+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rodar 4 ou mais placas de rede ethernet no MK

    Pessoal,

    Hoje estive tentando a tarde toda rodar 4 placas de rede offboard (3Com 3C905TX-M) em cima de um Mikrotik em uma MB Asus P4S8X-X (essa mobo tem 6 slots PCI, 1 AGP e rede onboard).

    O Slot1 e o Slot4 compartilham IRQ entre eles e com a rede onboard.

    O Slot2 e o Slot6 compartilham IRQ entre eles e com o slot AGP (VGA).

    Os outros slots não compartilham nada.

    Consegui rodar a interface onboard e mais duas interfaces offboard (uma no slot2 e outra no slot3). Quando tento colocar uma terceira interface o MK reconhece na boa mas eu não consigo usar a interface (atribuo um IP a ela e não consigo pingar em lugar nenhum). Tentei em todos os slots que sobraram e em todos deu a mesma coisa. No HUB onde conecto os leds piscam informando que está chegando alguma coisa apenas não está respondendo do modo correto.

    Fiz 1001 testes e nada... Acabei por desistir mas fiquei intrigado de como fazer isso funcionar. Tentei atribuir IRQs a mão e nada... Quando coloquei o IRQ 10 (e apenas nesse) com a rede no slot 6 eu consegui pingar mas com perda de mais de 80%.

    Alguém sabe o que posso fazer?

  2. #2

    Padrão Re: Rodar 4 ou mais placas de rede ethernet no MK

    Tá com cara de placa de rede pauleada... Experimentou com outras???

  3. #3

    Padrão Re: Rodar 4 ou mais placas de rede ethernet no MK

    Tu deu uma olhada nas configurações de rota também?

    Às vezes nem compensa tu ter 40 placas de rede na sua máquina. Compra duas 3com boas e crie interfaces virtuais.

  4. #4

    Padrão Re: Rodar 4 ou mais placas de rede ethernet no MK

    Esse lance de interfaces vituais é uma boa.

    Já tive um problema parecido com o seu...... ai coloquei duas 3com e duas enconre.

    Em uma MB Soyo Dragon.

  5. #5

    Padrão Re: Rodar 4 ou mais placas de rede ethernet no MK

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Tá com cara de placa de rede pauleada... Experimentou com outras???
    AGM,

    Sim, testei com vários modelos e todos funcionam perfeitamente quando estão apenas duas interfaces nos slots 2 e 3. Testei com VIA, Realtek e 3Com.

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Tu deu uma olhada nas configurações de rota também?

    Às vezes nem compensa tu ter 40 placas de rede na sua máquina. Compra duas 3com boas e crie interfaces virtuais.
    stena,

    Não tem relação com rotas pois apeas atribui o IP e tentei pingar em outra máquina da rede, sem rota alguma na máquina...

    ifconfig eth0 192.168.0.2 netmask 255.255.255.0
    ping 192.168.0.1

    Seria isso em um box linux convencional...

    A interface virtual me serve sim, tanto que é o que estou usando, mas eu gostaria por estética (e para economizar um switch já que tenho slot PCI sobrando no servidor) de usar várias placas (4 ao todo seriam suficiente mas o ideal seriam 5) pois minha rede é assim:

    1. link de dados que chega do provedor
    2. conexão para cliente no POP (predio)
    3. conexão para os APs que servem os clientes ligados aquele POP
    4. conexão para o backbone com dois POPs remotos em 5.8
    5. *conexão para o backbone com dois POPs remotos em 2.4

    Essa 5 eu posso usar junto com a 4... Mas se desse para isolar seria melhor até para o controle de tráfego ficar mais eficiente.

    Hoje está uma interface para o link que chega do provedor e outra pra os itens de 2 a 5.

  6. #6

    Padrão Re: Rodar 4 ou mais placas de rede ethernet no MK

    Quando instalei meu MT aqui, também tive problema semelhante (em Pentium 500Mhz).
    3 placas funcionavam perfeitamente, mas quando habilitava a quarta, hora nao assumia ip, hora travava outra placa.

    A única solução que deu certo, que fiz para testes (e virou permanente) foi instalar um placa antiguíssima, que tinha como colocar irq nos jumpers, e lá no setup da máquina reservar irq´s (nem tenho coragem de mexer naquilo de novo), mas funcionou.

    Algumas placas mães, tem como fazer uns esquemas assim no setup.

  7. #7

    Padrão Re: Rodar 4 ou mais placas de rede ethernet no MK

    Troca de placa mãe ou compra um routerboard com 4 ethernet :-o
    Desculpe ser tão direto, mas depois de lidar com tantas mobos e quebrar a cabeça, só recomendo mesmo Intel, nada de asus, soyo, chips, etc.

  8. #8

    Padrão Re: Rodar 4 ou mais placas de rede ethernet no MK

    Alguem tem fornecedor para essa routerboard com 4 ethernet?
    Só consegui referencias no site da Mikrotik.

    No Mercado Livre nao consegui achar ninguem que tivesse.
    Já pensei várias vezes em comprar, mas no Brasil nao consegui fornecedor.

    Conhece quem tenha?

  9. #9

    Padrão Re: Rodar 4 ou mais placas de rede ethernet no MK

    Essa empresa aqui http://www.accon-tech.com é o fornecedor pra todas essas empresas que vendem SR5, RB's, etc. aqui no Brasil. Entre em contato com eles que trazem.

  10. #10

    Padrão Re: Rodar 4 ou mais placas de rede ethernet no MK

    Citação Postado originalmente por Liandro Paulo Carniel
    Quando instalei meu MT aqui, também tive problema semelhante (em Pentium 500Mhz).
    3 placas funcionavam perfeitamente, mas quando habilitava a quarta, hora nao assumia ip, hora travava outra placa.

    A única solução que deu certo, que fiz para testes (e virou permanente) foi instalar um placa antiguíssima, que tinha como colocar irq nos jumpers, e lá no setup da máquina reservar irq´s (nem tenho coragem de mexer naquilo de novo), mas funcionou.

    Algumas placas mães, tem como fazer uns esquemas assim no setup.
    Esse mobo que tenho só tem slot PCI, se fosse ISA era mais fácil (ou menos difícil, sei lá).

    Citação Postado originalmente por cybersank
    Troca de placa mãe ou compra um routerboard com 4 ethernet :-o
    Desculpe ser tão direto, mas depois de lidar com tantas mobos e quebrar a cabeça, só recomendo mesmo Intel, nada de asus, soyo, chips, etc.
    Infelizmente essa é uma opção que está descartada, daí fica mais barato eu manter o switch...