+ Responder ao Tópico



  1. #1
    jrlinux
    Visitante

    Padrão HTB+upload desrregulado

    hi folks.......queria sanar uma duvida com relação ao HTB. Estou usando HTB-tools para controlar o a banda de minha rede. Eth0>link internet Eth1>link rede local.
    estou aplicando as regras na eth1 com a opção dst para controlar o download e aplicando as regras na eth0 com a opção src para controlar o upload. O download esta sendo precisamente controlado com exito. Ja o upload, fica totalmente fora do escopo. eu seto 64Kbps e upload fica em torno de 6kbps....alguem tem alguma luz..ou pode ajudar?
    desde ja agradeço. abraço.
    slackware 10.2 htb-tools 0.27....usando kernel bare.i que vem na distro.

  2. #2

    Padrão Re: HTB+upload desrregulado

    Posta como estao os arquivos de configuraçao !!!

    Abraçao

  3. #3

    Padrão Re: HTB+upload desrregulado

    simples, o htb 0.27 nao controla upload mas o htb 0.30 seta upload em qualquer eth perfeitamente problema q ele ainda e beta mas estou usando e nao vi nenhum problema ate esse momento

  4. #4
    jrlinux
    Visitante

    Padrão Re: HTB+upload desrregulado

    Citação Postado originalmente por tianguapontocom
    simples, o htb 0.27 nao controla upload mas o htb 0.30 seta upload em qualquer eth perfeitamente problema q ele ainda e beta mas estou usando e nao vi nenhum problema ate esse momento
    Bom saber disso kra, pois perdi um tempo precioso tentando setar isso achando que tinha algo errado em minhas confs ou com meu kernel. Acabei correndo pra outro lado e usei o cbq.init pra controlar o upload....funcionou de primeira e ja sanei meu problema. Mas queria agrdecer pela ajuda desde jah. Posteriormente, testarei o htb 3.0 pra ver o que rola.
    Grande abraço.

  5. #5

    Padrão Re: HTB+upload desrregulado

    cara...

    fala como vc resolveu seu problema, pq estou com problema no upload aqui e não consigo resolver...

    atualmente estou usando o htb3, mas já tentei com o cbq tbm...

    valeu

  6. #6
    jrlinux
    Visitante

    Padrão Re: HTB+upload desrregulado

    Citação Postado originalmente por lucianogf
    cara... fala como vc resolveu seu problema, pq estou com problema no upload aqui e não consigo resolver... atualmente estou usando o htb3, mas já tentei com o cbq tbm... valeu
    Então cara..olha só. Eu deixei o htbtools fazendo o controle de download, piois ele funciona muito bem. Ja no caso do upload, eu passei a usar o cbq. Portanto eu uso o htb pra dowbnload e o cbq pra upload. Um não atrapalha o outro.
    Baixa o cbq.init do source forge.
    É um scpript que cria as regras cvbq e depoiis s aplica. O script se baseia nos arquivos de configuração que vc cria par cada regra que deseja criar.
    1.Deixe o script em algum lugar para sempre que a maquina bpptar, ele ser executado. No meu caso, c omo uso slack, eu renomei o arquivo para rc.cbq e deixei ele em /etc/rc.d e fiz uma referencia no rc.inet2 para sempre executa-lo no começo dessa forma:
    # # Start the CBQ
    if [ -x /etc/rc.d/rc.cbq ]; then
    echo "Iniciando controle de banda"
    /etc/rc.d/rc.cbq compile 2> /dev/null
    /etc/rc.d/rc.cbq start
    fi

    Note que são 2 comandos: o cbq compile cria as regras, ouseja, traduz o que vc deseja e setou nos arquivos de configuração para as regras cbq usando o tc de fato.
    O cbq start inicia essas regras.

