+ Responder ao Tópico



  1. #1
    chikosanchez
    Visitante

    Padrão Montagem de compartilhamento de rede - Ubuntu (rw) > XP

    Galera, realmente preciso de ajuda, sou iniciante, porém estou pesquisando muito e sem obter sucesso... tá complicado...

    Estou utilizando um pc com Ubuntu, minha pasta de trabalho está na outra máquina da rede, que é um XP.

    Importante:
    Esse XP tem duas partições, uma NTFS e outra FAT32, eu criei a FAT32 pq a galera falou que é complicado mesmo gravar em NTFS... porém, não obtive sucesso de gravação em nenhuma das partições...

    Estou montando o compartilhamento apartir desses comandos:

    sudo mount -t smbfs -o umask=755 //servidor/htdocs /mnt/windows

    ou

    sudo mount -t smbfs -o username=sanchez,password=4651,umask=755,iocharset=iso8859-1 //servidor/htdocs /mnt/windows

    Consigo criar a montagem numa boa, porém não consigo gravar nem ferrando! só ler mesmo... e tanto faz se eu monto na partição FAT32 ou na NTFS... o problema continua...

    Galera, me ajuda por favor? dá um help pra esse ser humano que faz questão de trabalhar com software livre... ehhehe

    Grande Braço!
    Chiko

  2. #2
    --feijo--
    Visitante

    Padrão Re: Montagem de compartilhamento de rede - Ubuntu (rw) > XP

    vc ja du uma olhada nas permissões do seu usuário???
    pode ser isso....qm sabe :wink:...um abraço

    _feijo_


  3. #3
    chikosanchez
    Visitante

    Padrão Re: Montagem de compartilhamento de rede - Ubuntu (rw) > XP

    Citação Postado originalmente por --feijo--
    vc ja du uma olhada nas permissões do seu usuário???
    pode ser isso....qm sabe :wink:...um abraço

    _feijo_


    Opa Feijo, blz??

    Então mano, consegui montar o compartilhamento com a seguinte linha:

    Código :
    sudo smbmount //192.168.0.1/htdocs /mnt/windows -o username=sanchez,password=4651,uid=sanchez,codepage=cp850,iocharset=iso8859-1,fmask=777

    Porém, o que me deixa meio grilado é o seguinte, a montagem aponta para o XP, em uma partição NTFS... e eu estou conseguindo GRAVAR! tá certo isso? tô correndo algum risco de perda de dados?

    O que sabe sobre isso amigo?

    Bom, é isso, 1 Braço!!
    Chiko

  4. #4
    --feijo--
    Visitante

    Padrão Re: Montagem de compartilhamento de rede - Ubuntu (rw) > XP

    perae....deixa eu entender melhor....a pasta compartilhada ta no XP. certo??

    se a pasta tiver no XP e vc cnsegue enchergar a pasta do ubuntu é alguma coisa de configuração da pasta no XP....vc ja olhou as suas permissões???...da uma olhada se de tudo não for tenta retirar a pasta do compartiulhamento e compartilhá-la de novo.....

    um abraço
    _feijo_



  5. #5
    chikosanchez
    Visitante

    Padrão Re: Montagem de compartilhamento de rede - Ubuntu (rw) > XP

    Isso mesmo amigo, eu trabalho no Ubuntu, porém o micro que serve minha pasta de trabalho é outro e está rodando o XP. O sistema de arquivos utilizado nele é NTFS... essa é a minha dúvida... Pelo Ubuntu eu estou conseguindo ler e gravar, entende? Isso é perigoso? corro algum risco?

    Acredito que agora expliquei melhor... ehhehe

    Abraço!
    Chiko

  6. #6
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Re: Montagem de compartilhamento de rede - Ubuntu (rw) > XP

    cara até onde eu sei o suporte ao ntfs não é oficial ainda, mas em casos de montar uma partição local, mas como vc monta ela pela rede acaba virando uma nfs, não sei se vc corre risco

  7. #7
    --feijo--
    Visitante

    Padrão Re: Montagem de compartilhamento de rede - Ubuntu (rw) > XP

    eu creio q não há nenhum risco....e msm se vc perder alguma coisa consegue recuperar....

    uma vewz minha mae, q tbm meche no meu computador, fez uma merda!não sei o q ela fez, so sei q o XP não carregava mais e não entra em nenhum modo...ae coneguiu pelo kurumim recupar dados em partição ntfs....fiquei com medo de acabar perdendo tudo de vez, mas de certo! Fiz tudo pelo Kurumim 5.0!!!....salvou minha vida......

    mas enfim, acho q não corre riscos muito grande não....e aconselho por precaução, se tiver como, botar a pasta compartilhada em fat32.....eh mais seguro......

    um abraço

    _feijo_