idéia? realmente fazer o multilink ia ser duca, pois ao invés de ter dois links de X kbits, eu teria um de 2X kbits....Vou ver coma a Embratel aqui como agente pode fazer ...

    Valeu mesmo a dica, bem didática...Qualquer outra dica sobre o Frame-Relay seria bem vinda!!!

  9. #9

    Padrão Re: Dois links no mesmo roteador Cisco 2500

    acho que com frame relay da pra fazer tambem !!

  10. #10
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Dois links no mesmo roteador Cisco 2500

    roteadores cisco com IOS nao muito antigas se nao estou enganado acima da V11 e è claro com mais de uma serial ja deve suportar balanceamento de carga sim o 2550 tenho certeza que suporta a configuracao tem qe fazer no router e solicitar que sua operadora tbm disponibilize pra vc ok abracos

  11. #11
    locdog
    Visitante

    Padrão Re: Dois links no mesmo roteador Cisco 2500

    tem como fazer o que você esta querendo, utilizar 2 links de operadoras distintas no mesmo roteador. procure no www.cisco.com PBR - Policy Based Routing, ou no google, que você vai encontrar vários howto de como fazer isso. E pra links da mesma operadora, basta solicitar a operadora para balancear os links na ponta dela, e no seu roteador você coloca duas rotas default, uma com o gateway o IP das seriais da operadora.