+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Energia - Noobreaks - Baterias

    Espero que neste tópico venhamos esclarecer dúvidas sobre uma coisa que parece simples mas na verdade não é tão simples assim, é simples se levarmos tudo certinho, e podem ter certeza, parte de energia, noobreak e baterias, são 50% dos problemas que temos em bases, e transmissores de sinais.

    Uso muito aquele noobreak da SMS de 1.4 kva, pois tenho os que possue entrada para bateria externa e também os que só usam a bateria interna, ai vai minhas perguntas e dúvidas:

    1- Qual o tempo estimado de duração de um noobreak desses, somente com a bateria interna?. E qual o tempo estimado de duração com a bateria interna e externa?

    2- Independente do tipo de baterias (externa ou interna), quando se acaba a energia, o aparelho está segurando a mesma, antes mesmo do aparelho se desligar por completo, a energia volta e o aparelho começa funcionar normalmente, precisa de dias ligados na energia para que essas baterias se recarreguem novamente? como se fosse uma "carga lenta"? Ou essa bateria está pronta para outra queda de energia?

    3- Geralmente esses noobreaks são revisados de quanto em quanto tempo?

    4- Vocês tem mais ou menos o numero de rádios ou máquinas que são ligados em cada nobreak de 1.4kva por exemplo?


    Espero que venhamos esclarecemos dúvidas frequêntes nessa parte que não parece muito importante, mas é realmente muito importante. Aguardo resposta. Abraço a todos.

    Fábio Napolitano
    vulgo "opala"

  2. #2

    Padrão Re: Energia - Noobreaks - Baterias

    cara...

    pra vc saber o que seria ideal para sua aplicação, é saber q quantidade total de VA ou Watts que seus equipamentos consomem.

    um exemplo bem prático e sem levar em conta fatores diversos:
    vc tem um equipamento X que consome 100W e um no-break de 1000W, caso caia a energia o seu no-break suportará o equipamento por 1 hora mais ou menos.

    vc pode ter uma boa referência para saber como calcular a quantidade de Watts e de KVA nos endereços a seguir:
    http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=63150
    http://www.clubedohardware.com.br/duvidas/54#967

    valeu
    []'s

  3. #3

    Padrão Re: Energia - Noobreaks - Baterias

    Quanto ao tempo de vida útil, o melhor é entrar em contato com o fabricante , isto se não vier nehuma informação no manual.

    Ab, Duca :-)

  4. #4

    Padrão Re: Energia - Noobreaks - Baterias

    e ae opala..

    chegou a alguma conclusão?

    valeu

  5. #5

    Padrão Re: Energia - Noobreaks - Baterias

    Resposta 1- se vc estiver usando a quantidade maxima permitida pelo fabricante ou seja 1.4 Kva o tempo medio é de 20 min com a bateria interna, se vc colocar mais duas baterias externas ira +- 1h.
    Resposta 2- Quando acaba a energia as baterias comecao a ser usadas e automaticamente descarregadas....se vc tiver duas baterias externas de 55A ira demorar em media 3hs pra recarregar por completo..se vc usar baterias de 150A vc tera uma altonomia maior porem vai demorar umas 6 horas pra recarregar por completo.
    Resposta 3- Seria bom vc revisar em 3 em 3 meses, conferir cooler, limpeza interna, regulagem das voltagens de entrada e saida, se as baterias estao boas(mas procure uma assistencia especializada pra fazer por vc)
    Resposta 4- Esse valor exato seria bom vc procurar o fabricante..ou entrar no site da SMS que lá vc pode colocar todos os seus equipamentos que ele retorna com a quantidade em Kva que vc precisa usar.

    Obs:. todas as minha resposta esta baseada em uma estimativa...pra vc ter um valo real e seguro vc teria que passar maisores informacoes como: potencia, amperagem, voltagem de cada aparelhor pra que eu possa fazer os calculos pra vc....

