+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão suse

    GOstaria de saber as diferenças entre o OpenSuse e o Suse enterprise... Alguem ae que usa pode me dar umas dicas?

  2. #2

    Padrão Re: suse

    O opensuse é livre e o suse interprise é pago eu acho que é isso

  3. #3
    raver
    Visitante

    Padrão Re: suse

    O open suse é um projeto Linux mantido pela Novell que coleta as contribuições da comunidade e contribuições internas da Novell em um pacote que não possui suporte e é inteiramente livre. A Novell não vende cd's/dvd's ou livros do Open Suse ou treinamentos...

    O SuSE Enterprise é um Linux focado para o mercado corporativo. A versão servidor tem drivers para diversos hardwares de servidor, heartbeat pronto para cluster, Xen para virtualização. A versão desktop tem drivers para hardware de notebooks, desktops, wireless. Os pacotes do desktops são focados para usuário final... Banshee para música, Fspot para fotos, interface mais intuítiva..

    Oracle, SAP, Caché e outros softwares homologados para Linux são homologados somente em Linux Enterprise como o Suse Enterprise ou o Red Hat Enterprise.

    Você pode baixar e usar o Suse Enterprise, não é ilegal por que o Linux é GPL. Só não vai ter o update on line, pq isto é pago. Caso precise atualizar algum pacote terá que usar as comunidades como rpmfind.net, rpm.pbone.net ou diretamente na fonte.

    Para a versão Enterprise a Novell dispõe de treinamentos em sala ou self study. Inclusive no Brasil. Você também pode se certificar como CLP ou CLE, Certified Linux Professional e Certified Linux Engineer respectivamente.

    Para quem está acostumado a fazer tudo na mão, não vai ver grande diferença no Suse Enterprise, mas se você tem um ambiente um pouco maior e quer diminuir seu esforço na administração da sua rede, considere o Suse Enterprise. Você vai ver que o preço cobrado se paga com o tempo...

    Basicamente é só esta a diferença :-)