+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criar rotas no Debian

    Gente é o seguinte eu tenho um servidor de dados que esta dentro de minha rede interna, ou seja passa pelo meu servidor Debian de internet antes de chegar a internet, e tenho outro servidor que vai ser um servidor online de notas, que ficará em um outro ip valido, bem os dois tem o sql instalado e preciso fazer uma relação de confiança para que os dois sincronizem entre si para que as notas que os professores lançarem dentro do servidor que esta na web atualize as notas no servidor interno, passando por dentro do meu servidor debian. Bom me disseram que eu tinha que criar uma rota no debian para o meu servidor interno para que isso funcione, mas não sei bem o que pode ser. Procurei no Google algo sobre isso, achei algumas coisas mas não sei se é bem isso.

    http://www.pop-pr.rnp.br/tiki-index....ndos%20Basicos

  2. #2

    Padrão Re: Criar rotas no Debian

    E aí Junio, beleza?

    Bem... supondo que o seu gateway seja realmente o gateway e o outro servidor de notas online tenha um IP válido, tu não tem que configurar rotas. A pergunta que você tem que fazer é: "Está pingando?"

    O esquema é que como rota default o servidor de dados envia para o gateway e o gateway, por sua vez, encaminha o pacote até o destino. Supondo que os dois IP's válidos na internet estão na mesma rede, provavelmente ele só vai dar mais dois saltos até chegar ao servidor de notas online.

    Bem... então... eu acho que não tem que criar rotas...

    E ah... por que tu não armazena tudo no mesmo servidor de banco de dados?

  3. #3

    Padrão Re: Criar rotas no Debian

    Opa cara tudo bem e vc?

    Nossa esse lance ta me tirando o sono um pouco, o que acontece é que a empresa onde trabalho tem medo que alguem invada o sistema e mude as notas ou cause um dano grave aos dados, mesmo com bkps diários fica meio perigoso colocar esse servidor para fora do meu firewall, uma vez que ele roda Windows XP.

    O que queremos fazer e meio que um espelho fazendo com que o SQL Server do servidor do módulo web atualize diáriamente o SQL Server que está atrás do firewall do meu gateway. Fiz o teste e ele não esta pingando na máquina dentro da minha rede, já a maquina na minha rede pinga nele normalmente.

  4. #4

    Padrão Re: Criar rotas no Debian

    Putz cara... servidor rodando Microsoft Windows XP? Não tem como migrar essa parada não?

    O seu problema é fácil de resolver... até onde eu saiba, as notas não são lançadas todos os dias e as modificações de um dia pro outro não são tão grandes, então você pode fazer a replicação do banco utilizando as ferramentas lá do MySQL ou você pode utilizar as miraculosas técnicas do shell-script para gerar um backup do banco de dados, enviar para o servidor que está no IP inválido e duplicar a base. Isso é fácil de ser feito, mas tem a manha no seu gateway da rede. Tu vai ter que fazer nele o redirecionamento de conexões com destino à porta 3306 no gateway. Fica mais ou menos assim:

    Código :
    # iptables -t nat -A PREROUTING -p TCP --dport 3306 -j DNAT --to 192.168.1.1
    # iptables -t nat -A PREROUTING -p UDP --dport 3306 -j DNAT --to 192.168.1.1

    Lembre-se que isso é apenas uma idéia de como fazer o esquema, o resto pra gente ir bolando a gente vai pensando junto aí, somado claro ao seu empenho!


    Abraços, maninho!


  5. #5

    Padrão Re: Criar rotas no Debian

    Gente para esboçar melhor o que eu estou querendo fazer eu fiz isso aqui:

    A linha vermelha indica o sentido da conexão.
    http://www.facsal.br/junio/rota.gif

    Fazendo assim no gateway.

    Código :
    route add -net 192.168.5.0 netmask 255.255.255.0 gw 192.168.1.3 eth0

    Será que para o unico fluxo que é o de conexão do servidor online com o interno funcionaria?