Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Olá Amigos!!!
    É o seguinte, vou contratar um link da "telefonica" de 1 MB, no valor de 2400 R$ mensais junto com o roteador. Farei a seguinte modalidade de acesso, 10 clientes para cada 256 KBPS, ou seja 10 clientes para 32 Kb de download. Portanto na teoria posso fazer o seguinte calculo pelo numero de clientes que suportaria com esse link:

    1024 X 8 / 256 X 10 = 320

    Portanto conseguiria um numero de 320 usuario conectados simultaneos?
    É isso mesmo?

    Grato pela Ajuda, obrigado e até +!!!

  2. #2
    itamarjp
    Visitante

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    vc faz milagre nos seus calculos hein ?

  3. #3

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    O loko, onde vc achou essa formula?

  4. #4

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Voce consegue colocar uns 80 clientes no maximo com esse link!

  5. #5

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Cara, se você usar um squid redondinho e limitar a banda em 128k, acredito que conseguirá de 80 a 100 clientes.

  6. #6

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Concordo com os colegas:

    01) 1024 Kbps é 1024 e pronto
    02) Se vc vende acesso para os clientes, cerca de 30 a 50% somente vai estar usando-o ao mesmo tempo.
    03) Coloque um cache (recomendo o squid) com um cache bem grande, num máquina com muita memória para gerenciar os acessos
    04) No squid faça o controle de banda por delay pools.
    05) Faça cache de objetos grandes, com até uns 30 ou 50 MB, pois quandos os usuários forem copiar vai buscar do cache (Ex: MSN todos querem copiar quando sai uma nova versão).

    Espero ter ajudado.

    Um abraço!

  7. #7

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Meu caro, isso é altamente relativo, poís, isso vai mt dos seus clientes, vc tem que selecionar, evitar os que ficam o dia todo fazendo downloads, eu recomendo visar mais empresas, escritorios de medio porte, e clientes residenciais que trabalham o dia todo intendeu, vc tb pode estar usando proxy no caso o squid pode chegar a 80% de redução do uso do link fazendo cache dos sites ja visitados, espero ter ajudado!

  8. #8

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Citação Postado originalmente por achiodi
    Voce consegue colocar uns 80 clientes no maximo com esse link!
    concordo com o amigo no maximo 80 usuarios isso a 128kbps e se o pessoal for usuario normal pois se tiver um downloadmaniacos ai vc esta frito mesmo pois uns 15 eh o suficiente pra detonar este 1 mb...

  9. #9

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Concordo com os amigos que citaram uma media de 80...90 clientes em cima desse link. Tenho um link de 1 mb dedicado BrT com 96 clientes barrados em 200K e squid com 40Gb de cache e esta esguelado o link...ja estou correndo pra fazer up desse link...

  10. #10
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Realmente amigos se fosse limitar cada user a 128 kbps naum teria muitos user simultaneos, + ja que em meia os usuarios ativos não passam de 30 % vou fazer grupo de 256kbps e dividir entre 10 usuarios, com htb a medida que os usuarios prescisam, dividem a banda igualmente entre si. Então a velocidade media ficaria em torno de 80 kbps...E com esse esquema creio que consiguirei muitos usuarios cadastrados.
    Na realidade qual seria o calculo ideal em relação a link X usuarios?

  11. #11

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Citação Postado originalmente por dudubaca
    Realmente amigos se fosse limitar cada user a 128 kbps naum teria muitos user simultaneos, + ja que em meia os usuarios ativos não passam de 30 % vou fazer grupo de 256kbps e dividir entre 10 usuarios, com htb a medida que os usuarios prescisam, dividem a banda igualmente entre si. Então a velocidade media ficaria em torno de 80 kbps...E com esse esquema creio que consiguirei muitos usuarios cadastrados.
    Na realidade qual seria o calculo ideal em relação a link X usuarios?
    dudubaca,

    Tu já tentou navegar a internet, conectado como cliente, com uma velocidade média de 80 kbps?

    O MSN Messenger chega a consumir 12 kbps da sua banda. Se você abrir o Skype ele consome entre 8 e 12 kbps também. Só nestes dois itens (inuteis) tu consumiu pelo menos 25% da banda média disponível.

