+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link x numero de assinantes

    boa tarde.

    gente sigo tendo uma duvida grande:cuantos usuarios x link???
    os precos dos link son altisimos e nao se pode vender uma conexao cara demais pela concorrencia.....ton?
    lindo articulos ouvi falar de taxa de tolerancia: total de assinantes/numero de usuarios q estan utilizando o largo de banda no mesmo momento. essa proporcao pode chegar ate 20/1: vamos a botar 200 assinantes, 20 usando a rede ao mesmo momento.
    Isso como se traduze em link ofertado?
    si eu tenho um link de 500, cuantos assinantes vosseis achan possivel ter oferecendo velocidade media de 250kbs? em teoria 2, mais com essas proporcoes uns 40, certo?
    espero ter sido claro.obrigado pela ajuda

  2. #2

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    90 a 100 usuarios para cada MEGA (se bloquear P2P, vc pode aumentar o nr de usuarios por MEGA)...

    com planos de 64k e 128k.. (se voce possuir mais de 2mb, pode vender 256k)...

    prefira vender link para EMPRESAS ...

  3. #3

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    italiano,

    Essa média de usuários é errada... 10% simultâneos é muito pouco. Por experiência você consegue colocar entre 100 e 150 clientes em cima de cada Mbps contratado. Isso com regras de QoS que digam o seguinte:

    60% da banda para http/https/dns
    20% da banda para mail/ftp
    20% da banda para o restante

    Obviamente que deve-se colocar prioridades para tráfego SSH e VoIP menores que as de HTTP... Não precisa bloquear nada (aliás é proibido o bloqueio de acesso a qualquer conteúdo sem expressa permissão por parte do cliente, então nem pense em bloquear P2P).

  4. #4

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    Realmente,

    o problema é comum, eu consegui fazendo qos por serviços em um cliente meu:

    http://qos.smol.com.br

  5. #5

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    Patrick,

    Que software tu usou para medir o tráfego de cada protocolo? To procurando isso mas quero algo que eu mesmo possa fazer (sem usar cacti ou qualquer coisa do genero).

  6. #6

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    Usei rrdtool e contabilidade de pacotes do iptables

  7. #7

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    O patrick eh o cara :P

    comprei o software VLINK dele para instalar em um cliente.. e ver onde era o problema !!

    ta resolvido

    nataniel.. o vlink (programa pra gerar stats por protocolo) eh showwwwwwww !!!

  8. #8

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    Patrick,

    Hummm... Legal... vou testar aqui, só uma dúvida: a contabilidade de pacotes tu fez usando layer7 (ipp2p ou l7-filter)? Nos outros serviços tu fez por porta ou por layer tb?

    Esse V-Link é teu? Eu to fazendo um gerenciamento de dados pra mim aqui, facilitando a vida com gráficos mais específicos sobre o que eu preciso... Por enquanto só uma das repetidoras está sendo monitorada pelo novo sistema:

    http://mrtg.cnett.com.br/server/ema/

  9. #9

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    Criei ele por necessidade de um cliente e estou transformando em produto, a versão estável sairá ainda essa semana, acompanhe no www.myauth.com.br

    o iptables tem um modulos que salva informações no /proc, www.netfilter.org

    att,
    Patrick

  10. #10

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    Citação Postado originalmente por nataniel
    italiano,

    Essa média de usuários é errada... 10% simultâneos é muito pouco. Por experiência você consegue colocar entre 100 e 150 clientes em cima de cada Mbps contratado. Isso com regras de QoS que digam o seguinte:

    60% da banda para http/https/dns
    20% da banda para mail/ftp
    20% da banda para o restante

    Obviamente que deve-se colocar prioridades para tráfego SSH e VoIP menores que as de HTTP... Não precisa bloquear nada (aliás é proibido o bloqueio de acesso a qualquer conteúdo sem expressa permissão por parte do cliente, então nem pense em bloquear P2P).
    ola Nataniel,

    ton num link de 512 kbs podense colocar entre 50 e 75 assinantes certo? e que con os precos da embratel no queria iniciar com un link grande, pensava em un link de 512.....1mb ficaria caro.......
    obrigado pela ayuda

  11. #11

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    90 a 100 usuarios para cada MEGA (se bloquear P2P, vc pode aumentar o nr de usuarios por MEGA)...

    com planos de 64k e 128k.. (se voce possuir mais de 2mb, pode vender 256k)...

    prefira vender link para EMPRESAS ...
    pregunta indiscreta:

    mais a gente nao pode fazer o q a telemar faz regularmente: vender 600 e dar 150 :-D ???

