+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurar acesso remoto ??? Ajuda

    Ola colaboradores do forum.

    Pessoal estou precisando instalar acesso remoto em 2 maquinas minhas linux que ficam e são firewall na filial. Ja utilizo o radmim par acessar as estações internas de cada filial mas esta semana tinh que acessar o firewall que deu problema.
    Meus servidores é somente modo shell , não utilizo grafico e estou precisando instalar e configurar um acsso remoto , para eu poder acessar meus firewall, Red-Hat 9

    Alguem me da uma ajuda , utilizo o ssh ??? é simples configuração ?
    Me passam algum link que tenha configuraçao ou exemplos por favor.

    Rodrigo Mezetti
    Cuiabá MT

  2. #2

    Padrão Re: Configurar acesso remoto ??? Ajuda

    cara..

    no servidor vc vai utilizar o sshd..

    depois que vc instala ele está praticamente configurado e pronto para uso

    por questões de segurança, é bom criar um usuário pra se conectar ao servidor por ssh e desabilitar o login como root, para isso vc precisa entrar no arquivo de configuração /etc/ssh/sshd_config e na opção "PermitRootLogin" deixar =no..

    vc pode também especificar outra porta, não deixar a padrão, assim evita tentiva de acesso por brute force...

    se vc for acessar via windows, use o putty...

    valeu
    []'s

  3. #3

    Padrão Re: Configurar acesso remoto ??? Ajuda

    ahh..

    otra coisa...

    quando vc tiver dúvidas pode também perguntar ao oráculo...

    valeu
    []'s

  4. #4

    Padrão Re: Configurar acesso remoto ??? Ajuda

    Citação Postado originalmente por rodrigomezetti
    Ola colaboradores do forum.

    Pessoal estou precisando instalar acesso remoto em 2 maquinas minhas linux que ficam e são firewall na filial. Ja utilizo o radmim par acessar as estações internas de cada filial mas esta semana tinh que acessar o firewall que deu problema.
    Meus servidores é somente modo shell , não utilizo grafico e estou precisando instalar e configurar um acsso remoto , para eu poder acessar meus firewall, Red-Hat 9

    Alguem me da uma ajuda , utilizo o ssh ??? é simples configuração ?
    Me passam algum link que tenha configuraçao ou exemplos por favor.

    Rodrigo Mezetti
    Cuiabá MT
    Amigao, como disse o lucianogf, seus problemas vao acabar quando vc começar a utilizar o acesso via SSH. Mas vc tem que sempre focar a segurança da informaçao, entao vou passar umas dicas pra vc:
    1 - Após instalaçao, vá no /etc/ssh/sshd_config e mude a porta padrao do ssh
    2 - no mesmo arquivo de configuraçao deixe a opçao PermitRootLogin setada com a opçao no
    3 - no mesmo arquivo de configuraçao, na linha abaixo à linha onde está mostrando a porta do ssh, escreva o seguinte: AllowUsers usuario-que-fará-o-acesso-ssh ( com essa regra vc está permitindo que somente um usuário possa acessar, e claro, que nao seje o root )
    4 - Dá pra vc ir no seu firewall tb e colocar essa regra:

    iptables -A INPUT -p tcp -s IPCONFIAVEL --dport 22 -j ACCEPT
    iptables -A INPUT -p tcp -i eth1 --dport 22 -j REJECT

    com essa regra vc permite acesso SSH somente pra esse ip confiável. O resto tá bloqueado.

    Espero q isso ajude.

    t+

  5. #5

    Padrão Re: Configurar acesso remoto ??? Ajuda

    Meus amigos , belezinha configurei e ta funcionando , porem tenho uam duvida.
    Eu criei um usuario pelo comando adduser teste por exemplo e fiz o acesso ao ssh tudo belezinha, só que não tenho permissão para editar arquivos , executar scripts.
    como faço para liberar isto para o usuario que criei?

  6. #6

    Padrão Re: Configurar acesso remoto ??? Ajuda

    vc pode usar o comando "sudo" (para isso é preciso adicionar o usuário no arquivo de configuração do sudo), ou vc pode usar o comando "su -" após vc efetuar o login, assim vc fica logado como root...

    sugiro colocar outro nome em vez de "teste" para o usuário, a maioria dos ataques de brute force tem usuário teste embutido..

    valeu

  7. #7

    Padrão Re: Configurar acesso remoto ??? Ajuda

    Beleza pessoal.

    funcionou belezinha, implementei umas regras no firewall para. O ssh ta 100 %
    Muito obrigado a todos..


  8. #8

    Padrão Re: Configurar acesso remoto ??? Ajuda

    qualquer coisa é só perguntar..

    valeu
    []'s

  9. #9

    Padrão Re: Configurar acesso remoto ??? Ajuda

    Citação Postado originalmente por rodrigomezetti
    Beleza pessoal.

    funcionou belezinha, implementei umas regras no firewall para. O ssh ta 100 %
    Muito obrigado a todos..

    Blza kra, estamos aqui pra ajudar... .qualquer coisa dá uma chamada ae