Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: MSN caindo 2 links

    tarcisio,

    Realmente funciona bem dessa maneira, mas é algo frustrante (estou dizendo por mim e acho que o Patrcik também se sente dessa menira) que não consigamos fazer isso de forma eficiente sem que tenhamos que dizer "tal pacote" vai por "tal link"...

    No MK funciona perfeitamente (é praticamente a mesma coisa que passei no tutorial).

    Patrick, quanto ao BGP4 quem me passou essa informação foi um técnico de redes da Sercomtel de Londrina. Eles têm dois AS na cidade e para liberar um AS precisa de links redundantes. Ele estudou 1001 coisas e conseguiu interligar links de operadoras diferentes (um dos AS de lá têm links da Copel Telecom, Brasil Telecom, Sercomtel e Embratel, todos balanceados, segundo ele usando BGP4, o que não tenho a mínima idéia de como foi feito).

  2. #22

    Padrão Re: MSN caindo 2 links

    Citação Postado originalmente por nataniel
    tarcisio,

    Realmente funciona bem dessa maneira, mas é algo frustrante (estou dizendo por mim e acho que o Patrcik também se sente dessa menira) que não consigamos fazer isso de forma eficiente sem que tenhamos que dizer "tal pacote" vai por "tal link"...

    No MK funciona perfeitamente (é praticamente a mesma coisa que passei no tutorial).

    Patrick, quanto ao BGP4 quem me passou essa informação foi um técnico de redes da Sercomtel de Londrina. Eles têm dois AS na cidade e para liberar um AS precisa de links redundantes. Ele estudou 1001 coisas e conseguiu interligar links de operadoras diferentes (um dos AS de lá têm links da Copel Telecom, Brasil Telecom, Sercomtel e Embratel, todos balanceados, segundo ele usando BGP4, o que não tenho a mínima idéia de como foi feito).
    vc falow q no MK funciona perfeitamente?? como assim? da mesam forma aplicando o patch do nano.txt? ou eh melhor???

  3. #23

    Padrão Re: MSN caindo 2 links

    tarcisio,

    Sim, funciona, mas têm o problema das rotas cairem que o Patrick explicou. Nem no how-to nano tem algo sobre isso. Aquele patch que faz no kernel para manter rotas também não adianta muito, ajuda, mas não resolve.

  4. #24

    Padrão Re: MSN caindo 2 links

    Saindo da esfera MK, o linux roteia pacotes per-destination, e nao per-packet, entao como vcs ja cansaram de explicar como funciona o TCP, e notorio que nao vai funcionar o balanceamento desta maneira com o ADSL, funciona mto bem quando sao varias conexoes, preferencialmente stateless, e quando comeca a mudar o destino, comeca a dar cagada no balanceamento se ele precisar do mesmo "source", o mesmo nao ocorre quando o source nao precisa ser mantido e o destino nem sempre é o mesmo (a.k.a p2p e http com multiplas conexoes). Fugindo desta situacoes comeca a complicar.

    Eu duvido que as empresas que estao prestando DSL irao aceitar rodar algo como BGP para te entregar uma mesma rede destino, independendo do enlace que voce tenha. Porque no seu caso voce tem 2 ADSL, e cada um te da um IP publico, seria otimo se fosse tivesse 2 ADSL e 1 ip publico, ai sim vc nao teria problemas de balanceamento, ou voce faz isso com um unico provedor ou entao com multiplos providers, ai neste caso ja entra o BGP que foi citado anteriormente.

    Acho que explicado isso voce decide o que voce precisa fazer

  5. #25

    Padrão Re: MSN caindo 2 links

    Olá Mistymst,

    você nao resolveu nosso problema, e no nosso caso, poderiamos optar no linux pelo balanceamento de pacotes, existem tecnologias no kernel como teql, bound e outros que nos ajudariam a fazer isso. BGP também não nos ajudaria nem se a operadora permitisse, o BGP e compania limitada (ospf, rip, protocolos da cisco, etc...) apenas trocam rotas, eles nao vão influenciar a maneira como o kernel linux trabalha com rotas, cache de rotas e por conexões.

    Meu ultimos post tem comandos que levem o linux a tornar a camada 3 mais proxima de um circuito virtual (origem -> destino). A solução agora é essa, tornar a camada 3 mais proxima de um circuito virtual (o que contraria as rfc envolvidas na camada 3).

    O importante pessoal, é conseguirmos fazer isso (balanceamento real com nat).
    Quem tiver alguma coisa que possa nos ajudar.