+ Responder ao Tópico



  1. #1
    gsteixei
    Visitante

    Padrão Nao reboota nem desliga em maquina diferente

    Ae gurizada,
    é o seguinte, eu tenho uma imagem de hd que quero baixar em varias maquinas diferentes, com slack e suse. Tudo funciona normal, o problema é que a maquina nao reinicia nem desliga. O modulo APM esta carregado. Ja tentei com Kernel 2.6 e 2.4. e nada, alguem tem alguma ideia??

  2. #2

    Padrão Re: Nao reboota nem desliga em maquina diferente

    vc ta usando o que pra copiar isso?

  3. #3
    gsteixei
    Visitante

    Padrão Re: Nao reboota nem desliga em maquina diferente

    Estou usando o dd para clonar as particoes

  4. #4

    Padrão Re: Nao reboota nem desliga em maquina diferente

    Já clonei muuuitas maquinas, mas nunca com o dd. Sei que funciona, mas pra clonagem existem outros métodos. Já usei o g4u, que gera uma imagem compactada do seu HD em outra maquina (ftp server). A vantagem do g4u é que vc tem um backup da imagem do HD guardada em segurança.
    Usei também o UDPCAST, que nao gera nada de arquivo imagem e simplesmente copia a imagem do hd para as maquinas.
    O UDPCAST tem a vantagem de não precisar de um ftp server e de a clonagem ser feita mais rápida.

    Não sei se somente o dd iria resolver o seu problema, já clonei maquinas até com hardware diferente e nunca tive problema.
    Se vc optar por usar o g4u, recomendo dar uma lida no site http://www.feyrer.de/g4u/
    e ver como se "enche o hd de zeros" para diminuir o tamanho da imagem no servidor de ftp.

    Qualquer coisa, estamos ai...
    Abraço.

  5. #5
    gsteixei
    Visitante

    Padrão Re: Nao reboota em maquina diferente

    Valeu a dica, inclusive achei muita coisa interessante no site do g4u, e esse UPDCAST eu nao conhecia. Mas na verdade o problema nao esta na clonagem. E sim no fato da maquina nao rebootar, desligar ela desliga com o halt, mas quando eu dou um reboot ela nao reinicia, acho que deve ser algo com o ACPI ou o APM, o modulo APM esta carregado, o ACPI eu nao sei se o nome do modulo eh este mesmo, ou se deve ser carregado. O problema é que eu fiz esta imagem em uma maquina, e baixei ela em outra bem diferente. Deve ser algo com o reconhecimento do hardware. Eu nao queria ter que reinstalar e configurar tudo denovo.....
    Só pra completar, é um dualboot com Slackware 10.2-kernel 2.4 e um Suse 10.0-kernel 2.6.
    Mas mesmo assim, mto obrigado.

  6. #6
    gsteixei
    Visitante

    Padrão Re: Nao reboota nem desliga em maquina diferente

    Só pra aumentar a tosquice, eu resolvi reinstalar o slackware, e ele tb nao reinicia... sera que é algo na Bios????

  7. #7

    Padrão Re: Nao reboota nem desliga em maquina diferente

    AHHHHHhhhh!!!! o problema deve estar no kernel. Mas da uma checada no seu hardware antes. Liste todos os dipositivos e veja os drivers que tem que estar carregados..
    Tenta isso ai, acho que o problema esta mesmo na parte de gerenciamento de forca. Espere mais alguem postar aqui pra dar mais algumas dicas pois só tive problemas até hj de não desligar.
    Abraco.

  8. #8
    gsteixei
    Visitante

    Padrão Re: Nao reboota nem desliga em maquina diferente

    Dando um lspci, perece que ele reconheceu tudo. É possivel que seja algo na bios pois tanto no Slack quanto no Suse o problema é o mesmo, com kernels diferentes. Ja olhei a bios mas nao achei nada.....

    # lspci
    00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 661FX/M661FX/M661MX Host (rev 11)
    00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS AGP Port (virtual PCI-to-PCI bridge)
    00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS964 [MuTIOL Media IO] (rev 36)
    00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE] (rev 01)
    00:02.7 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] Sound Controller (rev a0)
    00:03.0 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.0 Controller (rev 0f)
    00:03.1 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.0 Controller (rev 0f)
    00:03.2 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.0 Controller (rev 0f)
    00:03.3 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller
    00:05.0 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] RAID bus controller 180 SATA/PATA [SiS] (rev 01)
    00:0e.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)
    01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 661/741/760/761 PCI/AGP VGA Display Adapter


    Abraço


  9. #9

    Padrão Re: Nao reboota nem desliga em maquina diferente

    Ae vai outras ferramentas! :lol:

    Além da clonagem de disco, existem outras ferramentas além do Kickstart e FAI, encontrei um artigo que fala disso. :-D

    JumpStart Enterprise Toolkit: (apesar de ter sido mencionada pelo colega Leonardo irei descrevê-la) solução desenvolvida pela Sun para o Solaris, infelizmente não é distribuido como um produto da Sun mas pode ser usado sem se preocupar com licenças, o suporte não é disponível. Ele foi especificamente desenvolvido para o Solaris e ajuda os administradores na instalação de clusters (mais detalhes no artigo).

    YaSTAutoInstaller: um sistema para instalar um ou mais distribuições Suse automaticamente e sem a intervenção do usuário.

    System Installer Suite: é uma instalação via imagem de disc para distros baesadas em RPM. É uma coleção de pacotes incluindo o SystemInstaller, SystemImager e SystemConfigurator os quais provem total solução para instalação do linux e sua manutenção.

    Cfengine ou configuration engine: É ideal para o gerenciamento de clusters e pode ser adotado para médias e grandes organizações. Também pode ser usado para gerenciar e confifura um grande número de computadores. A idéia do Cfengine é criar uma simples configuração de arquivos os quais serão usados durante o setup de todos as máquinas na rede.

    O artigo está bem mais detalhado, aqui eu fiz um pequeno resumo de cada ferramenta! :wink:

    É isso abraço, duca :-)

  10. #10

    Padrão Re: Nao reboota nem desliga em maquina diferente

    Já usou todas as formas de reiniciar, init 6, init 0, comando shutdown , ou através da interface gráfica ? :|

    Ab, Duca :-)

  11. #11
    gsteixei
    Visitante

    Padrão Re: Nao reboota nem desliga em maquina diferente

    Yep, na verdade, o Slack nem roda o X, ja tentei shutdown -r, reboot, e init 6 e nada...
    Obrigado pelas dicas das ferramentas, vou dar uma olhada nisso...
    Esse esquema de clonagem e instalacao automatizada é importante pra mim que tenho 150 estaçoes para manter... eheheh
    Um abraçao

  12. #12

    Padrão Re: Nao reboota nem desliga em maquina diferente

    pode mesmo ser bios, reseta ela.

  13. #13

    Padrão Re: Nao reboota nem desliga em maquina diferente

    Já tentou em outras estações ? :|
    Senão pode ser a bios , assim como foi dito pelo samuelstj.

    Ab, Duca :-)