    2. Abra o cbq.init ( no meu caso, ja rc.cbq ) , e edite as variáveis que tem logo no começo do arquivo de acordo com sua distro. No meu caso Slack, eu soh precisei mudar o CBQ_PATH para /etc/cbq, sendo o padraum do arquivo /etc/sysconfig/cbq. Alias, soh mudei por questoes de padronização aki no meu sistema. Faça como desejar.
    ### Command locations
    TC=/sbin/tc
    IP=/sbin/ip
    MP=/sbin/modprobe
    ### Default CBQ_PATH & CBQ_CACHE settings
    CBQ_PATH=${CBQ_PATH:-/etc/cbq}
    CBQ_CACHE=${CBQ_CACHE:-/var/cache/cbq.init}

    3. O cbq.init ta pronotpra ser usado. Agora soh falçta criar os arquivos de configuração das regras para que o cbq.init as leia quando for chamado. Elas vaum ficar em /etc/cbq e devem ter seu nome dentor de um padraum que o autor do cbq.init escolheu. Ex:

    #ls /etc/cbq

    cbq-0002.jrlinux cbq-0003.jrlinux e assim por diante. Mude o jrlinux por o que vc desejar......e a sequencia de numeros eh hexadecimal....portanto vc tb vi usar letras....Procure exemplos disso na net, pois ainda naum usei dessa forma. Mas pra começar use dessa forma simples pra testar tudo.
    O conteudo de cada arquivo deve ser o seguinte:

    DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit == Aqui a placa de rede, e suas velocidades possíveis.
    RATE=256Kbit ===> aqui a banda que vc quer setar para seu cliente
    WEIGHT=25Kbit ===. a bandqa dividida por 10
    PRIO=5 ====> prioridade dos pacotes em relação aos outros ( deixei 5 mesmo )
    RULE=10.0.0.2/32, ===> aqui a faixa de ips que sofrerão a regra. Mascara de 32 bits significa um unico host específico. vc pode usar 24 16 8...de acordo com sua necessidade.
    BOUNDED=yes ===> algo relativo a emprestar banda quando nau tiver usando.
    ISOLATED=no ===> reserva de banda pra estes hosts
    MARK=20 ===> ISSO EH ESSENCIAL..ja vo explicar.

    OBS: o cbq deve ser aplicado na placa de saida dos dados....nunca na entrada. Ou seja, se vc deseja controlar o upload, vc deve colocar nas regras a placa de rede com a conexão com a internet. Ou no caso de pppoe, seu pppx correspondente. Pra controlar downloada, crie as reras usndo sua placa de rede interna.

    4. Com o arquivo criado, agora soh falta iniciar o cbq.init. Se nosso caso fosse controlar download, provavelmente ja taria funcionando. Mas para uploada eh preciso fazer mais uma coiisinha. É preciso manda o iptables marcar os pacotes com MARK 2o, assim como setamos no arquivo de configração. Mas isso eh bem fácil.
    Coloque isso na sua inicialização:

    iptables -t mangle -A PREROUTING -s 10.0.0.0/8 -j MARK --set-mark 20

    Note que ja criei a regra com mascara 8 bits....assim a regra ja serve para todos clientes da rede.

    Agora sim:
    /etc/rc.d/rc.cbq compile
    /etc/rc.d/rc.cbq start

    Foi assim que fiz meu velho....Se tiver alguma sugesdtão de melhoria, estamos ai!!.
    um abraço.

  7. #7

    Padrão Re: HTB+upload desrregulado

    cara...

    é umas coisa sem explicação...

    tenho um micro aqui q é o meu firewall/proxy, nele tenho instalado o debian sarge 3.1r1 com kernel 2.4.27, q era o micro que estava fazendo os testes, e não funcionava de jeito maneira...

    aí tenho outro micro aqui q é o q estou montando outro servidor, com o mesmo sistema e o mesmo kernel...

    coloquei o htb e não funcionou, apareceu illegal match, parece q não está reconhecendo a opção mark no arquivo de configuração...

    então resolvi testar novamente com o cbq, e por incrível q pareça FUNCIONOU!!!

    graças a Deus funcionou esse trem, pelo menos agora eu sei q funciona e vi funcionando...

    e as confiurações q eu fiz foram as normais do CBQ, no arquivo de upload coloquei MARK=5 e com iptables marcando no PREROUTING...

    vou fazer mais testes... vamu ve no q dá.. tomara q continue funcionando.. heheeh

    valeu
    []'s

  8. #8

    Padrão Re: HTB+upload desrregulado

    puts...

    o negócio funciona qdo não está passando pelo squid...

    qdo redireciona o tráfego para o squid não controla mais o up.. :/