+ Responder ao Tópico



  1. #1
    estanisgeyer
    Visitante

    Padrão Protocolo de roteamento default

    Ola amigos,

    Qual o protocolo de roteamento que o linux utiliza por padrão? Há como alterar o protocolo, por exemplo, para RIP?

  2. #2

    Padrão Re: Protocolo de roteamento default

    Pergunta interessante...

    Eu sei que o kernel possui suporte à RIP, mas ele não utiliza nenhum protocolo para o repasse de pacotes de uma interface à outra, até onde eu sei.

  3. #3

    Padrão Re: Protocolo de roteamento default

    Os protocolos de roteamento são todos de camada 5 (aplicação), não precisam de suporte no kernel. Eles apenas trocam tabelas de rotas por meio de conexoes tcp ou pacotes udp e o aplicativo se encarrega de adicionar as novas rotas na tabela de forma simples.

    No linux, voce pode usar o RIP de 3 maneiras:

    1 - travez do nativo routed

    # routed -s
    Basta fazer isso e ele já irá trocar rotas com outros roteadores RIP

    2 - atravez do gated
    3 - atravez do zebra (www.zebra.org)

  4. #4
    marcoslanes
    Visitante

    Padrão Re: Protocolo de roteamento default

    Essa é uma pergunta meio nebulosa em...

  5. #5
    estanisgeyer
    Visitante

    Padrão Re: Protocolo de roteamento default

    Pois então pessoal,

    Cheguei a conclusão que nativamente o linux utiliza rotas estáticas, porém se você instalar o daemon routed, como nosso amigo Patrick mencionou, você poderá atualizar dinamicamente a tabela de roteamento com o protocolo RIP.
    Zebra é uma suíte que foi abandonada, há o Quagga (http://www.quagga.net), este é um fork do Zebra, atualizado, mantido por muitos colaboradores e empresas e estável. O Quagga interage com os protocolos de roteamento RIP, OSPF, BGP-4 e outros...
    Rip já facilita as coisas para mim, vou procurar o routed, pois não vem por padrão...


    Abraços,

    Marcelo Estanislau Geyer
    Standard Net Tecnologia e Informação

  6. #6

    Padrão Re: Protocolo de roteamento default

    Realmente Marcelo eu não sabia que o zebra estava abandonado, vi agora que a ultima versão saiu em 2003!

    Valeu pela dica.

  7. #7

    Padrão Re: Protocolo de roteamento default

    Bom Linux usa por padrao rotas estaticas, como a maioria dos outro sistemas operacionais, bom quanto ao zebra realmente ta desatualizado mas ele é ate bem utilizado (vou ler sobre o Quagga esses tempos, ainda n tinha visto) e pelo rapido que eu li na paginas do Quagga ele usa a mesma syntax do Zebra, que consequentemente é bem similiar a do Cisco (entao to em casa hehe).

    o routed é um daemon antigo que suportava RIPv1 nao sei c suporta v2, me lembre dele qdo usava Slackware 7 hehehe, entretanto ele ainda é presente em algumas versoes de unix, como Solaris 7, HPUX 9, AIX 4, etc alguns antigos, provavelmente foi "abortado" o uso dele nas distro GNU (vieram com o zebra) e nao sei c os unix mantem ele.

    Eu normalmente deixo a topologia de roteamento dinamico a cargo dos roteadore entao nao posso opniar muito detalhadamente sobre o funcionamento dos mesmo no Linux mas deve funcionar bem sao algoritmos bem conhecidos.