Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    nataniel nao de muito detalhes que assim vc vai confundir o dono do topico!

  2. #22

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Citação Postado originalmente por dudubaca
    Amigos...novamente nessecito da ajuda de vcs para determinada duvida. Acabei de receber um link telefonica de 512 k que juntamente com o aluguel do roteador me custara cerca de R$ 1.500,00 mensais. Segundo o gerente comercial que me vendeu esse link seria real, portanto 512 kbps de download e upload. Ápós a instalação e configuração do roteador eis a surpresa. Fui louco fazer um teste de conexão e os resultados: 512 de navegação e 64 de download. Dai o problema, oque eu faço agora? É isso msm? Os links costamam ser não reais?
    Desde ja agradeço a atenção dispensada e até +!!!
    Sim.. e isto mesmo, vc tem 512 kbps de link isto dividido por 8 vai dar exato 64kb lembrando que 8 bits equivale a 1 byte.


  3. #23

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Citação Postado originalmente por Pirigoso
    nataniel nao de muito detalhes que assim vc vai confundir o dono do topico!
    BAH!

    Agora tu esculachou com ele... hahahahaha... :P

  4. #24
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Obrigado nataniel pelas explicações, foram muitos satisfatorias... Agora quantos clientes possiveis consiguiria atender, com uma velocidade razoavel com esse link de 512 k?

    valew e até +!!!

  5. #25
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    ah... e só para sitar...naum seria ignorancia de minha parte, sei e entendo todo o esquema de bits e byte, acontece que meu saudoso gerente comercial disse que esse link seria full, e eu conseguiria fazer down e up a 512 k ok?
    Na realidade fui enganado + fazer oque né, contrato por 2 anos ainda.
    Abraços e até +!!!

  6. #26

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Caro colega, se vc foi enganado, tem algum orçamento em que ele informa que seria 512 KB/s ao invéz de 512Kbits/s? Se tiveres vá ao procon.
    Mas do mais acredito que ele tenha dito que full seria com CIR de 512kbits, ou seja, garantia total da banda contratada, o que não ocorre em links comuns de rádio e ADSL onde a banda pode variar e muito.

    Nesse link com um cache bem configurado em uma máquina robusta, limitando banda com delay pools, eu colocaria até uns 50 clientes, mas lembre-se tudo depende, se os clientes navegarem muito ou fizerem muitos downloads pesa muito sua banda.
    Uma alternativa tb é colocar downloads em classes separadas, limitando ainda mais a banda para este tipo de tráfego, ou seja, navega a 128k, mas se for fazer download faz a 64.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço!

  7. #27
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Ótimo neto!!! Justamente é isso que estva pensando...pagava de um link de 512 500R$, mudei para a telefonica achando que teria esses 512 full e hoje pago R$ 1.500,00 pelo mesmo serviço que tinha por R$ 500,00. Dificil né. O pior que é um link via par metalico da telefonica. E agora hein? Sei la oque faço

  8. #28

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Citação Postado originalmente por netosdr
    Uma alternativa tb é colocar downloads em classes separadas, limitando ainda mais a banda para este tipo de tráfego, ou seja, navega a 128k, mas se for fazer download faz a 64.
    Como vc faz isso?pode explicar melhor?

  9. #29

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Como vc faz isso?pode explicar melhor?
    01) No squid, crie uma ACL para especificar as extensões do download:
    acl download urlpath_regex -i .mp3$ .rar$ .zip$ .avi$

    02) Crie um controle de banda com delay pools e crie uma classe separada para agrupar os downloads:
    delay_class 2 2
    delay_parameters 2 25600/25600 8000/8000
    delay_access 2 allow download

    Isso dará permissão de downloads a 8Kb/s por cliente (64kbit/s) sendo no total 25KB/s.

    Obs: lembre de criar a outra classe de navegação com banda maior.

    Um abraço!

  10. #30

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Nobres colegas!
    Vamos partir do básico para entendimento do avançado!
    1 Byte = 8 bits
    Daí se resolve a dúvida do colega sobre a questão 512 x 64! O download do windows é medido em Bytes e nao em bits, a taxa de navegação normalmente é medida em bits.
    Então quando observarem nomenclaturas com a letra "b" minuscula significa que a medida é em bits e em nomenclaturas com a letra "B" maiuscula significa que a medida é em Bytes.
    Ou seja, o mercado das teles (ADSL) para tornar o "numero" mais bonito pra vender determinou que os produtos para usuário final seriam vendidos em kbps....
    As diferenças de um link dedicado de 512Kbps que custa + de R$ 1.000,00 e um link ADSL de 512kbps é a estabilidade, acesso direto aos backbones (menor caminho para se chegar aos destinos), IP dedicado e outros detalhes técnicos que não vou esplanar aqui.
    Conheço provedores que selecionaram os clientes, deixando de lado os heavy users, e estes provedores utilizam ADSL residencial de 1 mega!
    Conclusão o grande X da questão Tamanho do Link X Quantidade de clientes é sua equipe de vendas, avaliação técnica e monitoramento de consumo de banda. Pois cada caso é um caso diferente.
    Provedor de internet hj é um negócio que só dá dinheiro se for avaliado atentamente esse quesito do controle de banda, perfil de usuário e custo operacional baixo.
    No nosso provedor conseguimos a taxa de 12 clientes a cada 75KB de banda, isso tudo é o milagre da nossa equipe, usuários satisfeitos e pra ter uma ideia qdo nosso usuário está online não há consumo de banda excedente a 4KB. :wink:
    :-D Boa sorte a todos.
    Slag

  11. #31

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    PS: Entendemos "apenas" online somente os serviços web do windows (XP por exemplo), estando conectados sem, contudo, utilizar ativamente serviços web (navegação, chat, voip, etc...).

