+ Responder ao Tópico



  1. #1
    buribai
    Visitante

    Padrão Como valorizar o profissinal de informatica ?

    Pessoal,

    abri esse topico pois tenho que desabafar !!!!

    Queria discutir com vc's o porque do profissional de informatica ser tão desvalorizado, e quais soluções devemos tomar para resolvermos esse terrivel problema ...

    Vejo que a cada dia que passa, as coisas de nossa area vem ficando cada vez mais faceis, tudo mastigado ... daqui uns dias qualquer um, com um minimo conhecimento,vai por um servidor linux no ar !!!! Qual o futuro disso !!! Se continuar assim ... vamos viver de q ?
    Se vc decide ser um profissional de informatica .. vc tá fudido !!! Porque daqui uns dias, não havera a necessidade !!! E não tendo a necessidade, ou a mesma ser singela ... vc não tem valor !!!!
    Na informatica em geral, se vê muita evolução ... mas toda essa evolução tem que ser programada, controlada por nos... temos que nos unir e ditar as nossas regras ...
    O linux que tanto amamos ... está indo para um lado windows, ou seja, facil d+ !! Pra desktop, tudo bem .. blz !!! Mas pra server !! Pra server naum. Na minha opinião o profissional windows é muito desprezado ... a comunidade linux .. tem que abrir o olho !!!
    Eu não quero ter estudado varios e varios anos .. pra não ter retorno .. quero valorização !!! Ter gastado uma fortuna com cursos, etc ... pra poder ganhar pouco !!! Uma coisa é fato ... hoje todos dependem da informatica ... então porque os profissionais que só geram lucros para a empresa, muitas vezes são tratados como um gasto e não como um investimento !!
    Temos que dar um jeito de acabar com os ditos "prostitutos da nossa profissão" que são aqueles que topam trabalhar por mixaria !!! Temos que nos unir ... de verdade !!!

    Pensem nisso !!!! Comentem isso !!! E pelo amor de Deus, vamos fazer algo !!!

  2. #2

    Padrão Re: Como valorizar o profissinal de informatica ?

    Cara, a questão de estar muito "fácil" é uma evolução invevitável. Com um numero enorme de desenvolvedores querendo facilitar as coisas pro usuário final. A questão que o que separa esses que só fazem clique->clique->pronto é o conhecimento, a capacidade de resolver problemas e de lidar com situações complexas, onde alguém que simplesmente segue interfaces desenhadas para facilitar não consegue.
    Evolução benéfica e inegável, mas o que voce parece propor é uma espécie de "reserva de mercado" que me parece bastante ilógica. Alguns setores profissionais podem propor reservas de mercado, utilizando lobby de sindicatos, associações e etc, porém o mercado da informática é muito amplo, onde temos pessoas de diversas áreas trabalhando (isto já foi discutido no fórum antes) e não necessáriamente uma regulamentação da profissão pode alterar o quadro. As profissões de Informática (ou TI, como é chique chamar hoje) são muito novas, e o mercado se altera muito rápidamente, de forma que qualquer tentativa de barraro crescimento do mercado artificialmente parece algo muito perigoso. E afinal de contas, quantos de nós, assiduos frequentadores do underlinux não começamos a configurar máuinas por meio de interfaces simplificadas? quantos não o fazem até hoje? e quantos sabem escrever um módulo para o Kernel Linux? Evitar que novos profissionais entrem no mercado por MEDO da concorrência é uma atitude pouco saudável. Talvez tão pouco saudável quanto matar todos os meninos recém-nascidos temendo que um deles possa lhe destronar...

  3. #3

    Padrão Re: Como valorizar o profissinal de informatica ?

    Bom, particularmente não vejo essa desvalorização toda, pelo contrário, o que vejo são pessoas que estudam um pouco e já acham que devem ganhar de 3 a 5 mil por mês. Quem realmente se esforça e no começo não fica tão preocupado em ganhar e sim em aprender com certeza tem uma vaga garantida em qualquer mercado.
    Quanto as interfaces realmente são boas, mas não fazem tudo, digo isso até mesmo pelo Windows, quantas vezes tivemos que abrir o registro e alterar valores na mão?...isso sem falar dezenas de situações que se tem a interface, mas não se tem a teoria para se configurar um serviço, exemplo disso quantas pessoas sabem configurar bem um DNS?
    Sim nos temos nosso espaço no mercado e pelo que vejo cada vez mais valorizado.
    E antes de qualquer coisa devemos amar o que fazemos.
    Abraços.

  4. #4
    buribai
    Visitante

    Padrão Re: Como valorizar o profissinal de informatica ?

    Perfeito !!!

    Acho que vc's tem razão no q vc's disseram ...

    Mas acho que eu tbem não soube me expressar muito bem !!!!

    Não seria barrar o crescimento de mercado, e tbem não sou contra a concorrencia, pelo contrario. Só acho que a união faz a força !!! Com certeza há mercado pra todos.

    Não sou a favor de pessoas que prostituem a profissão, vendendo seus serviços a preço de banana.

    O que quiz dizer ... é que nós da informatica pensamos muito pouco na nossa propria bandeira, ou seja, pensamos muito pouco em como fazer para sermos mais valorizados a cada dia.

    Deviamos melhorar isso ai !!!!!!

    Já percebeu uma coisa ...
    Pessoas que naum são formadas em informatica são as que possuem a maioria das empresas de T.I., só os donos ganham dinheiro, eles pagam muito pouco para as pessoas que fazem acontecer as coisas tecnologicamente falando !!!


    Abraços

  5. #5
    buribai
    Visitante

    Padrão Re: Como valorizar o profissinal de informatica ?

    A minha luta .. já é um pouco antiga ...

    http://forum.under-linux.org/index.p...c,37766.0.html

    Olhem esse topico !!! Que vc's vão entender o que eu tô falando !!!!


    Att.
    Buribai

  6. #6
    hijack
    Visitante

    Padrão Re: Como valorizar o profissinal de informatica ?

    As informações devem estar todas disponíveis para que qualquer pessoa possa aprender, como em qualquer segmento técnico que existe.
    Porém, todo profissional deve ter seu diferencial.
    Acho que o mínimo que se espera de um profissional hoje, é uma certificação, seja ela LPI, MSCE, CCNE, quanto mais certificações você tiver, melhor.
    Profissionais monoplataforma estão ficando desvalorizados.
    O profissional também deve deixar de ser aquela pessoa totalmente técnica, tem que tem uma boa noção de documentação de processos, e saber lidar com as pessoas, muitas tarefas administrativas exigem dialogo, como por exemplo, convencer a diretoria de sua empresa, a adotar medidas ou liberar verbas. E uma boa documentação é fundamental, as empresas não querer mais o profissional que se faz imprescindível.
    Quanto mais alto for seu cargo, menor será seu envolvimento técnico, porém seu conhecimento deverá ser muito maior e abrangente.
    O profissional de informática deve também deverá ter conhecimentos na parte de telefonia, segurança (física também, como câmeras, smart cards, etc), cabeamento estruturado, hardware, novas tecnologias; deverá ser multiplataforma, saber coordenar uma equipe, lidar com pessoas. Enfim, ser importante, sem fazer coisas para ser imprescindível.
    A informática cresce em todas as empresas, então você pode escolher ser um peão totalmente técnico para sempre, ou ser um cara com jogo de cintura, para mostrar para empresa como a informática pode trazer benefícios.
    Conhecer ERPs, tecnologias de telefonia, conhecimentos nas diversas áreas de atividade da empresa.

    Acho que é isso... :P