+ Responder ao Tópico



  1. #1
    andrequiri
    Visitante

    Padrão Qual configuração de servidor ideal para rede de 70 pcs com adsl 800k

    Pessoal tenho uma duvida ao escolher um servidor ideal mais com o custo não mto alto, pretendo utilizar um servidor fedora com interface gráfica, no qual pretendo fazer ele de proxy transparente, com alguns bloqueios de sites e com um cache relativamente bom, um controle de banda tipo cbq msm e um samba, para 70 pcs, lembrando que a internet não tem um nivel mto alto de utilização, um nivel razoavel de acesso simultaneos, to querendo utilizar um servidor que me atenda de uma forma boa a esses requisitos o que vcs me recomendam comprar, tipow memória, processador, tipo de HD, etc... Mto obrigado pela atenção!

  2. #2

    Padrão Re: Qual configuração de servidor ideal para rede de 70 pcs com adsl 800k

    primeiro, servidor nao precisa de ambiente grafico = mais espaco no disco e menos vulnerabilidades
    segundo, o que vc vai mais precisar ai é HD, o tamanho dele vai depender de quanto vc vai usar no samba.

    mas um p3 1GHz com 512 RAM aguenta isso FACIL, da pra usar ateh uma maquina mais modesta mas ai cai naquele problema, quanto tempo uma maquina dessa tem de vida? ai eh com vc

  3. #3

    Padrão Re: Qual configuração de servidor ideal para rede de 70 pcs com adsl 800k

    bem.. como definido pelo ic3m4n, não há razão para GUI em um servidor dêsses. Concordo com o hd ser grande, face ao cache/squid, mas a memória também é importante, uma vez que o iptables/nat usa montes de memória para construção de tabelas. Então, meta 1G de Ram nisso.

  4. #4
    andrequiri
    Visitante

    Padrão Re: Qual configuração de servidor ideal para rede de 70 pcs com adsl 800k

    Sobre o ambiente gráfico eu preciso utilizá-lo visto que a uma falta de computadores estações para diversas aplicações não tão pesadas mais estremamente uteis na minha sala como OpenOffice (utilização do Writer e Calc) e mozilla firefox, é meio estranho ter que utilizar um servidor como estação de trabalho também mais eu uma coisa que eu necessito...

  5. #5

    Padrão Re: Qual configuração de servidor ideal para rede de 70 pcs com adsl 800k


    Andre, boa noite.
    Não é querer te limitar não. Mas concordo com o que o pessoal falou do ambiente gráfico em servidor. Eu no começo, utilizando o Conectiva, também usava ambiente gráfico em servidor e quando eu abria esses serviços que vc mesmo mencionou eu percebia que a rede degradava mesmo. Internet então, o tempo de resposta para os usuários era bem ruim. Pelo que vc comentou vc necessita usar o ambiente gráfico, mas pense nas vulnerabilidades que vc pode estar colocando no seu servidor. Nessa época, a empresa alugou uma lp da Embratel de 1 MB e pagavámos uma fortuninha por esse serviço da Embratel. De 2 anos prá cá, deixamos a Embratel e locamos uma ADSL Empresarial da BrasilTelecom de 800K. Temos hoje 30 estações conectadas e servidor Slacware 10.2. E nada de ambiente gráfico no servidor. Ninguém reclama da internet.
    Um grande abraço ..... :-)