  12. #12

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    ela vende 600 com GARANTIA de 150 ... eh diferente...

    marketing meu caro ...

    encher os olhos do usuario... e fazer ele acreditar que realmente sao 600k SO PRA ELE !! (so que.. nao eh bem assim)..


    mas o povo ama as telecoms... se eu sair do ar 15 minutos.. meu provedor eh um lixo.. se o velox (por exemplo) sair do ar 1 dia... (na cidade proxima.. ficaram 3 dias sem) ... a telemar nao tem culpa... coitada.. eles estao fazendo uma manutenção....

    eh isso que acontece...

  13. #13

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    Citação Postado originalmente por italianonobrazil
    Citação Postado originalmente por nataniel
    italiano,

    Essa média de usuários é errada... 10% simultâneos é muito pouco. Por experiência você consegue colocar entre 100 e 150 clientes em cima de cada Mbps contratado. Isso com regras de QoS que digam o seguinte:

    60% da banda para http/https/dns
    20% da banda para mail/ftp
    20% da banda para o restante

    Obviamente que deve-se colocar prioridades para tráfego SSH e VoIP menores que as de HTTP... Não precisa bloquear nada (aliás é proibido o bloqueio de acesso a qualquer conteúdo sem expressa permissão por parte do cliente, então nem pense em bloquear P2P).
    ola Nataniel,

    ton num link de 512 kbs podense colocar entre 50 e 75 assinantes certo? e que con os precos da embratel no queria iniciar com un link grande, pensava em un link de 512.....1mb ficaria caro.......
    obrigado pela ayuda
    italiano,

    Exatamente... 512 Kbps entre 50 e 75 usuários com velocidades entre 64k e 128k com garantia máxima de 20%.

    Citação Postado originalmente por italianonobrazil
    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    90 a 100 usuarios para cada MEGA (se bloquear P2P, vc pode aumentar o nr de usuarios por MEGA)...

    com planos de 64k e 128k.. (se voce possuir mais de 2mb, pode vender 256k)...

    prefira vender link para EMPRESAS ...
    pregunta indiscreta:

    mais a gente nao pode fazer o q a telemar faz regularmente: vender 600 e dar 150 :-D ???
    italiano,

    Isso é perfeitamente possível usando regras complexas de controle de banda, por exemplo:

    Velocidade máxima: 600k/200k
    Velocidade média: 150k/50k

    Você pode criar uma regra de tráfego onde o cliente terá os 600k durante um "x" tempo e depois ele terá a velocidade média contratada. Isso será feito para cada chamado a regra de controle de tráfego. Se o cliente apenas abrir páginas e fizer testes de velocidade sempre aparecerá os 600k... Se ele estiver baixando um arquivo grande esse arquivo virá a 150k...

    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    ela vende 600 com GARANTIA de 150 ... eh diferente...

    marketing meu caro ...

    encher os olhos do usuario... e fazer ele acreditar que realmente sao 600k SO PRA ELE !! (so que.. nao eh bem assim)..


    mas o povo ama as telecoms... se eu sair do ar 15 minutos.. meu provedor eh um lixo.. se o velox (por exemplo) sair do ar 1 dia... (na cidade proxima.. ficaram 3 dias sem) ... a telemar nao tem culpa... coitada.. eles estao fazendo uma manutenção....

    eh isso que acontece...
    Alexandre,

    Eu sofro com isso também, dia e noite... Na semana passada a Brasil Telecom tirou meus modems do ar segundo eles para testes durante 4 horas... Perdi 16 clientes dizendo que o provedor era uma nhaca que nunca parava online... que tudo que acontecia o cliente era penalizado... Dessa forma...

    Na mesma semana o DSL parou 1 dia inteiro e NENHUM cliente reclamou de nada, até mesmo defenderam que quando cai é por algo maior...

    Isso chama BAIRRISMO e o Brasil é cheio disso... Aquela Coca-Cola é melhor que a Baré-Cola (isso é verdade, mas o exemplo ainda assim vale), aquela camisa da Zoomp é melhor que a da fábrica da minha cidade... O povo brasileiro não têm cérebro, infelizmente...

  14. #14

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Patrick,

    Hummm... Legal... vou testar aqui, só uma dúvida: a contabilidade de pacotes tu fez usando layer7 (ipp2p ou l7-filter)? Nos outros serviços tu fez por porta ou por layer tb?

