+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão runlevel no debian sarge

    Fala galera.. como estão as coisas??

    pessoal, seguinte:

    atualmente uso o conectiva 10 no meu desktop, mas quero começar a usar o debian sarge

    já instalei bl'z, mas tenho uma dúvida aqui q nao encontrei solução ainda...

    no conectiva usa-se o RL (runlevel) 3 pra modo texto e o 5 pra interface gráfica..

    no debian usa-se os RL's 2, 3, 4 e 5 para multiusuarios, e os 4 modos utiliza a interface gráfica...

    agora q vem a dúvida, como determinar para, por exemplo, usar o RL 2 somente para modo texto??

    o RL 1 é mono usuário, mas ele é como se fosse o modo de segurança.. :/

    se alguém puder dar uma ajuda, já agradeço...

    valeu
    []'s

  2. #2

    Padrão Re: runlevel no debian sarge

    Como você deve ter notado, no Debian não é bem o runlevel que o sistema inicia que controla o modo gráfico ou texto, mas sim a inicialização dos serviços GDM, KDM, XDM. Se você desailitá-los no runlevel 2 e deixá-los habilitados no runlevel 5, você vai ter o mesmo efeito de estar configurando uma máquina com Mandrake, Conectiva ou Red Hat.


    Um abraço!

  3. #3

    Padrão Re: runlevel no debian sarge

    ahh sim...

    nos textos q eu já havia lido eu vi sobre GDM, KDM, XDM, mas não tinha certeza...

    ainda nao testei, mas pra desabilitar estes serviços eu usaria os mesmos comandos q no coneciva?? como o "ntsysv" e o "chkconfig" ??

    valeu

  4. #4

    Padrão Re: runlevel no debian sarge

    Então... no Debian não existe "ntsysv", mas existe o chkconfig e o update-rc.d (O último é melhor) e também existe o rcconf, que é tipo o ntsysv.

    Código :
    # apt-get install rcconf


    Abraços!

  5. #5

    Padrão Re: runlevel no debian sarge

    opa.. bl'z...

    vo ve o q eu faço aqui..

    valeu

  6. #6
    wagner.brasileiro
    Visitante

    Padrão Re: runlevel no debian sarge

    Na realidade isso não tem a ver com o runlevel no debian e sim com os deamons que estão rodando! Usa o rcconf, que de padrão não vem instalado, e desabilita seu gerenciador de janelas, que normalmente por padrão ele coloca o gdm, daí em diante pode estartar num boot texto normal e quando quiser chamar o startx ou gdm, como quiser.

    Abraços,

    Wagner Brasileiro

  7. #7

    Padrão Re: runlevel no debian sarge

    bom..

    resolvi os porém aqui..

    o rcconf desabilita o serviço, mas para todos os niveis, então para resolver o meu caso entrei no rc2.d e os serviços que queria desabilitar alterei o link simbolico para a inicial "K00", assim ele não é executado..

    e no rc3.d deixei como estava...

    é a tal da coisa, eu já havia feito isso antes, mas a falta de prática faz-nos esquecer...

    valeu
    []ś