    Considere ainda que o cliente vai tentar fazer um download e ainda navegar... Tudo ao mesmo tempo... hahahaha... Tu vai ouvir muita reclamação.

    Minha indicação:

    1 Mbps + Cache + QoS + 128k (individual) = 100 clientes

    O QoS fará todo o serviço de limitação de tráfego inútil passando pelo provedor (mas não o que sai do cliente). O resto é conscientizar os seus clientes que seu foco não será HeavyUsers, que você dá preferência para WEB, VoIP e sistemas de interação...

  12. #12

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    A minha conta aqui é diferente: 1024 x 10 / 128 = 80 (link x clientes simultaneos / velocidade nominal = ideal de clientes......... mas como os amigos ja disseram tem q verificar o perfil de seus clientes: o horaio de pico, quem usa mais se é comercial ou residencial..etc

  13. #13

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Citação Postado originalmente por maxtex
    A minha conta aqui é diferente: 1024 x 10 / 128 = 80 (link x clientes simultaneos / velocidade nominal = ideal de clientes......... mas como os amigos ja disseram tem q verificar o perfil de seus clientes: o horaio de pico, quem usa mais se é comercial ou residencial..etc
    Quer dizer que quanto mais clientes simultâneos tiver, mais clientes vc pode ter no link?

  14. #14

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    netosdr,

    Acho que o maxtex se equivocou. O label para o campo seria "clientes compartilhando a mesma regra de banda"... Se for o contrário aí sim o maxtex virou o mago da banda...

  15. #15
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Amigos...novamente nessecito da ajuda de vcs para determinada duvida. Acabei de receber um link telefonica de 512 k que juntamente com o aluguel do roteador me custara cerca de R$ 1.500,00 mensais. Segundo o gerente comercial que me vendeu esse link seria real, portanto 512 kbps de download e upload. Ápós a instalação e configuração do roteador eis a surpresa. Fui louco fazer um teste de conexão e os resultados: 512 de navegação e 64 de download. Dai o problema, oque eu faço agora? É isso msm? Os links costamam ser não reais?
    Desde ja agradeço a atenção dispensada e até +!!!

  16. #16

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    512 Kbits / 8 = 64KB/s.

    O que tem de errado?

  17. #17
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Neto, tem de errado o seguinte: me vanderam um link de 512 Kbyte, um link full, onde teria a possibilidade de fazer download a 512 kbps por segundo, e navegar 8 x + rapido que isso...Se for pra ficar a 64 de down contrato um speed por um valor de R$ 1.200,00 a menos. É isso msm? o link da embratel naum é full?

  18. #18

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    meu amigo a conta e facil

    Link dedicado

    KBPS/8
    256 = 32

    Link ADSL/IPTURBO
    KBPS/10
    256 = 25,6
    320 = 32

  19. #19

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    dudu,

    Eita meu amigo... Repare no seguite:

    512 kbps
    512 kilo bits por segundo

    64 kB/s
    64 kilo bytes por segundo
    São grandezas diferentes... Para que você transforme bits em bytes você deve dividir por 8 (1 byte = 8 bits)...

    Sua velocidade de download está perfeita...

  20. #20

    Padrão Re: Link 1 MB X Quantidade de Clientes

    Citação Postado originalmente por Pirigoso
    meu amigo a conta e facil

    Link dedicado

    KBPS/8
    256 = 32

    Link ADSL/IPTURBO
    KBPS/10
    256 = 25,6
    320 = 32
    Pirigoso,

    Vou fazer uma ressalva aqui...

    Quando tratamos de link de dados FULL estamos normalmente falando de conexões PPP e estas conexões não têm bit de paridade, ou seja, elas conseguem mandar os dados sem precisar de banda para o controle.

    Quando tratamos de link de dados LITE (aqueles com garantia de X% do link ou CIR) normalmente eles são Frame-Relay que usam 1 bit para o controle do tráfego, reduzindo uma parcela insignificante do link.

    Já nos linlks ADSL são usados dois bits de paridade para o controle do download e do upload e POR esse motivo o divisor de BITS para BYTES em ADSL (bem como em redes wireless) é 10 e não 8...

    Além disso ADSL têm controle de portas, controle de conexões TCP simultaneas e ainda não garante, muitas vezes, nem 10% dessa velocidade contratada.