    Esse V-Link é teu? Eu to fazendo um gerenciamento de dados pra mim aqui, facilitando a vida com gráficos mais específicos sobre o que eu preciso... Por enquanto só uma das repetidoras está sendo monitorada pelo novo sistema:

    http://mrtg.cnett.com.br/server/ema/
    Cara, curti muito seu esquema de monitoramento...Como você tá fazendo ele (com que ferramentas/aplicativos, etc)...outra coisa, você tá rodando um MT nessa repetidora?

    Outra coisa:

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Isso é perfeitamente possível usando regras complexas de controle de banda, por exemplo:

    Velocidade máxima: 600k/200k
    Velocidade média: 150k/50k

    Você pode criar uma regra de tráfego onde o cliente terá os 600k durante um "x" tempo e depois ele terá a velocidade média contratada. Isso será feito para cada chamado a regra de controle de tráfego. Se o cliente apenas abrir páginas e fizer testes de velocidade sempre aparecerá os 600k... Se ele estiver baixando um arquivo grande esse arquivo virá a 150k...
    ...Você tá fazendo isso com o quê? HTB, CBQ ou no Mikrotik?

  15. #15

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    Cara, curti muito seu esquema de monitoramento...Como você tá fazendo ele (com que ferramentas/aplicativos, etc)...outra coisa, você tá rodando um MT nessa repetidora?

    Outra coisa:

    ...Você tá fazendo isso com o quê? HTB, CBQ ou no Mikrotik?
    roney,

    Eu uso o snmpget/snmpwalk para pegar os dados e mais alguns scripts... Depois jogo isso dentro de um bd rrd e uso o rrdtool para fazer os gráficos.

    Quanto ao controle de tráfego: htb e mikrotik.

  16. #16

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    italiano,

    Isso é perfeitamente possível usando regras complexas de controle de banda, por exemplo:

    Velocidade máxima: 600k/200k
    Velocidade média: 150k/50k

    Você pode criar uma regra de tráfego onde o cliente terá os 600k durante um "x" tempo e depois ele terá a velocidade média contratada. Isso será feito para cada chamado a regra de controle de tráfego. Se o cliente apenas abrir páginas e fizer testes de velocidade sempre aparecerá os 600k... Se ele estiver baixando um arquivo grande esse arquivo virá a 150k... Wink
    necessito dessas regras por favor natanael se puder me dar uma luz, manual, tutorial qualquer coisa agradeço muito muito mesmo.

  17. #17

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    pjn,

    No MK é o sistema de burst e no HTB (via box linux) tu precisa de CONNMARK + leitura de bytes + leitura de tempo... Isso tudo pode ser feito em script. Deixa eu te explicar por cima como funciona:

    1) você cadastra uma regra para o cliente X no seu iptables marcando cada conexão dele.

    2) depois usando o iptables -t mangle -L -vxn você ve o que ele consumiu e usa algum script para calcular que X bytes em Y tempo é igual Z velocidade...

    3) se o cliente chegar XX velocidade em YY tempo ele tera uma regra de banda... senao tera outra...



    O resto é tu estudar como que faz os scripts e ler um pouquinho sobre HTB e IPTABLES:

    http://br-linux.org/tutoriais/001794.html

    http://lartc.org/

  18. #18

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    Citação Postado originalmente por nataniel
    pjn,

    No MK é o sistema de burst e no HTB (via box linux) tu precisa de CONNMARK + leitura de bytes + leitura de tempo... Isso tudo pode ser feito em script. Deixa eu te explicar por cima como funciona:

    1) você cadastra uma regra para o cliente X no seu iptables marcando cada conexão dele.

    2) depois usando o iptables -t mangle -L -vxn você ve o que ele consumiu e usa algum script para calcular que X bytes em Y tempo é igual Z velocidade...

    3) se o cliente chegar XX velocidade em YY tempo ele tera uma regra de banda... senao tera outra...



    O resto é tu estudar como que faz os scripts e ler um pouquinho sobre HTB e IPTABLES:

    http://br-linux.org/tutoriais/001794.html

    http://lartc.org/
    Entendi mais ou menos, vou dar uma estudada nos sites que vc sugeriu.
    Só que tem outra coisa o iptables é pra linux meu server é freebsd tem como fazer no freebsd?

  19. #19

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    no freebsd vc usa o ipfw

  20. #20

    Padrão Re: Link x numero de assinantes

    pjn,

    No BSD é MUITO mais fácil usando o ipfw... procure a documentação do ipfw que têm de tudo (ate load balance é mais fácil em BSD). Infelizmente estou bem enferrujado em BSD e não vou lembrar tudo de cabeça...