+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvidas sobre adm. de redes

    ola pessoal, estou começando agora a trabalhar com redes. Sou formado em teconologia de sistemas de informaçoes, onde deu pra ter uma base muito boa sobre redes e linux. Já trabalhei com suporte a usuarios, e sou usuario de linux a um certo tempo. Estou para conseguir um emprego como Administrador de Redes, (uma rede pequena de no maximo 15 máquinas de uma empresa nova) porém tenho algumas duvidas. Como disse tenho um conhecimento básico sobre tcp/ip, cabeamento, linux, roteamento, servidores etc....Então gostaria de saber o seguinte:

    1 - quais os principais problemas que eventualmente ocorrem em uma rede ? (genericamente falando)

    2 - Qual realmente é a função de um Admin. de Redes ? Quais devem ser suas principais preocupações com a rede ? (genericamente falando)

    3 - Que conselhos vcs dão ao pegar uma rede do zero ?, Quais os principais aspectos que devo voltar minha atenção ao montar a rede ?

    4 - Alguem conhece alguma outra lista de discussão sobre redes ?...Onde posso obter bons materiais sobre rede na internet ?

    agradeço pela atenção....[]s...

  2. #2

    Padrão Re: duvidas sobre adm. de redes

    1 - quais os principais problemas que eventualmente ocorrem em uma rede ? (genericamente falando)
    depende de qual parte da rede voce trabalha, com quais equipamentos voce trabalha e que tipo de config que voce fez.
    basicamente é problema com maquina de usuario (isso voce ja deve conhecer), servidores de dao problema quando nao deveriam dar (hehehehee), switch que trava, radio que para, problemas com performance, segurança e uma outra porrada de coisas
    mas eu sempre digo, isso só acontece muito quando os equipamentos que voce trabalha sao ruins ou estao configurados "errado"...
    se voce tem a rede toda certinha com configuração "correta" e bons equipamentos a unica coisa que voce vai fazer é adicionar novos equipamentos e manutenção preventiva (que é importante mas niguem faz hehehe)

    2 - Qual realmente é a função de um Admin. de Redes ? Quais devem ser suas principais preocupações com a rede ? (genericamente falando)
    tudo!
    mas o principal na minha opniao é segurança, performance e tempo up, lembre-se que sua rede nao pode parar!

    3 - Que conselhos vcs dão ao pegar uma rede do zero ?, Quais os principais aspectos que devo voltar minha atenção ao montar a rede ?
    nao começe com gambiaras (depois de feita ela nunca mais sai) e o barato sai caro.

    4 - Alguem conhece alguma outra lista de discussão sobre redes ?...Onde posso obter bons materiais sobre rede na internet ?
    foruns como esse e google
    lembre-se de se manter sempre atualizado e nao sair usando tudo de novo que aparece pela frente


    espero ter ajudado. :mrgreen:

  3. #3
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão Re: duvidas sobre adm. de redes

    Cara, acho que você também tem que dar uma atenção para qual o propósito da tua rede.. tipo, se é uma rede básica, com pouca navegação (somente web, pop e smtp), normalmente o link com o ISP eh pequeno, dessa forma, programas P2P irão degradar de maneira brutal o desempenho da sua rede (lembrando que estou falando de acesso externo).

    Atenção à segurança, bloquear sites que não estão no escopo de trabalho da empresa, pesquisar políticas de firewall que possam bloquear algum eventual ataque int -> ext .... essas coisas.