+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Grande Duvida PCI DWL-AG530 e outras

    gente desculpa, mais alguem poderia me tirar uma duvida .
    algumas vezes já vi pessoas aki no forum falando dessas placas
    PCI da D-link usando ela no Mikrotik , ai vem minha duvida
    qual seria a utilidade dessa placa no MK ? ela é usada em quais caso ?
    essas placas são usadas para transmisão como se fosse um AP ?
    se a resposta for sim qual a potencia dela ? vale apena trabalhar com placa
    PCI ?

  2. #2

    Padrão Re: Grande Duvida PCI DWL-AG530 e outras

    Para obter informações mais técnicas sobre as AG530, acessa o site www.dlink.com e procure por esse modelo...

    Quanto ao resto, sim, ela funciona perfeitamente como um AP normal, tanto em 2,4 B/G, quanto em 5,8 GHz...

    Eu uso elas mais para fazer os enlaces em 5,8 GHz entre os POP´s, pois ela tem um custo/benefício excelente, comparando com produtos semelhantes no mercado... Já como um AP em 2,4 GHz, estou testando um modelo mais barato da D-Link, a DWL-G510, que também tem chipset Atheros, mas funciona só em B/G... Essa placa naum deve custar mais de R$ 120,00, contra os R$ 230,00 das AG530...

    Ahhh, ambas também funcionam como clientes....

  3. #3

    Padrão Re: Grande Duvida PCI DWL-AG530 e outras

    _AGM_

    humm entendi amigo , agora me tira uma outra duvida , com uma placa dessa qual a distancia maxima q vc conseguiu ? qual é a potencia dela ? o Mikrotik reconhece ela para funcionar como linux Ap ?

  4. #4

    Padrão Re: Grande Duvida PCI DWL-AG530 e outras

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg
    _AGM_

    humm entendi amigo , agora me tira uma outra duvida , com uma placa dessa qual a distancia maxima q vc conseguiu ? qual é a potencia dela ? o Mikrotik reconhece ela para funcionar como linux Ap ?
    Eu tenho aqui clientes a 12 km em linha reta e com visada funcionando blz... A Antena que uso é a Setorial Hyperlink de 17 dbi... A potência dela acho é de 15 dbm (ftp://ftp10.dlink.com/pdfs/products/...WL-G510_ds.pdf), e ela funciona como AP no Mikrotik...

  5. #5
    clistenis
    Visitante

    Padrão Re: Grande Duvida PCI DWL-AG530 e outras

    Amigo vc sabe me informar se a DWL-G520 funciona no Mikrotik ?


    Qual o chipset dela ?


    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Para obter informações mais técnicas sobre as AG530, acessa o site www.dlink.com e procure por esse modelo...

    Quanto ao resto, sim, ela funciona perfeitamente como um AP normal, tanto em 2,4 B/G, quanto em 5,8 GHz...

    Eu uso elas mais para fazer os enlaces em 5,8 GHz entre os POP´s, pois ela tem um custo/benefício excelente, comparando com produtos semelhantes no mercado... Já como um AP em 2,4 GHz, estou testando um modelo mais barato da D-Link, a DWL-G510, que também tem chipset Atheros, mas funciona só em B/G... Essa placa naum deve custar mais de R$ 120,00, contra os R$ 230,00 das AG530...

    Ahhh, ambas também funcionam como clientes....

  6. #6

    Padrão Re: Grande Duvida PCI DWL-AG530 e outras

    Da DWL-G510 é Atheros AR5212, e da DWL-AG530 é Atheros AR5213... A 520 acho que não funciona. Testei com a DWL-520+ e naum detectou...

  7. #7
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Grande Duvida PCI DWL-AG530 e outras

    dwl-520 sem o + funciona eu tenho aq rodando como ap em um ponto pra 25 clientes mas aconselho usar ag530 pois e mais segura se um dia precisa migrar tbm ja tem suporte sem transtorno certo eu uso dwl520 naos enti diferenca nenhum em sinal nada perante as g530 mass vai saber se ela logo logo nao encomoda hehe te mais

  8. #8

    Padrão Re: Grande Duvida PCI DWL-AG530 e outras

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Citação Postado originalmente por adelsonbbg
    _AGM_

    humm entendi amigo , agora me tira uma outra duvida , com uma placa dessa qual a distancia maxima q vc conseguiu ? qual é a potencia dela ? o Mikrotik reconhece ela para funcionar como linux Ap ?
    Eu tenho aqui clientes a 12 km em linha reta e com visada funcionando blz... A Antena que uso é a Setorial Hyperlink de 17 dbi... A potência dela acho é de 15 dbm (ftp://ftp10.dlink.com/pdfs/products/...WL-G510_ds.pdf), e ela funciona como AP no Mikrotik...
    Pessoal,

    O chipset AR5212 suporte até 200 mW de potência máxima de saída. As placas vem de fábrica com 35 mW de potência.