  12. #32
    Leo_MultTech
    Visitante

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Boa tarde!
    Se voce conseguir fazer o esquema como nosso amigo EUROPANET disse, vai ficar bacana.
    Mas para 1MB de link e clientes com 256kbps te falo 60 clientes em média.

  13. #33

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Esse tópico foi tudo de bom.

    Aqui no estado trabalhamos muito com o Frame Relay da Embratel de 256, 512 e 1024..

    Esse de 512 consigo fazer um download em 60k certo ? é o que eu vejo aqui..
    Mas no caso do frame relay teria que dividir por 8 ou por 10..

    512/8 = 64kbits/s é isso.

    Eu vendendo acesso á 128k para meus clientes conseguriria então atender uma média de 50 user "normais" ??

    Abraços


  14. #34

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    01) 512/8 = 64kbits/s é isso.
    R: Não
    8 bits = 1 byte
    512kbit/s = 64 KB/s

    02) Eu vendendo acesso á 128k para meus clientes conseguriria então atender uma média de 50 user "normais" ??
    R: Isso vai depender de muitos fatores.

    Como vários colegas já comentaram, isso varia de caso para caso.
    Particularmente, eu colocaria uns 30 ou 40 usuários, com cache de objetos.

    Um abraço!

  15. #35

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Citação Postado originalmente por netosdr
    01) 512/8 = 64kbits/s é isso.
    R: Não
    8 bits = 1 byte
    512kbit/s = 64 KB/s

    02) Eu vendendo acesso á 128k para meus clientes conseguriria então atender uma média de 50 user "normais" ??
    R: Isso vai depender de muitos fatores.

    Como vários colegas já comentaram, isso varia de caso para caso.
    Particularmente, eu colocaria uns 30 ou 40 usuários, com cache de objetos.

    Um abraço!
    Opa amigo,

    01) 512/8 = 64kbits/s é isso. (Me expressei mau.. era para ser KB/s) mas obrigado pela correção.

    Pretendo sim, filtra somente usuários, de preferência usuários de navegação, msn e uso "comum" de internet, para atender melhor por enquanto, utilizando este frame relay que na verdade penso assim :

    Meu link é de 512Kbits/s (Frame Relay) Logo ele representa 64KB/s .
    Venderei por exemplo planos de 128Kbits/s = 16KB/s correto ?
    40 usuários usando ao máximo dá 40 x 16KB/S = 640KB/s (em bits seria 5120Kbits/s)
    Entretanto, se desses 40, 5 iniciarem um download por exemplo á 16KB/s = 80KB/s e minha banda já foi pro saco, então dividiria minha capacidade máxima (64KB/s) por 5 = 12,8 KB/s... eu estaria a baixo no vendido, mas já ouvi falar aí que tem a tal banda garantida que tem gente que garante 30%, ADSL garante 10%.. o que me dizem ?

    Pela teoria, o pessoal navegando e utilizando em média 10kb/s eu teria no máximo 6 online utilizando a banda total ? É essa conta, ou será que é dificil todos usarem ao mesmo tempo ?

    Se eu garantir 20% do que vendo seria isso:
    20% de 128Kbits = 25.6Kbits ou seja 3,2KB/S (Modem discado !??!?), mesmo assim daria no máximo 20 clientes ao mesmo tempo usando o CIR de 20% !!

    Tenso, penso eu que mesmo com o cache, um servidor bom, cacheando arquivos grandes também.. esse link não daria, teria que ser pelo menos o link de 1mBITS que seria igual á 128KB/S.

    Eu fiz esse texto grande e detalhando, pois os amigos que podem ter dúvidas e não sabem expressar, serve pra todo mundo !

    Resumindo. Os link da Embratel Frame Relay de 512Kbits = 64 KB/S
    Um link DIRECT ou seja FULL que eles vendem desde 64KB/S é dedicado também porém vendido na velocidade em KB/S, portanto o ideal seria que eu comprasse um LINK de 512KB/S certo ? daí seria um link "verdadeiro" ?


    Abraços e agora eu finalmente entendi !

    Abraços

  16. #36

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Eae Alam,

    Os links em Kbit/s tb são verdadeiros, porém a velocidade da internet no Brasil ainda anda a passo de tartaruga, sem comparação com o exterior em que um link de 4 MB/s custa US$ 35,00. Um link de tal velocidade aqui (sem limites de uso) custaria algo em torno de 300,00 ou mais (não faço nem idéia).

    Pense tb que dos clientes que vc tem (se eles forem mais residenciais) o uso será de 20 a 30% simultâneos, ou seja, com 30 clientes, no máximo 10 vão usar ao mesmo tempo.

    Lembre-se tb que, usando cache de objetos, vc economiza de 30 a 40% de banda consumida.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço!

  17. #37

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Citação Postado originalmente por netosdr
    Eae Alam,

    Os links em Kbit/s tb são verdadeiros, porém a velocidade da internet no Brasil ainda anda a passo de tartaruga, sem comparação com o exterior em que um link de 4 MB/s custa US$ 35,00. Um link de tal velocidade aqui (sem limites de uso) custaria algo em torno de 300,00 ou mais (não faço nem idéia).

    Pense tb que dos clientes que vc tem (se eles forem mais residenciais) o uso será de 20 a 30% simultâneos, ou seja, com 30 clientes, no máximo 10 vão usar ao mesmo tempo.

    Lembre-se tb que, usando cache de objetos, vc economiza de 30 a 40% de banda consumida.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço!
    Ajudou sim.. vlw.. dei 1 ponto de karma pra vc

    Abraços

  18. #38

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Valeu garoto,

    Um abraço!