+ Responder ao Tópico



  1. #1
    dastrevasbr
    Visitante

    Padrão Link dedicado Intelig (MikrotiK)

    Ai Pessoal, estou com uma grande dúvida, tenho um link dedicado na minha empresa da (Intelig) tipo PPP com Ip fixo tipo 200.120.XXX.XXX, com um roteador Cyclades PR-1000. Como configuro esse link no MK, tenho que eliminar meu roteador e configurar tudo no servidor MK pela serial. ou preciso apenas configurar uma nova interface entre a placa de rede e o roteador?
    Abç, para todos!!!

  2. #2

    Padrão Re: Link dedicado Intelig (MikrotiK)

    dastrevas,

    Depende do que você quer. Se quiseres apenas usar ele como servidor da sua rede (gateway) deixe ele ligado com um cabo cross ao roteador (cyclades) e a sua rede ligado ao MK em outra interface. Caso você queira que o MK além de gateway se torne o seu roteador aí sim tu vai precisa trabalhar um pouco para configurar de modo correto.

  3. #3
    dastrevasbr
    Visitante

    Padrão Re: Link dedicado Intelig (MikrotiK)

    Valeu pela dica!!! grande abç!

  4. #4
    rmmnetwolf
    Visitante

    Padrão Re: Link dedicado Intelig (MikrotiK)

    Então...
    Eu vi essa conversa de vocês e não pude deixar de me meter...
    Estou precisando usar o Mtik como roteador, mas a operadora me deu um sinal V35. Vou tentar configurar pela serial, mas acho que não vai funcionar. O certo me pareceria encontrar uma placa V35 para espetar no slot PCI.

    Alguém tem idéia de um caminho para fazer esta configuração? Ou de onde encontrar uma placa dessas?

    Valeu.

  5. #5

    Padrão Re: Link dedicado Intelig (MikrotiK)

    Romeu,

    Tenta com a CNTBrasil e a Cyclades. Talvez algum deles tenha esse tipo de interface... O problema é: será que o Mikrotik irá reconhecer essa interface?

    Hoje um roteador Cisco 1600 custa R$ 1500,00 e faz perfeitamente o trabalho (acho que melhor do que o Mikrotik faria).

  6. #6
    rmmnetwolf
    Visitante

    Padrão Re: Link dedicado Intelig (MikrotiK)

    É verdade. Um Roteador profissional faz isso tudo, mas quando queima o prejuizo é muito maior que o de reposição de uma placa.

    Eu fiquei um pouco assustado quando vi alguns relatos de roteadores queimando em aplicaçòes wireless devido a raios.

    Obrigado pela dica. :-D

  7. #7

    Padrão Re: Link dedicado Intelig (MikrotiK)

    Romeu,

    Mas eu não entendo o uso em "aplicações wireless"... O sistema wireless não têm relação direta com o sistema de entrada de internet (roteador, modem da operadora). A não ser que tu queira ligar teu rádio direto com cabo cross em cima do roteador e colocar ip roteáveis para teus clientes.

  8. #8
    rmmnetwolf
    Visitante

    Padrão Re: Link dedicado Intelig (MikrotiK)

    Como essa informação não é garantida eu não sei detalhes.

    Pode ser que o problema chegue ao roteador por uma descarga elétrica na antena externa do AP, descendo pelo cabo P5 até ele. Mas aí provavelmente queimaria as placas de rede dos servidores também.

    O sinal V35 chega por um par metálico ligado a um modem. pode ser que se chegar um pico de tensão por aí dê pra queimar o roteador.

    Você já ouviu falar de roteadores queimando ou é só exagero de quem me disse isso?

  9. #9

    Padrão Re: Link dedicado Intelig (MikrotiK)

    Romeu,

    Eu já ouvi sim falar de roteador queimado, mas nunca liguei ao fato de ser em provedor wireless. Caso seu servidor esteja entre o roteador e a rede wireless então o roteador e as APs estão físicamente inacessíveis e, portanto, nenhum tipo de descarga elétrica via rede (UTP) chegaria ao roteador.

    Já via rede de telefonia é possível, mas é muito raro já que existe um modem antes do roteador. O único roteador que peguei queimado até hoje foi um Cyclades PR1000 que queimou a interface serial devido a um disturbio de energia em um modem que não estava devidamente aterrado e ligado a um nobreak.

    Eu uso o mesmo roteador a 5 anos e nunca tive problemas...