  9. #9

    Padrão Re: Grande Duvida PCI DWL-AG530 e outras

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Citação Postado originalmente por adelsonbbg
    _AGM_

    humm entendi amigo , agora me tira uma outra duvida , com uma placa dessa qual a distancia maxima q vc conseguiu ? qual é a potencia dela ? o Mikrotik reconhece ela para funcionar como linux Ap ?
    Eu tenho aqui clientes a 12 km em linha reta e com visada funcionando blz... A Antena que uso é a Setorial Hyperlink de 17 dbi... A potência dela acho é de 15 dbm (ftp://ftp10.dlink.com/pdfs/products/...WL-G510_ds.pdf), e ela funciona como AP no Mikrotik...
    Pessoal,

    O chipset AR5212 suporte até 200 mW de potência máxima de saída. As placas vem de fábrica com 35 mW de potência.
    E como faz prá setar potência maior nessas placas???

  10. #10

    Padrão Re: Grande Duvida PCI DWL-AG530 e outras

    erá justamente isso q eu ia pergunta , se vem de fabrica com 35 mw não prejudica a placa ou até queima a mesma usando uma pontencia de 200mw ? ( se for realmente possivel )

  11. #11

    Padrão Re: Grande Duvida PCI DWL-AG530 e outras

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg
    erá justamente isso q eu ia pergunta , se vem de fabrica com 35 mw não prejudica a placa ou até queima a mesma usando uma pontencia de 200mw ? ( se for realmente possivel )
    tem na parte no config de wireless a parte de potencia, vc pode ir subindo e verificando o SNR vai ver q sobe até certo ponto.. pq o mikrotik deixa colocar até 30dBm = 1 Watt.

    acredito q para o pessoal q faz over precissaria refrigerar mais colocando sink em certos lugares da placa wireless.

    Lee

  12. #12

    Padrão Re: Grande Duvida PCI DWL-AG530 e outras

    AGM e adelson,

    Pensem que com 35 mW é possível se fazer um enlace de 40 Km usando antenas de 30 dB (offset). Então, me expliquei, porque brigar com os engenheiros que fazem as adaptações nos hardwares quanto a potência? Um direcionamento bem feito e uma regra de QoS de Técnico é suficiente (estabelaça padrões para liberação de um cliente wireless, caso AP, eu uso 20 dB senão não libera).

    É possível sim ir até 1 W ou 1000 mW mas o refrigeramento do chipset têm que ser parrudo. Com 35 mW o chipset chega a temperaturas de 40 graus (em temperatura ambiente entre 18 e 25 graus dentro de um caixa fechada com exaustão forçada). E em casos extremos (eu testei) chega a 66 graus sem parar de funcionar.

    Aumentei a potência para 100 mW e na opção 1 ele chegou aos 55 graus fácil... Nem tive coragem de testar a segunda opção...

  13. #13

    Padrão Re: Grande Duvida PCI DWL-AG530 e outras

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Para obter informações mais técnicas sobre as AG530, acessa o site www.dlink.com e procure por esse modelo...

    Quanto ao resto, sim, ela funciona perfeitamente como um AP normal, tanto em 2,4 B/G, quanto em 5,8 GHz...

    Eu uso elas mais para fazer os enlaces em 5,8 GHz entre os POP´s, pois ela tem um custo/benefício excelente, comparando com produtos semelhantes no mercado... Já como um AP em 2,4 GHz, estou testando um modelo mais barato da D-Link, a DWL-G510, que também tem chipset Atheros, mas funciona só em B/G... Essa placa naum deve custar mais de R$ 120,00, contra os R$ 230,00 das AG530...

    Ahhh, ambas também funcionam como clientes....
    qts clientes um cartao G510 aguenta no MK com media de 100Kbps por cliente e ele eh HOMOLOGADO pela ANATEL? com interferencia o q vcs recomendam? um Ubiquiti SR2 eh muito melhor compensa?

  14. #14

    Padrão Re: Grande Duvida PCI DWL-AG530 e outras

    pessoal gostei desse tópico...tirou algums duvidas minhas ao mesmo tempo me surgiu mais uma...

    pensem na situação:

    LINK------MT - AG530(5.8) --->>><<<--- (5.8)AG530 - MT - AG510(2.4) --->>><<<--- CLIENTES

    nessa situação essa maquina MT do meio ae..q recebe em 5.8 e distribui em 2.4..com duas pci nela...ag530 + ag510, prescisa ser muito parruda....ela eh um p2 350mhz com 128 de ram e hd de 10gb...o q vcs sugerem...

    obs: aproximadamente 40 a 50 clientes simultaneos..ja pensando nos proximos 6 meses...

    aproveitando...NATANIEL como fazer pra monitorar a temp do cartão no MT ??

    agradeço a conselhos...até...