    Abracos


  6. #6
    luiscpr
    Visitante

    Padrão Re: Energia - Noobreaks - Baterias

    O manual do SMS1400bi indica uma bateria externa maxima de 80ah.
    O que acontece se conectar-mos uma bateria com amperagem maior que essa ?

    Na minha visão, a bateria é apenas um "acumulador", ou seja, a "potencia" ou capacidade de carga dela não "forçaria" o nobreak, pois a bateria fornece apenas o que lhe é solicitado....

  7. #7

    Padrão Re: Energia - Noobreaks - Baterias

    se colocar uma bataria com mais corrente (A - Amperes) que o valor máximo permitido pelo equipamento, pode-se ter problemas, ou até mesmo queima do equipamento...

    pense da seguinte forma:

    vc tem um circuito com um fusível de 10A, se vc colocar um equipamento de 8A na ponta, estará trabalhando com folga, se colocar um de 10A estará trabalhando no limite, se por um de 12A queimará o fusível...

    da mesma forma trabalha o nobreak, ele terá problemas na hora de carregar a bateria...

  8. #8
    luiscpr
    Visitante

    Padrão Re: Energia - Noobreaks - Baterias

    Senhores, minha duvida permanece...
    Observe, não questiono a carga instalada (amperagem de todos os equipamentos ligados ao nobreak), mas sim a carga do banco de baterias (no caso uma unica)

    Veja só, para mim, que não sou eletricista, engenheiro, eletrotécnico ou algo assim....

    Eu penso que o problema poderia ocorrer durante a carga da bateria, se, e somente se, o nobreak tenha algum tipo de "sensibilidade" quanto à bateria, pois ele teria que aumentar a corrente enviada à bateria para carregala.
    Supondo que isso não ocorra, o que mudaria seria o tempo para carrega-la, pois a corrente enviada seria a mesma, mas o acumulador (bateria) teria mais"espaço", logo demoraria mais para obter a mesma carga.

    No caso de falta de energia, e conseguentemente, utilização da bateria, eu penso que é o nobreak que "puxa" a carga d bateria, e não a bateria que joga a carga para o nobreak.

    Veja só, não estou questionando a carga instalada (equipamentos ligados ao nobeak), mas sim a amperagem da bateria acoplada ao mesmo....

  9. #9

    Padrão Re: Energia - Noobreaks - Baterias

    Pode ocorrer de ele nao conseguir dar carga total na bateria!

  10. #10

    Padrão Re: Energia - Noobreaks - Baterias

    pessoal...

    errei na ultima resposta e peço desculpas...

    pra responder agora consultei um amigo q é profissional em eletrônica e nobreak..

    se colocar uma bateria de mais amperagem do q o expecificado não acontecerá nada com o nobreak, apenas vai demorar mais pra carregar, mas consequentemente ele vai aguentar mais qdo faltar energia...

    a expecificação que vem de bateria de xA refere-se ao tempo que ele irá demorar pra carregar, se colocar uma bateria de x+1A irá sair do tempo informado no equipamento, mas não haverá problemas...

    valeu
    []'s

  11. #11
    luiscpr
    Visitante

    Padrão Re: Energia - Noobreaks - Baterias

    Fiz este meu questionamento com o fabricante do no-break.
    Na realidade, a amperagem da bateria ´irrelevante.

    O uqesito a ser considerado é a temperatura maxima do inversor, que passa a funcionar quando da ausencia de Energia eletrica.

    No caso especifico, o no-break (especificamente o inversor) tem proteção contra sobreaquecimento, o que faz com que ele se desligue quando a temperatura atingir certo limite, ou seja, a carga da bateria não será totalmente utilizada.

  12. #12

    Padrão Re: Energia - Noobreaks - Baterias

    Esse aquecimento apenas se dará se vc tiver consumo alem do especificado no nobreak, ou seja se ele é para 600Va, vc nao podera ter um consumo de 700Va, pois nesse caso havera um aquecimento.