+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão firebird win para linux

    fala galera, como estão as coisas??

    pessoal é o seguinte, tenho um programa aqui q usa o banco de dados firebird, mas a princípio está usando no windows, e quero passá-lo pra linux..

    procurei na net alguma coisa sobre firebird mas nao tive muito sucesso, e sou leigo com banco de dados..

    instalar pelo menos eu consegui, e aparentemente está funcionando q é uma beleza...

    mas o q eu não sei é:
    - o que deve ser configurado;
    - como passar o banco de dados do win pra linux.

    se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.

    valeu
    []'s

  2. #2

    Padrão Re: firebird win para linux

    ahh.. estou usando o debian sarge 3.1r1 e firebird2

  3. #3

    Padrão Re: firebird win para linux

    Bem, eu sou um tanto quanto leigo em Firebird, mas eu acho que SQL é SQL.

    Na ETE onde eu administro os servidores, existe também um banco de dados Firebird, onde os alunos desenvolvem os seus trabalhos em cima. O diretório de banco de dados é compartilhado via SAMBA e o professor possui permissões para criar usuários e todo aquele blablabla. Assim todos os alunos podem colocar os seus bancos de dados lá e o professor vai criando os logins de usuários para os bancos nas duplas. Ao invés de você utilizar o SAMBA como recurso, você pode também utilizar um daemon FTP. Bem... invente, as possibilidades são várias.


    Um abraço!

  4. #4

    Padrão Re: firebird win para linux

    xiiiii....

    cara... continuei a mesma.. heheheheh

    ainda nao sei como fazer pra passar o DB do win pro linux...

    acredito q é preciso fazer algumas configurações no firebird do linux, otra coisa q eu nao sei como fazer...

  5. #5

    Padrão Re: firebird win para linux

    Bem... os bancos são compatíveis, até onde eu imagino. A única coisa que diferencia são alguns aspectos diferentes entre os dois sistemas operacionais, como caminhos, etc etc etc.

    Uma dica: Pegue o arquivo de configuração do Firebird no servidor Microsoft Windows atual e ajuste-o para o GNU/Linux.

    Os bancos de dados são os arquivos *.fdb ou *.gdb (Agora eu não estou lembrado), mas eu acho que assim como no MySQL, existem ferramentas de replicação para o banco.

    Faça alguns testes baseando-se nisso.


    Um abraço!

  6. #6
    leandroapbatista
    Visitante

    Padrão Re: firebird win para linux

    Olá, xstefanox...

    Se você instalou o firebird com sucesso e realizou os testes com sucesso, apenas o que falta é se PRECISAR criar um ALIAS no diretorio de instalação do Firebird tem um arquivo ALIASES.CONF onde você vai escrever por exemplo:
    BANCOTESTE = /DB/BancoDeTestes.fdb

    e quando o programa for conectar utiliza no parametro SERVER o nome ou ip do servidor
    no parametro PATH o caminho do banco no linux "Ex: /DB/BancoDeTestes.fdb" ou o alias criado PATH = BANCOTESTE.

    Pergunta para os desenvolvedores se eles utilizaram alguma UDF e qual UDF, pois se utilizaram você vai precisar da biblioteca no servidor linux.

    AH! Não esqueça de criar os scripts para o backup dos bancos de dados, eu uso um script com comando "cp" mesmo, copio para outra estação na rede montando um smbfs.

    PS: O DIRETORIO DOS BANCOS DE DADOS NÃO PRECISAM ESTAR COMPARTILHADOS NO SAMBA!
    ATENÇÃO, ISSO IMPLICA EM SEGURANÇA!

    Espero ter ajudado.

    Abraço