+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de Banda Compartilhada

    Ola Pessoal

    Estou fazendo uns testes no Mikrotik para migracao de algumas torres. Ja tenho ele rodando porem nao estou compreendendo bem o controle de banda nele. Hoje controlo pelo star-os da seguinte maneira:
    Coloco uma regra pai de 2M e depois coloco regras filhas com planos de 128k, 256K etc, ou seja todos clientes de compartilham os 2M, eles nao ultrapassarao os 2M destinado a torre criando assim um controle de banda compartilhada.

    Como faria isso no MK. Pelo que analizei tenho que criar uma queue tree e depois marcar os pacotes de cada rede que estara conectada para serem encaminhados a queue. Sera que nao tem uma maneira mais facil. Que facilite a migracao de planos.

    Alguem tem esse tipo de controle rolando para dar uma dica.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Controle de Banda Compartilhada

    Utilize neste caso o PCQ, crie uma regra de pcq-total-limit com sua velocidade total (2M), e ao invés de dar prioridades use pcq-rate em "0" (zero). Assim a banda se dividirá igualmente para todos.
    Se for limitar todo mundo com uma mesma velocidade pode usar simple-queues criando uma regra total e abaixo uma regra para toda a rede.

  3. #3

    Padrão Re: Controle de Banda Compartilhada

    Certo. Mas como eu aplico essa regra em cada plano.
    Por exemplo:

    Criei a regra em PCQ de 2Mb
    Agora eu quero criar regras dos planos.
    PLANO1 128K
    PLANO2 256K
    PLANO3 512K

    So que esses planos tem que ficar dentro dos 2Mb.
    Como vou aplicar essa regra ao cliente. Vou ter que marcar o pacote de cada conexao para passar pela regra que eu quero?

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Controle de Banda Compartilhada

    Citação Postado originalmente por gerusso
    Certo. Mas como eu aplico essa regra em cada plano.
    Se for limitar todo mundo com uma mesma velocidade pode usar simple-queues criando uma regra total e abaixo uma regra para toda a rede.
    criando assim uma simple-queue para cada uma das velocidades desejadas.